Júlia Rocha
Júlia Rocha
10 Jul, 2018 - 09:23
Cultura da empresa: como pode definir o sucesso num novo trabalho

Cultura da empresa: como pode definir o sucesso num novo trabalho

Júlia Rocha

Conhece o conceito de cultura da empresa? Perceba qual é a sua importância e significado para uma vida profissional bem-sucedida.

O artigo continua após o anúncio

A cultura da empresa é um conceito que deve ler de cada vez que abrir a página de uma corporação para a conhecer melhor, e até, para se candidatar a uma posição na mesma, ou preparar uma entrevista. E assim deve ser, porque é algo que não pode ser ignorado e que pode ser chave na adaptação de um novo colaborador a determinado ambiente.

A cultura da empresa é o que a define, é o que distingue duas corporações que podem partilhar os serviços ou bens produzidos, mas que têm uma estrutura, missão, objetivos e valores personalizados às suas características e necessidades. Traduz-se também no ambiente que se sente no local de trabalho.

Cultura da empresa: como se traduz para o quotidiano laboral

É importante referir que nem sempre a cultura da empresa promovida nos canais de comunicação da mesma, se reflete depois na realidade da vida quotidiana laboral. Por isso mesmo, quando existe a possibilidade de um jovem profissional começar uma nova função numa nova firma, ou quando se troca de emprego, é importante analisar as características desta mensagem.

empresa

Existem cinco áreas que fazem parte da cultura da empresa e que os novos funcionários devem ter em conta, para avaliar se tomaram a decisão correta ao aposta em determinada empresa.

1. Objetivo/Missão

O alma da cultura da empresa é o conjunto de valores que defina a sua missão ou objetivo. Eles coadunam-se com os seus valores? Este é um ponto muito importante porque pode determinar o sucesso das funções que se propõe cumprir e do seu próprio futuro dentro da organização. A contribuição que um colaborador dá faz com que se sinta parte de algo maior que uma simples individualidade, e isso é altamente motivador.

2. Oportunidade

Trata-se de um empresa com desafios e novas oportunidades? Vai ser um local onde lhe vai ser permitido crescer, ser promovido? E no dia-a-dia, as suas opiniões serão bem recebidas e argumentos distintos respeitados e discutidos entre todos? Pensar neste fator pode ser uma mais-valia para prevenir bloqueios criativos ou motivacionais.

3. Sucesso

Qual é a definição de sucesso de uma determinada empresa? O que é preciso para o atingir’? Trabalhar muitas horas? Competição entre colegas? A mentalidade que a empresa cultiva à volta da ideia de sucesso revela muito sobre o que pode ser a sua vida profissional nela, e de como o seu trabalho pode contribuir para o mesmo.

4. Valorização dos colaboradores

Promover a valorização e apreciação dos esforços dos colaboradores é algo que distingue uma empresa de outra e que as torna, de facto, lugares exemplares onde trabalhar e evoluir profissionalmente. Enquanto colaborador, quer o seu trabalho reconhecido e apreciado e isso é tanto um direito do colaborador, com um dever da entidade patronal.

O artigo continua após o anúncio

Deve existir uma forte ligação entre os membros da equipa, o chefe não é chefe, é líder, e trabalham todos os dias para motivar a sua equipa. É importante sentir uma identificação para com a forma como a valorização é feita dentro daquela empresa.

5. Bem-estar

Outro fator importante para considerar na cultura da empresa é a forma como lidam com o bem-estar físico e sobretudo mental do colaborador. Hoje em dia, nota-se uma preocupação crescente com estes aspetos. Isso traduz-se na criação de programas e iniciativas que prezam por garantir apoio aos trabalhadores tendo em conta várias necessidades, e em criar um sistema de suporte e entreajuda.

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp