Helena Peixoto
Helena Peixoto
24 Mai, 2017 - 12:22

6 designers do Porto que tem de seguir

Helena Peixoto

São designers do Porto em diferentes temáticas, mas todos eles valem a pena serem seguidos. Conheça-os neste artigo. 

6 designers do Porto que tem de seguir
O artigo continua após o anúncio

Nasceram ou foram criados na mui nobre sempre leal invicta cidade do Porto e estão a entrar em força (ou já entraram) em diferentes áreas do design. Conheça a lista de alguns designers do Porto que vale a pena seguir.

Designers do Porto que tem de seguir: os 6 magníficos

Designers de produto

No campo do design de produto não podemos deixar de indicar uma dupla de designers do Porto galardoados em 2009 na primeira edição do concurso nacional de design promovido pela Roca.

O seu projeto de Paulo Gouveia e Pedro Guimarães intitula-se “Waterwear”, e conquistou o segundo lugar na versão internacional do prémio. Esta dupla criou ainda a Ready Mind, uma associação sem fins lucrativos que reutiliza resíduos de forma a cruzar a arte e o design. Esta plataforma pretende assim estimular e divulgar as criações e os criadores que recorrem à reutilização de resíduos nos seus trabalhos.

placeholder-1x1

Designers de moda

Chamam-se Daniela Barros e João Melo Costa, são designers do Porto e têm vindo a dar boas cartas na área da moda. Recentemente, ambos participaram num desfile com produção do Portugal Fashion em Londres, integrado no primeiro dia da Semana de Moda e obtiveram excelente feedback.

O salão deste evento esgotou totalmente e Daniela Barros apresentou a sua coleção intitulada NKA_002, que envolve escamas de peixe. Já João Melo levou à passerelle uma coleção que pretende fazer a ligação entre um lado mais tecnológico e um mais artesanal.

placeholder-1x1

Designer de jóias

Patrícia Iglésias nasceu no Porto em 1977 e desde bem nova que mostrou o gosto por criar. Ingressou na Escola Soares dos Reis, onde contactou com a joalharia e onde a paixão começou a aumentar.

Ao mesmo tempo que cursou escultura na Faculdade de Belas Artes do Porto, fez o curso de joalharia no Centro de Joalharia do Porto.

Iglezia é já uma marca com força, e consiste em jóias feitas à mão, com muita personalidade, sendo por isso um dos designers do Porto que deve conhecer.

O artigo continua após o anúncio

A criadora gosta de dizer que são jóias que contam histórias, falam de momentos e emoções.

placeholder-1x1

Designer de comunicação

Eduardo Aires é portuense e um designer aclamado já nacional e internacionalmente. Criador do estúdio de design de comunicação, o White Studio, tem já clientes como a Câmara Municipal do Porto, Casa de Mateus, Clérigos, CTT, Esporão, Gulbenkian, Porto Editora, Serralves, entre outros.

A marca “Porto Ponto”, por exemplo, lançada pela Câmara Municipal do Porto em setembro de 2014, foi resultado de um projeto liderado pelo designer e venceu o prémio principal (Best of Show) dos European Design Awards 2015 (ED-Awards), iniciativa que premeia anualmente os melhores projetos de design da comunicação desenvolvidos por designers europeus.

placeholder-1x1
placeholder-1x1

Veja também: