Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Patrick Antunes
Patrick Antunes
07 Ago, 2018 - 17:05

8 cuidados a ter na Internet

Patrick Antunes

Com hacks, malwares e muitos mais, a Internet pode ser um lugar perigoso. Neste artigo, mostramos-lhe 8 cuidados a ter na Internet.

8 cuidados a ter na Internet

Seja a partir de um smartphone, tablet ou outros dispositivos com conexão à Internet, estamos mais vulneráveis que nunca a ataques cibernéticos. A boa notícia é que com alguns hábitos e cuidados a ter na Internet, podemos minimizar os riscos.

Cuidados a ter na Internet: jogue pelo seguro

cuidados a ter na Internet

1. Criar palavras-passe complexas

Datas de aniversário ou 12345 certamente já não devem ser utilizadas por ninguém, mas ainda há quem utilize palavras-passe próximas disso. Crie passwords únicas e fortes para todas as suas contas mais importantes. E não utilize a mesma chave para todas as suas contas porque basta descobrir o primeiro acesso e todas as restantes estarão em risco.

2. Segurança na Rede

Agora que os logins são mais seguros, certifique-se de que as suas conexões são seguras. Em casa não terá tantos problemas, mas quando passeia ou viaja é provável que se ligue a uma rede pública.

O problema dessas redes é que são, geralmente, inseguras. Talvez deva considerar investir numa Virtual Private Network (VPN) – um software que cria uma conexão segura na Internet para poder conectar-se à vontade em qualquer lugar.

3. Firewall

Mesmo que a sua rede seja segura, deve utilizar uma Firewall. É uma barreira eletrónica que bloqueia acessos não autorizados ao seu computador ou outros dispositivos. Isto inclui também aparelhos da Internet of Things, como termóstatos inteligentes ou webcams.

4. Clique de forma inteligente

Agora que já tratou da sua rede, certifique-se de que não abre a porta da frente ao perigo. Um número alargado de ataques ocorrem através de phishing ou engenharia social.

Isto acontece quando é levado a revelar informações pessoais com objetivos fraudulentos. O tão odiado spam, questionários online, ofertas grátis, são algumas das táticas utilizadas para clicar em links perigosos. Lembre-se: se é bom demais para ser verdade, é porque é mesmo.

5. Partilhe de forma inteligente

Do mesmo modo que deve clicar de forma inteligente, também partilhar da mesma maneira. Não partilhe informações nas redes sociais que podem ser utilizadas contra si por um pirata informático. Essa informação pode até ajudá-lo a descobrir as suas passwords.

6. No mobile

Os nossos smartphones podem correr tanto risco como os nosso portáteis pessoais. O mundo mobile corre outros riscos como aplicações ou links recebidos por mensagem. Faça download das apps apenas em lojas oficiais e veja os comentários a essa aplicação.

7. Mantenha-se atualizado

Certifique-se de que tem todos os seus aparelhos com a última atualização/versão. Permita que os seus dispositivos façam atualizações automáticas para estar sempre com os últimos protocolos de seguranças e patches.

8. Esteja sempre atento

Esteja sempre atento com o que faz online, que websites visita e o que partilha. Faça backups constantemente no caso de algo de errado acontecer. Se estiver prevenido, certamente poupará muitas dores de cabeça no futuro.

O mundo online é hostil e é por isso que há cuidados a ter na Internet. Estas dicas (e outras) podem ajudá-lo a diminuir os riscos.

Veja também