Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarine Martins
Catarine Martins
03 Jul, 2020 - 11:02

Usar maquilhagem com a máscara? Siga estas dicas

Catarine Martins

Usar maquilhagem com máscara pode ser um desafio. Mas não desespere. Reunimos as melhores dicas para que continue a maquilhar-se e a sentir-se bonita.

Mulher a usar maquilhagem com a máscara

Embora o uso de máscara seja apenas obrigatório em espaços fechados, numa tentativa de evitar a propagação do Covid-19, são muitas as mulheres que optam também por usá-la na rua. Mas, se se anda a perguntar como usar maquilhagem com a máscara, calma. Nós temos a solução.

É sim, possível continuar a maquilhar-se apesar de ter que usar a máscara. E do desconforto que, à primeira vista, isso pode provocar.

Contudo, há certos truques que deve observar, quer por uma questão de conforto, quer por uma questão de beleza. Afinal, ninguém quer ficar com metade da base agarrada na máscara, certo?

Abaixo, revelamos-lhe algumas inspirações e dicas, para continuar a sentir-se bonita, mesmo com esta adaptação.

Porém, tenha em mente que se for dona de uma pele problemática, ou com alguma condição específica como eczema, os dermatologistas desaconselham o uso de maquilhagem, uma vez que a pele deve respirar.

SAIBA Como usar maquilhagem com máscara

1. Aposte na máscara de pestanas

Com o nariz e a boca tapados pela máscara, o foco deve estar nos olhos. Isso não significa, contudo, que precise usar sombras coloridas, ou fazer um esfumado demasiado marcante.

Em boa verdade, se gostar de maquilhagens mais sóbrias e discretas, apenas vai precisar da sua máscara de pestanas de eleição, uma sombra neutra e um produto específico para definir as sobrancelhas.

Deixamos-lhe um passo a passo de uma maquilhagem muito simples, que consegue usar tanto para trabalhar, como para ir dar um passeio.

2. Abuse do eyeliner

Habitualmente, são muitas as mulheres que têm nos batons de cor forte um melhor amigo. Mas, numa altura em que os lábios estão cobertos a maior parte do tempo, não faz sentido usar outro batom além de um bálsamo hidratante.

Nesse sentido, apostar num eyeliner bem marcado, é a certeza de conseguir uma maquilhagem bonita e original.

Perfeita para as mais ousadas, pode usá-la tanto para trabalhar, como para ir às compras. Mas, lembre-se que deve manter a pele muito bem hidratada, sobretudo na zona do contorno ocular.

3. Experimente olhos coloridos

Apesar das sombras coloridas não serem consensuais, são muitas as mulheres que estão prontas a dar-lhe uma oportunidade. Se é o seu caso, saiba que destacar os olhos com uma sombra de cor forte, pode ser uma boa solução para dar vida ao rosto.

Importante é que tenha em consideração a cor dos seus olhos. Assim, se tem olhos castanhos pode recriar a maquilhagem abaixo, com uma sombra rosa. Mas, se tiver olhos claros, experimente fazê-la com uma sombra mais esverdeada.

Depois, é só definir as sobrancelhas, colocar máscara de pestanas e estará pronta para sair à rua.

Comprar uma máscara segura
Veja também Coronavírus: onde e como comprar uma máscara segura

Dicas importantes para usar maquilhagem com máscara

  • Antes de aplicar qualquer produto de maquilhagem, assegure-se de que a pele está bem hidratada;
  • Não se esqueça de hidratar também o contorno ocular e os lábios;
  • Aplique pouca base. Lembre-se que quanto mais natural a maquilhagem ficar, melhor. Por isso, vá aplicando pequenas quantidades de cada vez;
  • Igualmente, tenha cautela ao aplicar o corretor de olheiras. A ideia é disfarçá-las e não criar um relevo de cobertura;
  • Use sempre pó fixador para selar bem a maquilhagem. Afinal, vai ter que andar a colocar e a tirar a máscara, ao longo do dia;
  • Use também fixador de maquilhagem. Este produto é o seu melhor amigo, para assegurar que a maquilhagem não sai do lugar;
  • Nesta altura, dê preferência a produtos em pó. Embora muitas mulheres estejam habituadas às texturas em creme, com o uso da máscara é melhor apostar em pós. Isto porque se difundem melhor com a pele. Os produtos cremosos requerem que aplique pó translúcido por cima, para selar bem e não acabar esborratada. Por isso, na dúvida, use produtos em pó e evite desilusões;
  • Aplique blush de forma suave. Lembre-se que quanto mais natural o efeito, melhor. Afinal, não quer que o blush fique pregado na máscara, certo? Por isso, não exagere;
  • Faça do bálsamo hidratante de lábios o seu melhor amigo. Com efeito, o uso de máscara tende a ressecar bastante a pele dos lábios, que é naturalmente mais fina. Pelo que, é importante que a mantenha nutrida. Se for muito vaidosa, pode optar por um hidratante labial com cor;
  • Esqueça o batom. Por mais que o sele com pó, ao longo do dia o mais provável é acabar esborratada. Quando isto tudo passar, terá tempo para voltar a usar os seus favoritos, tranquilamente.

Agora que já sabe como usar maquilhagem com a máscara, acabaram-se as desculpar para não se sentir bonita.

Veja também