Valdemar Jorge
Valdemar Jorge
06 Abr, 2023 - 14:35

Cupra: ponta de lança do universo Seat

Valdemar Jorge

A Cupra fez recentemente 5 anos. Conheça a história do fabricante de automóveis espanhol que nascido na divisão desportiva da SEAT.

Viatura Cupra Formentor

A Cupra, desde a sua fundação, assume-se como uma marca de automóveis desportivos de alto desempenho.

Fundada em 2018, como uma divisão da espanhola Seat, foi criada com a ambição de produzir veículos mais potentes e de elevado caráter desportivo do que os modelos tradicionais da Seat.

Por isso, os automóveis com assinatura Cupra caraterizam-se pelo design agressivo e moderno, a que junta motores potentes, avançados sistemas tecnológicos e elevados padrões de conforto e segurança.

Alguns dos modelos mais conhecidos são o Cupra Leon, Cupra Formentor e Cupra Ateca e têm conquistado cada vez mais adeptos.

Cupra: como tudo começou

Até 2018 a Cupra foi a divisão desportiva da Seat. Apresentada pela marca espanhola no Salão Automóvel de Paris, de 1996, a Cupra teve no Seat Ibiza o primeiro modelo a receber a sua assinatura, ao ser equipado com o motor do então Volkswagen Golf GTi.

Um quatro cilindros de 2.0 litros 16V, que debitava 150 cv de potência. Recebia ainda alguns apontamentos específicos na carroçaria que sublinhavam o caráter desportivo.

Três anos mais tarde, no Salão Automóvel Internacional de Genebra, a Seat divulgava o protótipo Toledo Cupra V6, modelo que não chegou a ser produzido em série. E em 2001, no Barcelona International Motor Show, a marca espanhola dá a conhecer uma versão do Seat Leon (Leon Cupra 280) com o emblema Cupra.

Este modelo viria a bater o recorde de volta no circuito de Nürburgring (também conhecido por Inferno Verde), na sua categoria. Três anos mais tarde (2017), no Salão Automóvel de Frankfurt, é divulgada uma versão ainda mais potente, o Leon Cupra R, com 300 cv de potência.

Nesse mesmo ano a Seat dava conta do crescimento da sua divisão desportiva, que acabou por se tornar marca própria em 22 de fevereiro de 2018.

Ao autonomizar-se, a Cupra rapidamente apresentou os primeiros locais de venda reservados aos seus modelos. Paralelamente assumiu o controlo da divisão de corridas da marca mãe, que até então era administrada pela Seat Sport.

Wayne Griffiths, antigo presidente de vendas e marketing da Seat, assumiu, em 2019, a presidência da Cupra e, nesse mesmo ano, no Salão Automóvel de Frankfurt, é apresentado o concept do que viria a ser o Cupra Leon.

Ambição de ser um das principais players do mercado

Conjugar alto desempenho dinâmico com tecnologia avançada e design moderno é a ambição da Cupra para se tornar um dos principais players do mercado.

Para isso, visa oferecer ampla variedade de veículos que respondam às necessidades dos consumidores, nomeadamente ao público mais jovem e entusiasta de modelos desportivos de alta performance.

Deste modo, a marca espanhola expandiu a oferta com modelos 100% elétricos, que oferecem desempenho sustentável e tecnologias de ponta.

Nestes estão presentes, por exemplo, sistemas de conectividade avançada e de assistência ao utilizador, nomeadamente, os serviços online Cupra Connect GEN4, que integram controlo remoto, música e navegação online, entre outros.

Ao ser uma marca comprometida com a sustentabilidade responsável, desenvolve os seus modelos segundo padrões de eficiência, com vista à redução do impacto ambiental.

Como exemplo disso mesmo, temos os bancos do modelo 100% elétrico Born, onde são utilizados “materiais reciclados de alta qualidade”.

Cupra na estrada
O Cupra tem registado um sucesso assinalável

Modelos mais marcantes da Cupra

Caraterizada pelo elevado nível de performance dos seus automóveis, a Cupra associa ao desempenho a estética. Conjugação ganhadora, desde logo, por os seus produtos transmitirem entusiasmo e conquistarem os amantes de automóveis desportivos. Alguns dos modelos Cupra mais marcantes são:

  • Cupra Leon: é o mais conhecido da marca espanhola e tem-se revelado devido ao ar desportivo e agilidade em estrada, a que está intrinsecamente associado o prazer de condução. Disponível com completa gama de motores onde se inclui um bloco 2.0 TSI, que debita 310 cv de potência. Além do modelo de 5 portas é comercializada a versão Sportstourer, ambas com motorização híbrida.
  • Cupra Ateca: é o SUV compacto da marca. Oferece alto desempenho e dinâmica de condução. Conforto, espaço e versatilidade, são outros dos seus argumentos. Equipado com motor 2.0 TSI de 300 cv de potência cumpre o sprint 0-100 km/h em 5,2 segundos.
  • Cupra Formentor: é o elegante e desportivo SUV coupé da marca espanhola do Grupo VW. Revelado em 2019, no Salão Automóvel de Genebra, ainda como protótipo, é, no entanto, o primeiro modelo 100% com assinatura Cupra, ao contrário do que tem acontecido devido à marca utilizar modelos Seat para “alterar”. A versão final do Formentor foi divulgada em 2020, altura em que  arrancou a fase de comercialização. Em 2021, aquando do 3.º aniversário da marca foi desvendado o Formentor VZ5, equipado com bloco 2.5 litro de  5 cilindros que debita 390 cv de potência. Produção limitada a 7000 exemplares. O leque de motorizações integra ainda uma proposta híbrida plug-in, de 245 cv de potência.

Mudança de paradigma com o Born

Ao ampliar a oferta, nomeadamente com a comercialização de modelos 100% elétricos, a marca espanhola lançou em 2021 o Born.

Trata-se de um hatchback, 100% baseado na plataforma MEB da Volkswagen que também é utilizada nos VW ID.3 e no Škoda Enyaq iV.

Este modelo tem uma autonomia de até 540 km, com uma única carga, dependendo da configuração da bateria.

O motor elétrico debita 231 cv de potência e cumpre o tradicional 0-100 km/h em 7 segundos. À semelhança dos demais Cupra, o Born oferece uma experiência de condução desportiva.

As versões do CUPRA Born disponíveis são:

CUPRA Born 58

  • Potência máxima: 204 cv;
  • Autonomia elétrica: 417 – 358 km;
  • Aceleração 0-100 km: 7,3 segundos;
  • Equipamento em destaque: Jantes Cyclone 18; volante Cupra aquecido; ecrã tátil de 12”; bancos tipo baquet; Climatronic 2 zonas; luz ambiente interior; Cupra Connect (Gen4); pedais em alumínio; Welcome Light Cupra;
  • Preço: a partir de 43.885,00€.

Cupra Born 58 com pack e-Boost

  • Potência máxima: 231 cv;
  • Autonomia elétrica: 419 – 361 km;
  • Aceleração 0-100 km: 7,3 segundos;
  • Equipamento em destaque: Jantes Aero 19″; volante Cupra aquecido com botões de satélite para função e-Boost; travões de disco dianteiro 340x27mm; autonomia elétrica 548km (apenas para bateria de 77 kWh);
  • Preço: a partir de 46.439,00€.

A juntar ao Cupra Born, a marca planeia lançar, em 2024, novo modelo elétrico: o CUPRA Tavascan.

Trata-se de um arrojado SUV 100% que Wayne Griffiths, CEO da marca anuncia assim: “Já tínhamos mostrado as nossas capacidades tecnológicas no desenvolvimento do primeiro carro de turismo 100% elétrico, o CUPRA e-Racer. Com a apresentação do veículo 100% elétrico CUPRA Tavascan Concept [cujo lema é: ‘If we can dream it, we can create it’], traduzimos esta visão para as estradas, mostrando que a performance pode ser eletrificada”.

Veja também