Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarine Martins
Catarine Martins
03 Jun, 2020 - 10:16

6 cuidados que deve ter com os produtos de maquilhagem

Catarine Martins

Quer que os seus produtos de maquilhagem durem mais e estejam sempre impecáveis? Então tem mesmo que seguir as nossas dicas.

Mulher com produtos de maquilhagem

Poucas são as mulheres que não adoram maquilhar-se e realçar a beleza natural. Mas sabia que há alguns cuidados que deve ter com os produtos de maquilhagem, de forma a poder usá-los em segurança?

Sim, se quer que a sua maquilhagem dure e que os produtos estejam sempre como novos, há que seguir algumas dicas.

Abaixo revelamos-lhe quais são, para que possa começar já a colocá-las em prática. Será que andava a cometer alguns destes erros?

Cuidados que deve ter com os produtos de maquilhagem: os 6 essenciais

produtos de maquilhagem espalhados

1. Não guarde a maquilhagem na casa de banho

São muitas as mulheres que têm por hábito guardar os produtos de maquilhagem na casa de banho. Contudo, isso é um erro.

É que, uma vez que toma banho lá é normal haver humidade. E a maquilhagem não se dá muito bem com ambientes húmidos, deteriorando-se mais facilmente.

Sabe aquela paleta de sombras que adora, mas que parece que perdeu a pigmentação? Pode mesmo ser por tê-la guardado na casa de banho.

Para além disso, os ambientes mais húmidos são mais propensos a bactérias. E tudo o que não queremos é que os nossos produtos de maquilhagem sejam invadidos por elas, certo?

Assim, trate de guardar a maquilhagem no quarto. Mesmo que se maquilhe na casa de banho, depois é só arrumar os produtos noutra divisão.

2. Lave os pincéis semanalmente

Os pincéis são grandes aliados de maquilhagens bonitas e irrepreensíveis. E como qualquer utensílio, devem ser lavados e higienizados de forma regular.

Nesse sentido, é muito importante que os lave com um sabão de pH neutro, ou com um produto específico, pelo menos uma vez por semana.

É que, como provavelmente saberá, pincéis sujos são terreno fértil para bactérias. Fora que, com a acumulação de produto nas cerdas, os pincéis acabam também por não desempenhar tão bem a função. Mantenha-os limpos!

3. Não coloque líquidos na sua máscara de pestanas

É comum ouvir-se que se colocar soro fisiológico ou água na máscara de pestanas, isso ajudará a prolongar o seu tempo de vida.

Porém, os especialistas são unânimes em afirmar que os líquidos danificam o produto, o que poderá ter consequências até a nível ocular. Tudo o que não queremos, certo?

Por isso, quando a sua máscara de pestanas estiver a ficar seca e já começar a empapar as pestanas, o melhor é mesmo substitui-la por uma nova.

Mulher com máscaras para pestanas
Veja também Aprenda a escolher a máscara de pestanas perfeita para si

4. Higienize o enrolador de pestanas após cada utilização

Tal como acontece com os pincéis, também o enrolador de pestanas deve manter-se limpo e higienizado. É que, é natural que se transfiram algumas pestanas de quando em vez, e até germes.

Pelo que, o ideal é que após cada utilização embeba um algodão em álcool e limpe bem o enrolador. Mas se não conseguir fazê-lo sempre, faça-o pelo menos uma vez por semana.

5. Pulverize os produtos de maquilhagem com álcool

Sabia que, de tempos a tempos, é importante que pulverize as paletas de sombras, bases em pó e até batons com um pouco de álcool?

Isto vai ajudar a que os produtos se mantenham livres de bactérias e germes, tornando-se mais seguros.

Mas claro, após a pulverização é importante que não arrume logo a maquilhagem. Deixe que os produtos sequem ao ar, por pelo menos um dia.

6. Guarde os lápis no frigorífico antes de os afiar

Está cansada de afiar os lápis de olhos e boca, e o bico partir-se imediatamente a seguir?

Isso acontece porque os lápis de maquilhagem são tendencialmente muito macios. Uma boa dica que pode começar já a colocar em prática é colocá-los no frigorífico, antes de os afiar.

Assim ficarão um pouco mais rígidos e na hora de afiar já não vão quebrar. O que se traduzirá num tempo de vida maior.

Conhecia estes truques?

Veja também