Helena Peixoto
Helena Peixoto
03 Ago, 2019 - 08:48
Saiba o que não deve ter em casa quando tem alergias

Saiba o que não deve ter em casa quando tem alergias

Helena Peixoto

Sofre de alergias? Neste artigo vamos dizer-lhe o que não deve ter em casa quando tem alergias. Uma lista de artigos que são oásis para ácaros e bicharada!

O artigo continua após o anúncio

Sim, é verdade que quem sofre desta limitação deve ter especial cuidado relativamente aos objetos e itens decorativos que escolhe para sua casa. Se precisa de alguma orientação extra, fique connosco pois vamos partilhar o que não deve ter em casa quando tem alergias!

Podem ser objetos decorativos, materiais de construção específicos ou alguns têxteis. O que todos têm em comum é o facto de serem excelentes locais de acumulação de ácaros, pó e outras propriedades que prejudicam muito os seus níveis alérgicos.

10 itens que não deve ter em casa quando tem alergias

o que não deve ter em casa quando tem alergias

1. Colchões e almofadas

Tenha calma. Não estamos a dizer que na lista do que não deve ter em casa quando tem alergias entram os colchões e almofadas, até porque isso ia dificultar bastante o dia a dia e o descanso! O que queremos alertar sim, é para os cuidados especiais que deve ter com os mesmos. Até porque eles são dos locais favoritos dos ácaros, responsáveis por uma grande parte das alergias em casa.

Procure sempre colocar capas impermeáveis nas almofadas, o que vai evitar que os ácaros penetrem nas fibras do tecido. Além disso, muito importante é a troca regular das fronhas. Relativamente ao colchão, além de o colocar a arejar e de o lavar de X em X tempo, o tempo médio de validade deste objeto é de 5 anos. Depois desse período deve trocá-lo.

2. Sofás e poltronas

Os sofás, cadeirões e poltronas são também verdadeiros chamarizes de ácaros e pó. Para evitar andar sempre com os lenços de papel atrás de si e cheio de comichões, o melhor que tem a fazer é mesmo apostar numa boa manutenção de limpeza – idealmente com um aspirador de pó e a vapor para eliminar todos os vestígios.

Opte por tecidos lisos e sem grandes ranhuras e trabalhados para evitar uma maior acumulação de poeira.

3. Cortinas

Sim, as cortinas também são locais onde se acumula muita poeira, e por isso mesmo deve ser lavada mensalmente. Se tem uma vida mais atarefada e acha que este prazo não é viável para cumprir, talvez seja mais indicado para si optar por persianas, ou estores, já que são mais mais fáceis de limpar.

4. Vassouras

Como assim vassouras? Não pense que colocamos este item na lista do que não deve ter em casa ao acaso. O que acontece é que quando tem algum tipo de alergia deve optar sempre que possível pelo aspirador e não pela vassoura.

O artigo continua após o anúncio

Isto porque a vassoura acaba por mandar para o ar uma boa quantidade das poeiras e sujidades e pode interferir bastante com a sua alergia. Além disso, a maioria dos aspiradores já possuem filtro Hepa (High Efficiency Particulate Air) responsáveis por reter cerca de 99,9% das impurezas do ar e por filtrar os ácaros com maior capacidade.

5. Toalhas

No que toca às toalhas, existem alguns cuidados que deve garantir para que as mesmas não se tornem paraísos de ácaros e poeira. Troque-as com frequência (no mínimo 1 vez por semana) e lave-as e seque-as ao sol. E não se esqueça das toalhas de mão e de rosto, que são normalmente as que ficam a uso durante mais tempo!

Na hora de comprar novas toalhas, opte por materiais antialérgicos e naturais.

6. Madeiras trabalhadas

Inclua estes objetos na sua lista mental do que não deve ter em casa quando tem alergias: móveis e madeiras trabalhadas! Porquê? Muito simples: elas são o verdadeiro inferno para conseguir limpar devidamente e, em comparação com mobiliário mais simples e reto, acumulam muito mais poeiras. Pelo bem do seu nariz e da sua cabeça, fuja delas!

7. Velas aromatizadoras

Não são todas! Mas algumas velas com perfume para a casa possuem produtos químicos na sua composição que aumentam o risco de desenvolver asma e outras doenças respiratórias. Verifique sempre o rótulo com a lista de ingredientes das velas e opte pelas mais naturais possíveis.

Além disso, algumas fragrâncias emitem partículas orgânicas para o ar que podem irritar os olhos ou o trato respiratório. Um bom teste é verificar se depois de as ligar os seus olhos começam a lacrimejar. Em caso afirmativo, é sinal que as deve descartar.

8. Peluches

Não, não é mito! Peluches fazem mesmo parte daquele grupo de coisas que não deve ter em casa quando tem alergias. Estes bonequinhos super fofinhos que todos temos em casa, sobretudo nos quartos da pequenada, são verdadeiros “ninhos” para os ácaros.

Se vir que é impossível livrar-se deles, lembre-se de os lavar com frequência em água quente. Mas se tiver filhos com propensão a doenças respiratórias, o melhor é doar os peluches.

O artigo continua após o anúncio

9. Plantas

Pode parecer antagónico, até porque há muitas plantas que purificam o ar interior, mas a verdade é que existem algumas espécies responsáveis por causarem sérios desconfortos a quem vive na casa onde elas habitam. Porquê? Por causa dos fungos que se alojam nos vasos! E bem sabemos que fungos e pessoas alérgicas não é, de todo, a melhor combinação.

10. Tapetes e roupa de cama

Finalmente, terminamos a lista com uma entrada dupla: tapetes e roupa de cama. Bem sabemos que uma carpete ou tapete na sala ou quarto transforma o espaço num local bem mais acolhedor e confortável, mas entre esse conforto e uma família cheia de alergias, é preferível optar pelo chão nu.

Já a roupa de cama deve ser lavada e trocada, no mínimo, 1 vez por semana. No caso de pessoas com dermatite atópica, essa troca deve ser mais intensificada (a cada 2 dias, sensivelmente).

Um outro truque bem útil é sacudir roupa de cama todos os dias assim que se levanta.

Veja também
Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp