ebook
           
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Patrocinado por Escola Virtual - Grupo Porto Editora
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
31 Jul, 2022 - 18:12

6 cuidados com as plantas nas férias

Catarina Milheiro

Está a par dos cuidados a ter com plantas nas férias nas férias? Rega, luz ideal, local onde as deixar… Confira as dicas.

O verão chegou e, com ele, surgem as viagens e as escapadinhas longe de casa. Para deixar tudo organizado nesta época é necessário planear algumas tarefas antecipadamente – e uma delas implica estar atento aos cuidados com as plantas nas férias.

A verdade é que, entre deixar a casa arrumada e limpa, verificar se as torneiras estão fechadas, deixar as contas pagas ou arranjar um sítio para deixar o seu animal de estimação, as preocupações são várias. E, normalmente, acabamos por nos esquecer das nossas plantas que também precisam de atenção.

Mas afinal, o que devemos fazer com as plantas se formos de férias? O ideal seria arranjar algum amigo ou familiar para ir cuidando delas enquanto está ausente. Contudo, nem sempre é possível.

Por isso mesmo, há algumas dicas que o vão ajudar a manter as suas plantas saudáveis por muito tempo enquanto vai de férias descansado.

6 cuidados essenciais com plantas nas férias

Marcou uma viagem com os amigos ou família e vai deixar a sua casa sem ninguém? Não sabe o que fazer com as plantas? Temos dicas cruciais relativamente aos cuidados a ter com plantas nas férias para que consigam sobreviver. Tome nota.

Mulher jovem cuida de planta de interior
1.

Verifique o estado das plantas e prepare-as para a sua ausência

Um dos cuidados com as plantas nas férias é efetivamente prepará-las para a sua ausência. Como? Adotando alguns cuidados simples.

Se tem várias plantas espalhadas pelas divisões, defina um ponto de partida e siga por aí em diante. Comece por retirar as folhas velhas sem cor ou queimadas e verifique se a planta apresenta alguma doença.

Depois, deve assegurar que todas estão devidamente fertilizadas e que cada um dos vasos tem drenagem.

Apesar disto, saiba que não deve fazer coisas que possam alterar o estado das plantas. Falamos de mudá-las de vaso, fazer enxertos ou podas intensas, por exemplo.

Afinal, não queremos que elas estranhem o ambiente enquanto estivermos fora de casa e não conseguirmos controlar a sua saúde. Se o quiser fazer, opte pelo período a seguir às férias.

2.

Se alguma planta estiver infestada, coloque-a em quarentena

No caso de verificar que alguma das suas plantas está infestada, deve iniciar o tratamento, certificar-se de que está devidamente cuidada e colocá-la em quarentena. Ou seja, numa divisão separada de todas as outras para que não se contaminem.

Por exemplo: se no quarto não tiver nenhum vaso, pode deixar a planta infestada lá e as restantes nas divisões habituais.

3.

Esteja atento à luminosidade

Todos os cuidados com as plantas nas férias são importantes para garantir a boa saúde das mesmas. No entanto, escolher um espaço com a luz adequada para as plantas é crucial para mantê-las sempre bonitas e saudáveis.

Por isso, evite deixar as plantas que precisam de sol direto em divisões com as persianas ou cortinas fechadas. O ideal é que deixe sempre uma entrada de luz para que elas consigam absorver a luminosidade de forma adequada.

4.

Agrupe as plantas e coloque-as nas zonas mais frescas da casa

Tal como nós, as plantas de interior também gostam de estar em ambientes mais frescos durante a época mais quente do ano.

Assim, agrupá-las e inseri-las no lugar mais fresco da casa pode ser a solução ideal. Afinal, quando as junta, a humidade no ar aumenta fazendo com que se auto irriguem com mais facilidade.

Normalmente a divisão de eleição para o fazer é a cozinha. Contudo, verifique se a sua tem bastante luz sem que os raios solares incidam diretamente nas plantas.

5.

Não as afogue em água

Cuidar das plantas nas férias não significa que tenha que as afogar em água antes de as deixar por uma ou duas semanas. Lembre-se que as plantas têm tendência a morrer com regas exageradas, que provocam o apodrecimento do sistema radicular.

Por isso mesmo, não é indicado deixá-las na banheira ou em recipientes cheios de água. Uma rega profunda é ideal, desde que deixe correr toda a água em excesso pelos furos dos vasos.

Nunca deixe a planta numa bandeja ou num prato com água quando vai de férias. O resultado disto pode ser folhas amareladas ou acastanhadas, que caem, ou mesmo o apodrecimento das raízes

6.

Crie um sistema de irrigação conta-gotas

Se está preocupado com a rega das suas plantas durante a sua ausência, saiba que um dos métodos mais conhecidos é criar um sistema de irrigação conta-gotas. Para isso, reutilize uma garrafa de plástico velha e fure a tampa com uma agulha.

De seguida, encha a garrafa de água e coloque-a virada de cabeça para baixo no vaso (com a tampa furada na terra). Mas atenção: confira sempre a quantidade de água que sai da garrafa – não deve ser demasiada para um vaso médio ou pequeno.

Por fim, faça 2 ou 3 furos no fundo da garrafa para retirar a pressão e certifique-se que a terra não está demasiado molhada antes de o fazer (basta colocar o dedo no substrato).

Ouça quem entende do assunto

Se ainda é dos poucos que andam pelas redes sociais, adoram plantas e ainda não conhecem a fada portuguesa das verdinhas, está na altura de assistir ao vídeo abaixo.

A Tripeirinha ensina tudo sobre como regar as plantas antes de ir de férias, de A a Z, sem complicações.

Agora que já sabe quais os cuidados a ter com plantas nas férias, pode começar a prepará-las de forma adequada e garantir que sobrevivem na sua ausência.

Afinal, não há nada melhor do que irmos de férias com tudo tratado e sem a preocupação de que podemos encontrar os nossos vasos mortos ou em muito más condições quando chegarmos a casa. Vá de férias descansado!

Veja também