Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
13 Nov, 2018 - 17:47
Réveillon 2018/2019: 9 destinos de passagem de ano em Portugal

Réveillon 2018/2019: 9 destinos de passagem de ano em Portugal

Mónica Carvalho

Noite de festa, de recomeços, de novas esperanças: assim é o réveillon. Saiba quais são alguns dos mais incríveis destinos de passagem de ano em Portugal.

O artigo continua após o anúncio

É noite de animação em que tudo pode recomeçar, em que os sonhos ganham mais força e as energias parecem renovar-se. Descubra 9 destinos de passagem de ano em Portugal, onde todas estas sensações parecem intensificar-se, permitindo assim o recomeço que tantos desejam e precisam.

Para isso, o nosso país tem locais encantadores, onde a festa se impõe como que querendo fazer-nos esquecer do lado menos positivo da vida. E, de norte a sul, sem esquecer as ilhas, o nosso país tem tanto para ver, descobrir e explorar, que a passagem de ano bem pode ser a época ideal para o fazer. Confira, então, quais as nossas sugestões de destinos de passagem de ano em Portugal, para receber o ano novo com mais alegria e num ambiente de festa.

9 destinos de passagem de ano em Portugal

passagem de ano em Lisboa

São apenas algumas sugestões, quando, na verdade, há excelentes destinos de passagem de ano em Portugal que prometem dança, música, atividades outdoor e, claro, fogo de artifício, como manda a tradição. Confira alguns dos locais especiais para celebrar a chegada do novo ano.

1. Guimarães

A animação passa-se em todo o centro histórico, sendo as ruas e as praças da cidade os locais preferidos para a contagem decrescente de cada novo ano. Nesta noite, há tolerância de horário para os bares e restaurantes, para que a festa se prolongue noite dentro. Mas primeiro, tudo começa com música e animação na Praça de S. Tiago e no Largo da Oliveira, sendo que, já é habitual, que na torre da Igreja da Oliveira seja projetada a contagem decrescente para o anúncio do Ano Novo.

2. Porto

A passagem de ano no Porto obrigada a uma ida àquela que é a montra e a principal avenida da cidade: os Aliados. A autarquia prepara a festa com toda a pompa e circunstância para a segunda noite mais animada do ano – nada bate a festa de São João. E pode sempre contar com concertos gratuitos de grandes nomes da música portuguesa, bem como muito animação nos bares e restaurantes da cidade. Mas à meia-noite, esteja onde estiver, é altura de ir para a rua assistir ao tradicional fogo de artifício lançado da Ponte Luís I e a partir do rio.

3. Serra da Estrela

Longe dos grandes ambientes citadinos, a Serra da Estrela é uma boa opção para quem deseja uma passagem de ano mais tranquila e sossegada. Este local providencia o cenário perfeito para alguns dias relaxantes, em pleno contato com a natureza e para uma profunda experiência no silêncio das alturas. E engane-se se acha que a passagem de ano no ponto mais alto de Portugal pode ser aborrecida. Há mesmo muito com que se entreter: fazer ski; brincar na neve; deliciar-se com o queijo Serra da Estrela; deliciar-se com as lojinhas locais que vendem peças de design contemporâneas em burel, um tecido tradicional de lã portuguesa; visitar o Museu do Pão em Seia; e conhecer as redondezas, nomeadamente os vales do Zêzere, Loriga e Unhais da Serra.

4. Lisboa

A capital do país enche-se de magia e encantos já desde a época de Natal. Dá gosto sair à rua para ver as principais artérias da cidade enfeitadas e coloridas, conferindo um espírito festivo aos locais e às pessoas como acontece em poucos lugares. Não é, então, de estranhar que a passagem de ano na capital do país seja sempre uma sugestão agradável, enriquecedora, animada e sempre com muito para fazer. Claro que não faltam as festas nos principais bairros da cidade, onde a música popular toca durante toda a noite e todos festejam de forma entusiasta.

passagem de ano

5. Tróia

Entre praias e piscinas, passando pelos campos de ténis, ciclovia, percursos pedestres, observação de golfinhos, golfe, desportos náuticos ou visitas às Ruínas Romanas, as opções para a passagem de ano em Tróia adequam-se aos gostos de qualquer pessoa. É mesmo um local paradisíaco e privilegiado, entre o Oceano Atlântico e o Estuário do Sado, com vista para o Parque Natural da Arrábida e cujas festividades de réveillon são organizadas em conjunto com a autarquia de Setúbal, havendo sempre lugar para um programa de festas repartido entre as duas margens do rio Sado, que se enche de luz e música.

