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Elsa Santos
Elsa Santos
09 Set, 2020 - 11:02

Depressão pós-férias: o que é e como ultrapassar

Elsa Santos

Para alguns, o regresso à rotina pode traduzir-se em depressão pós-férias. Aprenda a reconhecer os sintomas e saiba como evitar o problema.

mulher a sofrer de depressão pós-férias de regresso ao trabalho

Mais do que uma expressão que possa ser utilizada nesta fase de regresso ao trabalho, a depressão pós-férias é uma realidade difícil de resolver.

Em tempos de pandemia e de teletrabalho, a questão pode ser ainda mais complicada do que o habitual. Um período especialmente stressante que incluiu o confinamento, aliado a umas férias que, para muitos, não terão sido as ideais ou suficientes para recuperar forças.

O medo da contaminação pode ter contribuído para uma diminuição do bem-estar a vários níveis. As regras de distanciamento físico forçaram a reservas no que toca a visitas a familiares, sobretudo os mais vulneráveis.

Situações que representaram perdas significativas e necessidade de ajustamento à mudança.

O regresso ao trabalho pode, por isso, ser experienciado de forma mais negativa. Vivemos tempos atípicos e imprevisíveis.

Para quem regressa à mesma atividade remota há, nalguns casos, a incerteza face ao futuro laboral e um isolamento que é tão necessário quanto prejudicial. Um estado de permanente alerta aumenta os níveis de ansiedade, dificulta o equilíbrio e compromete a saúde mental de muitos trabalhadores portugueses.

A depressão pós-férias é um problema muito sério ao qual é importante estar atento o quanto antes para evitar que o mesmo se agrave.

TUDO SOBRE A DEPRESSÃO PÓS-FÉRIAS

mulher com ar abatido sentada na cama

O que é

Em que consiste, exatamente, aquilo a que se chama de depressão pós-férias, ou stress pós-férias?

Trata-se de um estado de humor caracterizado por uma evidente tristeza, desanimo, assim como por outras emoções como raiva, aborrecimento ou medo.

Ainda que possa ser uma fase transitória e ligeira, constituindo uma resposta considerada normal dentro do contexto de regresso à rotina, o problema coloca-se quando um conjunto se sintomas se prolongam.

A depressão pós-férias pode comprometer o regresso às atividade profissionais, mas também limitar a qualidade de vida.

Sintomas da depressão pós-férias

Entre os sintomas mais frequentes estão os seguintes:

  • Falta de energia;
  • Desanimo;
  • Tristeza;
  • Medo;
  • Dificuldades de concentração;
  • Perda de apetite;
  • Insónias;
  • Culpa;
  • Dores musculares;
  • Dores de cabeça;
  • Problemas gastrointestinais.

Contudo, podemos não estar necessariamente perante um episódio depressivo. Esta sintomatologia é habitualmente transitória e ligeira, numa primeira fase após o regresso ao trabalho, podendo não representar, necessariamente, um episódio depressivo.

Caso os sintomas se prolonguem e/ou agravem, aí é necessário tomar medidas.

Causas

Como já referido, podem ser muitas as causas da depressão pós-férias.

Desde logo toda a carga emocional relacionada com o atual contexto da COVID-19, como o isolamento social e adaptação ao teletrabalho, assim como episódios traumáticos que podem relacionar-se com as condições e relações de trabalho, problemas de saúde, preocupações financeiras ou familiares, entre outros.

Saúde mental VS Trabalho

A promoção da saúde mental e do bem-estar no contexto de trabalho tem sido progressivamente apontada como incontornável num contexto de mercado globalizado e competitivo onde apenas as forças de trabalho saudáveis, qualificadas e motivadas podem vingar.

Com efeito, vários dados demonstram que as empresas que promovem e salvaguardam a saúde mental e o bem-estar dos seus trabalhadores encontram-se entre as mais sustentáveis e competitivas do mercado.

Assim, é fundamental atender adequadamente às questões relacionadas com a saúde mental no sentido de desenvolver estratégias individuais e coletivas que garantam o bem-estar dos trabalhadores e o bom funcionamento das organizações.

Para uma noção mais clara da necessidade de abordar a saúde mental no trabalho, saiba que 1 em cada 6 trabalhadores apresenta um diagnóstico psiquiátrico em cada ano de trabalho.

Os problemas de saúde mental têm impacto nos locais de trabalho, causando absentismo, perda de produtividade, stress elevado, mau ambiente e discriminação. É, por isso, necessário promover o bem-estar dos trabalhadores, quer estejam na empresa, quer estejam a distancia, fomentando boas práticas.

A redução ou flexibilidade de horário, o contacto e apoio constantes, assim as condições do local de trabalho são fatores determinantes, sobretudo em tempos da COVID-19. O bem-estar dos trabalhadores reflete-se na produtividade e, consequentemente, no sucesso das empresas.

ansiedade de trabalho
Veja também Ansiedade no trabalho: o que é e 10 passos para a evitar

DEPRESSÃO PÓS-FÉRIAS: COMO ULTRAPASSAR O PROBLEMA

Se sente que esta nesta situação ou que corre esse risco, siga as recomendações.

Aproveite as férias

Antes de mais é importante que, caso ainda esteja ou vá de férias, aproveite para “desligar” e recuperar energias. Pode até nem viajar ou ter grandes planos, mas dentro dos limites impostos pela Direção Geral de Saúde e os seus, use esse tempo para descansar e divertir-se.

Para além disso, se puder, reparta as férias ao longo do ano. Em vez de gozar tudo de uma vez, marque dois ou três períodos. Assim, vai manter-se com mais energia e mais motivado.

Renove o seu local de trabalho

Habitualmente, bastaria falar em organização. No entanto, considerando a situação atual, nada melhor do que renovar o local de trabalho para transmitir uma certa ideia de mudança, o que tem um poder muito positivo sobre a forma como encara este regresso ao trabalho.

Se está de volta ao escritório, e para evitar uma depressão pós-férias, leve um objeto, uma fotografia, um desenho do seu filho ou uma planta e coloque na secretária. Estar de volta é bom e ter algo que lhe transmita boa energia, tanto melhor.

Se vai continuar em home office, o melhor é mesmo mudar o layout. Se tiver essa possibilidade mude a disposição da secretária, retire tudo o que não for necessário do espaço e acrescente um pormenor à decoração.

Não precisa de inventar muito, uma simples mudança já vai fazer diferença para um regresso ao trabalho com outra motivação.

Recomece gradualmente

É normal ter dificuldade em ser produtivo após o período de férias. O melhor é não retomar o ritmo de trabalho de forma abrupta e intensa. Tente fazer uma transição o mais suave possível. Regresse à rotina a meio da semana, por exemplo.

O seu corpo e a sua mente podem precisar de algum tempo até se (re)adaptarem à rotina. Comece por tarefas mais simples e mais fáceis.

Faça um planeamento

O ideal é planear o primeiro ou primeiros dias de trabalho após as férias. Defina prioridades, marque as reuniões necessárias, presencialmente ou a distância, defina um plano de ação e tente manter a sua agenda organizada, nunca cheia.

Socialize

Caso se mantenha em regime de teletrabalho, evite isolar-se demasiado. Aproveite todas as oportunidades para reunir, trocar ideias e trabalhar em equipa, com recurso à vídeochamada, numa das muitas plataformas disponíveis para o efeito.

A par disso, conecte-se com a família e os amigos. Aproveite as pausas e o período pós-laboral para isso. O contacto com os outros é fundamental. Afinal, somos uma espécie social e isto vai contribuir para que não sofra de uma depressão pós-férias.

Vai sentir-se mais tranquilo e aclamar as emoções negativas ao conversar com alguém. O contacto social é uma peça chave para manter a sua segurança física e mental.

Mantenha atividades de bem-estar

Ao regressar às rotinas laborais pode passar a negligenciar atividades prazerosas e de autocuidado. É importante estabelecer limites no que toca ao trabalho.

Procure criar um compromisso consigo para que mantenha pequenas atividades que o ajudem a revitalizar e cuidar do seu bem-estar mental, físico e emocional. Por exemplo, uma caminhada de 30 minutos ao final do dia, ler um livro ou ver um filme.

Ter momentos de descanso na sua rotina habitual é fundamental para evitar sentir-se esgotado.

Esteja atento à intensidade e duração do seu estado emocional negativo e se os sintomas de depressão pós-férias se prolongarem por muito tempo, não hesite e procure um especialista.

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