Viviane Soares
Viviane Soares
08 Jul, 2020 - 09:34

O carro ficou parado muito tempo? Saiba os cuidados a ter no desconfinamento

Viviane Soares

A confinamento trouxe mudanças nas rotinas e os carros estiveram parados durante semanas. Se não tem circulado com o automóvel, é importante que siga algumas recomendações.

Carros estacionados em zona residencial

Apesar da poupança de combustível, ter o automóvel imobilizado por um longo período de tempo pode afetar várias componentes do veículo, entre elas, travões, bateria, embraiagem, óleo de motor, sistema de vedação do gás do ar condicionado e pneus.

Assim, para garantir a sua segurança, a correta manutenção do seu automóvel e evitar surpresas desagradáveis, é importante que siga estas recomendações.

5 cuidados se ficou com carro parado durante o confinamento

Homem a circular com o carro numa via rápida
1.

Verifique o prazo do seu seguro automóvel

Enquanto durou o estado de calamidade, houve alguma flexibilidade no que diz respeito ao pagamento dos prémios de seguro, mas este não está desobrigado. É importante, por isso, que esteja atento à data limite de pagamento da apólice para evitar dissabores. Ter um seguro automóvel continua a ser obrigatório por lei, mesmo que o carro não circule em via pública, ou que circule apenas casualmente.

Além disso, se vai continuar em regime total ou parcial de teletrabalho ainda por algumas semanas, é provável que o seu carro circule muito menos do que o habitual. Estando parado, existem sempre riscos de ser danificado, roubado, ser alvo de atos de vandalismo ou até de quebra isolada de vidros, principalmente se o veículo ficar estacionado na rua. Nesses casos, ter um seguro com coberturas mais abrangentes, além da cobertura de Responsabilidade Civil, que é obrigatória, pode ser uma forma de se precaver e poupar.

Usa o seu carro todos os dias, apenas casualmente,
ou está parado?

Não há condutores iguais, por isso o seguro Fidelidade Auto
tem soluções sob medida para o seu perfil.

2.

Faça uma limpeza profunda no interior e exterior

Quer tenha o carro ficado estacionado na rua ou na garagem, importa fazer uma limpeza profunda no interior e exterior do mesmo. No interior, sacuda bens os tapetes, aspire o automóvel e desinfete as superfícies com toalhitas desinfetantes.

No exterior, uma lavagem com cera pode prevenir a degradação da pintura. Caso faça uma lavagem automática, é importante que circule com o carro pelo menos uns 15 minutos antes de o estacionar. Isto serve para se certificar que não vai ficar com água acumulada na suspensão ou no chassi.

3.

Verifique a pressão dos pneus

Os pneus tem tendência a deformar se ficarem muito tempo parados, uma vez que vão perdendo a pressão. Antes de voltar a circular verifique a pressão e as condições gerais dos pneus. Tenha em mente que pneus com achatamento terão de ser trocados por novos, uma despesa nada simpática para a sua carteira. Para evitar a deformação, é recomendado que encha os pneus cerca de 0.5 bar acima do valor habitual.

4.

Tenha atenção ao travão de mão

Se o carro ficou parado mais do que um mês e com o travão de mão engatado, há o risco de as pastilhas dos travões terem ficado coladas aos discos. Por esta razão, e sempre que possível, é preferível deixar o travão de mão desengatado, com a primeira mudança engatada e com objetos pesados a bloquear os pneus. Aproveite para verificar o óleo dos travões.

5.

Se continuar em teletrabalho, circule com o carro

Mesmo com o desconfinamento, muitas pessoas ainda vão continuar em casa, por isso, os carros vão continuar parados ou a circular casualmente. As pequenas deslocações ao supermercado, não são suficientes para assegurar a correta manutenção do seu automóvel. Sabia, por exemplo, que uma viagem de 15 quilómetros a cada duas semanas é o suficiente para recarregar a bateria?

Para evitar uma série de problemas associados ao facto de o veículo estar parado, tente circular com o carro numa via rápida ou auto-estrada pelo menos durante 40 minutos. Com este passeio poderá evitar problemas na embraiagem e acabará por lubrificar vários sistemas e peças, além de regenerar os filtros de partículas dos carros ( isto de tiver um carro a diesel.

é hora de trocar de seguro? conheça as soluções dO SEGURO Fidelidade AUTO​

O seguro Fidelidade Auto oferece um leque de garantias e serviços diversificado que permite personalizar o seu seguro de acordo com as suas necessidades. Além de proteger o seu carro mesmo quando está parado, oferece ainda as seguintes vantagens:

  1. Permite a simulação e contratação online.
  2. Área de Cliente ou App MyFidelidade​: através da sua área de cliente pode aceder a toda a sua informação e fazer a gestão do seu seguro automóvel. Pode consultar a documentação da sua apólice, acompanhar a regularização dos processos de sinistro e pedir assistência Auto no minuto através da App MyFidelidade.
  3. Poupança Auto: um seguro de vida de capitalização que constitui uma solução inovadora para o ajudar a pagar o prémio anual do seu seguro automóvel.​​​​​
  4. Rede de prestadores: pode aceder a uma rede de prestadores ​composta por oficinas convencionadas e espaços Help-a-Car, que facilitam o processo de resolução de um acidente automóvel com danos materiais. As reparações efetuadas nas oficinas convencionadas e nos espaços Help-a-car têm garantia de 2 anos.
  5. Regularização de sinistros: a Fidelidade garante o compromisso da regularização de sinistros em 10 dias úteis, ao contrário dos 32 dias úteis de prazo legal.

Faça a sua pré-simulação
e obtenha um preço para o seu seguro

FIDELIDADE AUTO

Veja também