Luana Freire
Luana Freire
13 Set, 2022 - 15:21

Regresso à rotina: dicas para voltar ao dia a dia em boa forma

Luana Freire

Setembro é naturalmente marcado pelo regresso à rotina. Planeie bem o reu reencontro com o dia a dia e garanta um novo ano em plena forma.

Verão, férias escolares, pausa no trabalho, despertadores desligados, viagens, sol, água salgada e longos passeios sem horas para acabar, com almoços tardios e momentos para relaxar com a dieta. O tempo quente é, de facto, a altura de eleição para quebrar com a ordem estabelecida para o dia a dia – e que bem que sabe! Mas os dias mais frescos e o início das aulas marcam, também, o regresso à rotina para quase todos nós. Um momento que pode ser desafiante se não organizar bem o seu início de ano.

Reunimos algumas dicas e passos que todos podemos seguir para arrancar setembro com tudo pronto para um ano em grande forma.

Regresso à rotina: é preciso retomar hábitos

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Desde retomar (ou iniciar) bons hábitos de sono, de atividade física, alimentares, etc… De miúdos a graúdos, todos devem entrar no processo de organização que marca a volta ao dia a dia habitual.

Veja alguns pontos que deve ter em conta para que o regresso às rotinas não seja tão difícil quanto tantas vezes esperamos.

1.

Alimentação

Se no quesito “mesa” saiu da rotina de forma significativa já sabe que a volta ao dia a dia normal pede por um reencontro com os bons hábitos alimentares – para si e para toda a família.

Volte à mesa com refeições caseiras leves (ou mais reconfortantes), que privilegiem os legumes e os peixes. Não é segredo para ninguém que estas escolhas ajudam o nosso organismo a manter-se saudável. Evite gorduras, fritos e refeições de compra, de cozimento rápido, como pizzas e massas pré-cozidas. Tente abdicar, pelo menos durante a semana, dos refrigerantes e sumos de pacote – e, claro, do álcool.

Dica extra: se precisa de café para arrancar e manter o foco, não abuse nas quantidades.

Receitas para voltar à rotina

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2.

Faça listas

Para si o que é importante ter, fazer ou comprar neste regresso à rotina?

As listas são ótimas aliadas para qualquer processo de organização. Seja qual for o caso, é certo que elas vão ajudar… Por isso, crie as suas e siga os passos.

Nesta altura, para as famílias com crianças em idade escolar, as listas mais importantes são aquelas que preparam o novo ano letivo – desde manuais a materiais escolares, roupa e calçado para o regresso às aulas (e para a mudança de estação), inscrição em atividades extracurriculares… Não faltam tarefas para este período.

Organize-se para que tudo seja mais simples. Faça listas atempadamente, de forma a conseguir comparar preços e fazer as melhores escolhas.

Dica: não compre roupa por impulso. Em setembro, que tal dedicar energias ao regresso à rotina e poupar algum tempo? Aproveite a roupa de verão neste início de ano letivo e use o que já tem em casa. Use este tempo extra para descobrir as melhores peças – e preços – para a nova estação.

2.

Atenção aos pormenores antes do tempo frio

Antes de entrarmos na temporada fria e na azáfama do final de ano, cuide de si: Cabelo, mãos e dentes em foco.

  • Conheça cremes que hidratam as mãos, para evitar os eczemas e as dermatites normais da altura;
  • Cuide dos cabelos para que recuperem dos danos comuns do verão;
  • Não descuide da higiene oral – se não fez a sua visita regular ao dentista, aproveite esta altura (o mesmo vale para os miúdos).
3.

Piolhos

Com o regresso às aulas, os piolhos são uma preocupação recorrente. Por isso, observe regularmente as cabeças das crianças e jovens em idade escolar, e faça o tratamento adequado quando for necessário.

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4.

Vacinas

Regresse à rotina sem falhas no boletim de vacinas.

Verifique as datas e doses que estão em falta ou próximas de serem realizadas, faça uma marcação e coloque em dia a proteção. A dica vale para bebés, crianças, jovens e adultos.

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5.

Check-up médico

Já verificou se a sua saúde está em dia? Ao contrário daquilo que é aconselhado aos mais novos, que devem visitar um médico com regularidade ao longo de todo o ano, não é raro que os adultos deixem escapar as consultas e exames regulares – e a rotina apressada do dia a dia não é grande ajuda, sendo muitas vezes o motivo pelo qual andamos a adiar um check-up médico.

Se não há outra indicação, mulheres ou homens devem cumprir uma consulta anual com o médico assistente. E lembre-se: a saúde da mulher deve ser acompanhada, também anualmente, pelo(a) ginecologista – não apenas durante a idade fértil, mas também depois da chegada da menopausa.

Aproveite este recomeço, com o regresso das férias e antes da chegada do tempo frio, para colocar em dia aquilo que está em falta. Uma consulta de rotina, as análises ao sangue, uma visita ao dentista, ou mesmo a um fisioterapeuta ou ao podologista. A regra de ouro é colocar a dia a saúde e o bem-estar geral, para um regresso tranquilo.

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