O artigo continua após o anúncio

6. Alentejo

Uma passagem de ano no Alentejo é sempre uma boa escolha, principalmente para aqueles que possuam um espírito mais tranquilo ou estejam mesmo a precisar de se afastar de toda a rotina e azáfama tão usuais em época natalícia. Dos montes apaziguadores, às sossegadas cidades alentejanas não faltam motivos para este ser um dos melhores destinos de passagem de ano em Portugal. Seja qual for a cidade eleita na região, terá sempre a garantia de poder fugir da agitação das zonas mais urbanas do país e entrar num retiro físico e espiritual, como simbologia de deixar para trás as coisas menos boas de 2018 e receber de coração limpo todas as coisas positivas que 2019 irá trazer.

7. Algarve

Sendo que é a região de Portugal continental que costuma apresentar temperaturas menos extremas e mais amenas, uma passagem de ano pelo Algarve possibilita usufruir do tempo passado na rua sem ser a tremer de frio. É também esse um dos principais motivos que fazem da passagem de ano nesta zona do país uma das mais concorridas festas de réveillon portuguesas. E não é só procurada por nacionais, mas também por estrangeiros, que praticamente invadem a região à procura de tudo o que de melhor que o Algarve tem para oferecer: ruas animadas, bares abertos com muita animação, comida saborosa – ingredientes que convencem qualquer um.

8. Funchal, Madeira

A passagem de ano na Madeira praticamente dispensa apresentações, pois é um dos locais preferidos dos europeus para se refugiarem do inverno típico, principalmente no norte da Europa. Na pérola do Atlântico, é mesmo um momento especial: durante a passagem de ano faz-se uma festa monumental e grandiosa para receber o novo ano sempre com grande otimismo e esperança. E pode mesmo contar que à meia noite, se comece a ouvir os sinos que tocam nas igrejas, soam as sirenes dos barcos no porto e pela cidade apagam-se as luzes para nos despedirmos do ano velho e acendem-se novamente para receber o Ano Novo. E, então, começa o fogo de artifício que ilumina o Funchal num espetáculo impressionante.

9. Ponta Delgada, Açores

Já há uns tempos que as rotas low cost se revelaram como altamente positivas para os Açores, permitindo impulsionar um pouco mais o turismo e dando o destaque que a região tanto merece. Assim sendo, tem-se registado uma maior afluência de visitantes ao longo do ano e a passagem de ano não foge à regra. A festa de réveillon acontece no porto de Ponta Delgada, que recebe, todos os anos, um espetáculo piromusical, que tem vindo a inovar a cada ano que passa.

Para receber as 12 badaladas

passagem de ano

Depois de escolher um destes destinos de passagem de ano em Portugal, e como com a tradição não se brinca, não se esqueça que às 12 badaladas, deve comer 12 passas, enquanto pede 12 desejos, para os próximos 12 meses. E ainda deve:

  • Usar uma peça de roupa nova;
  • Eleger a cor da roupa interior que vestir, de acordo com o que deseja para o próximo ano;
  • Fazer muito barulho, seja com gargalhadas, música, buzinas, tampas de panelas – para afastar os azares e atrair boa sorte;
  • Saltar de uma cadeira com dinheiro da mão;
  • Brindar com espumante ou champanhe;
  • Dar um beijo a alguém importante;
  • E, para os mais corajosos, dar um mergulho no mar.

Feliz 2019!

Veja também: