Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
29 Mar, 2023 - 11:03

9 cuidados de saúde a ter na primavera

Catarina Milheiro

Sofre de alergias? Há alguns cuidados de saúde na primavera que podem fazer toda a diferença no seu bem-estar.

Com a chegada da nova estação, vêm os dias mais longos e quentes – adorados por todos. Mas sabia que existem alguns cuidados de saúde a ter na primavera? Sim, para prevenirmos situações que interfiram no nosso bem-estar.

De facto, a primavera é a época do ano que marca o fim das temperaturas baixas e é neste período, em que a natureza desperta, que ocorre a floração de várias espécies de plantas.

Enquanto para uns a beleza das flores pode não significar uma dor de cabeça, para outros o pólen das plantas pode causar graves alergias, comichão ou até manchas na pele.

Se é uma das muitas pessoas que se sentem afetadas nesta estação do ano, conheça os cuidados a ter para proteger a sua saúde. Fique connosco.

9 cuidados de saúde na primavera: evite as complicações

Os problemas alérgicos ocorrem com mais frequência nesta época do ano, em função do pólen das flores e do nível de humidade presente no ar. Por isso mesmo, é importante ficar a par dos cuidados de saúde e apostar no seu bem-estar durante a primavera.

Para além disto, as mudanças repentinas de temperatura podem também desencadear problemas respiratórios, principalmente nas crianças e nos idosos.

Quem tem alergias, rinite ou asma, por exemplo, sabe que na primavera os cuidados devem ser reforçados. Os níveis de humidade mais baixos e o pólen no ar desencadeiam sintomas como espirros, obstrução nasal, tosse, prurido e até falta de ar, em alguns casos.

1.

Proteja os olhos

Um dos cuidados de saúde a ter na primavera passa por proteger bem os seus olhos, sempre que possível. Afinal, o tempo mais quente traz consigo uma maior quantidade de poeiras e ácaros – aumentando assim o risco de conjuntivites ou irritação ocular.

Principalmente para quem ter alergias ao pólen, utilizar óculos de sol com mais frequência pode ajudar bastante. Por outro lado, recomenda-se ainda o uso de colírio ao primeiro sinal de irritação.

2.

Lave as mãos com regularidade

Estamos tão habituados a levar as mãos aos olhos que por vezes nem nos apercebemos. E esse tipo de comportamento na primavera, pode causar um autêntico pesadelo na nossa saúde.

Assim, é importante que lave as mãos com maior frequência a fim de evitar que ácaros, bactérias e fungos sejam levados aos olhos, nariz e boca.

3.

Areje a casa e o escritório com frequência

Qualquer ambiente que esteja bem ventilado permite que o ar circule, evitando a acumulação de pólen e ácaros dentro das divisões. Por isso mesmo, é crucial abrir as janelas da casa ou do escritório durante, pelo menos, uma hora por dia e deixar o sol entrar para acabar com as bactérias e fungos.

4.

Higienize as suas roupas antes de as usar

Para quem tem alergias esta dica pode fazer toda a diferença. Isto porque com a aproximação dos dias mais quentes, a tendência é para guardarmos as roupas de inverno e retirarmos as roupas mais frescas.

No entanto, é essencial lavar todas as roupas antes de as colocar no armário. Afinal, quando a roupa fica guardada acumula poeiras e ácaros que podem desencadear uma reação alérgica quando as utilizar.

5.

Hidrate-se regularmente

Ainda que as temperaturas não estejam muito altas, o vento seco pode causar reações alérgicas na pele. Assim, o ideal é beber bastante água para se manter sempre hidratado e aplicar cremes mais gordos (e sem cheiros) para hidratar a pele.

6.

Evite limpar a casa com a vassoura ou espanador

Quando o assunto é a limpeza da casa na primavera, é importante reservar um dia para arejar o seu lar, trocar roupas da cama, colocar tecidos e almofadas ao ar e dar um ar primaveril ao seu espaço.

Contudo, saiba que nesta estação as vassouras e os espanadores podem ser os nossos maiores inimigos, fazendo com que levantem partículas de poeiras e ácaros que rapidamente inalamos.

Esta dica é extremamente importante para todos, mas principalmente para as pessoas que têm rinite alérgica. Em vez disto, opte por panos de microfibras levemente humedecidos, a fim de evitar que o pó se disperse.

7.

Na limpeza da casa evite produtos químicos com cheiros fortes

Sabemos que a limpeza da casa na primavera exige um cuidado redobrado. Por isso mesmo, saiba que usar produtos de limpeza com cheiros fortes pode desencadear crises de alergias, acabando por deixar o nariz mais sensível e provocando espirros e comichão.

Opte por produtos sem cheiro ou por versões neutras. Se preferir dicas caseiras, a água e o sabão são um dos melhores aliados na maior parte das limpezas.

8.

Visite o médico

Um dos cuidados de saúde a ter na primavera também passa por visitar o seu médico. Principalmente se pensa que pode ter algum tipo de alergia e não sabe o que fazer para atenuar os sintomas.

É importante que na presença de congestão nasal, espirros constantes, dores de cabeça e garganta arranhada consulte o seu médico.

9.

Alimentação rica em vitaminas

Não há nada melhor do que nos protegermos contra os vírus através da nossa própria alimentação. Por isso mesmo, na primavera deve aumentar a ingestão de alimentos ricos em água e em vitaminas.

As frutas e os vegetais devem fazer parte das suas refeições: desde brócolos, aipo, melancia, manga, morangos, banana, alface, rúcula, couve, espinafres ou melão, por exemplo.

Se tem dificuldade em ingerir este tipo de alimentos, experimente misturar alguns ingredientes num sumo – verá que é muito mais agradável e estará a nutrir-se de igual forma.

Veja também

Artigos Relacionados