Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
28 Ago, 2018 - 14:02

Destinos em Portugal para um fim de semana: 8 locais que deve conhecer

Mónica Carvalho

De Norte a Sul do país, passando pelos nossos arquipélagos, há vários destinos em Portugal para um fim de semana incrível e maravilhoso. Descubra-os!

Destinos em Portugal para um fim de semana: 8 locais que deve conhecer

Portugal é um país fascinante e bonito que tem muito a oferecer a qualquer turista, sejam quais forem as suas preferências de viagem e orçamento. Sugerimos 8 destinos em Portugal para um fim de semana descontraído, seja numa pausa pela cidade, escapadelas até praias sublimes e experiências culturais imersivas.

Além disso, a proliferação de companhias aéreas a voar para Portugal tem contribuído para termos cada vez mais turistas, bem como os lugares de topo ocupados por cidades portuguesas em lista internacionais de destinos a conhecer. Atente às nossas sugestões de destinos em Portugal para um fim de semana.

8 destinos em Portugal para um fim de semana

Quem dispõe de pouco tempo ou gosta de fazer viagens pequenas do género escapadinhas, estes destinos em Portugal para um fim de semana são perfeitos para si.

Braga

braga


Braga apresenta-se como uma cidade antiga, mas ao mesmo tempo repleta de uma energia jovem e moderna, onde ainda é notória a importância dos locais de culto, sendo assim considerado como um destino eclesiástico. A cidade é uma antiga fortaleza do império romano e, como que em contraponto, foi escolhida como a Capital Europeia da Juventude de 2012. Tudo isto reflete uma notória tentativa de revitalizar a cidade, algo facilmente conseguido graças à elevada comunidade de estudantes, às ofertas culturais variadas e animadas, vários novos bares e atividades outdoor, graças às proximidade do Parque Nacional da Peneda Gerês.

Porto

porto

A cidade do Porto combina o charme tradicional com vários apontamentos modernos, como a cultura, gastronomia, eventos e a animada vida noturna. A cidade é famosa pela bebida que lhe recebe o nome e que ainda é armazenada e amadurecida nas vastas caves que revestem as margens do rio Douro, no lado de Vila Nova de Gaia: o Vinho do Porto. E é possível conhecer melhor este processo, dado que cada um dos principais produtores oferece visitas guiadas às caves e, claro, sessões de degustação. A cidade está cheia de pequenas ruas charmosas, estreitas e alinhadas com o rio, que compõem um centro histórico que preserva os pormenores do passado e vai dando sinais de modernidade.

Nazaré

nazaré

Fonte: Max Pixel

O surfista americano Garrett McNamara viaja pelo mundo atrás de grandes ondas e foi em Portugal, mais propriamente na Nazaré, que encontrou o seu local de sonho e onde tem vindo a estabelecer recordes mundiais. A zona da Nazaré possui um clima ameno e a praia é dotada de uma beleza natural, com algumas das mais antigas tradições de Portugal ligadas às artes da pesca, nomeadamente as vestimentas das peixeiras, que ainda usam as sete saias tão conhecidas pelo país inteiro. No lado direito da praia existe um impressionante promontório, o Sítio, onde encontra uma das mais conhecidas panorâmicas da costa portuguesa: 318 metros de rocha a cair a pique até ao mar. No topo, encontra a pequena Ermida da Memória onde reza a lenda de que Nossa Senhora impediu o cavalo de um fidalgo de se lançar no precipício. Ainda existe a marca da ferradura na rocha.

Lisboa

lisboa

Fonte: Max Pixel

Lisboa é a capital, vibrante e energética, e um fim de semana é o tempo perfeito para descobrir a cidade: todas as principais atrações turísticas históricas e icónicas, uma animada vida noturna e as praias que estão apenas a uma curta viagem de comboio de distância. Aproveite para explorar os bairros típicos, dar um passeio de elétrico até ao Castelo e deslumbrar-se com algumas das vistas mais bonitas sobre a cidade, passear por Belém, cujos destaques incluem a Torre Belém, o Mosteiro dos Jerónimos e o Monumento ao Descobrimentos e, claro, os famosos pastéis de Belém. À noite, a boa comida da zona do Rossio e os pequenos bares do Bairro Alto proporcionam um excelente vislumbre da cultura moderna portuguesa.

Sintra

sintra

Com as montanhas ondulantes, florestas lindas, jardins exóticos e palácios cintilantes, Sintra é a página perdida de um conto de fadas. O centro da cidade foi classificado como Património da Humanidade pela Unesco e está repleto de mansões em tons pastéis, que se estendem por colinas luxuriantes até ao azul e vasto Oceano Atlântico. O seu passado é feito de muitos povos que encontraram diferentes motivos para se apaixonarem pela região: os celtas elegeram-no como local ideal para fazer a adoração ao Deus da Lua; os mouros construíram um castelo íngreme; e a realeza portuguesa do séc. XVIII suspirou, e viveu pelos seus jardins de sonho.

Faro

faro

Fonte: Max Pixel

Faro é o centro administrativo do Algarve e é uma encantadora cidade velha murada com várias ruas pitorescas e cafés típicos, com lagoas de água salgada do Parque Natural da Ria Formosa, bem como algumas das praias mais desertas do Algarve. É uma cidade bem servida por transportes públicos e o ponto de partida perfeito para descobrir as localidades vizinhas, como Olhão e Vilamoura. O acesso às praias também fica muito facilitado, desta forma. É uma cidade descontraída e contribui para poder aproveitar o Algarve ao máximo!

São Miguel, Açores

açores

São Miguel é a maior ilha do arquipélago açoriano, com 62,1 quilómetros de comprimento e 15,8 quilómetros de largura. É um local que mais parece um santuário repleto da natureza, onde se escondem lugares incríveis e maravilhosos que fazem deste um dos melhores destinos em Portugal para um fim de semana. Há muito para ver. Em Sete Cidades, encontra o famoso local onde uma ponte separa uma lagoa verde de uma lagoa azul, por entre vulcões, demonstrando bem a herança vulcânica espalhada por toda a ilha. Essa herança é também visível nas praias vulcânicas e existe, inclusivamente um vulcão submerso em água cuja cratera é uma piscina natural única no mundo. Por lá, também pode ver bem de perto animais como baleias, tubarões, golfinhos e tartarugas e até navios afundados. Pode fazer mergulho e praticar desportos de aventura.

Funchal, Madeira

funchal

Fonte: Max Pixel

Conhecida pelo seu vinho, clima surpreendente e por ser a cidade que viu nascer o aquele que é considerado por muitos o melhor jogador de futebol do mundo, Cristiano Ronaldo. A capital da Madeira atrai visitantes célebres há séculos, como o antigo primeiro ministro inglês Winston Churchill, que, inclusivamente, se inspirou nas paisagens da região para pintar diversas telas, a Imperatriz Elisabeth da Áustria e até a família real da Hungria. Atualmente, o Funchal é visto como um ponto de paragem anual obrigatório por muitos turistas. Está cheio de edifícios históricos, natureza deslumbrante e uma gastronomia de grande qualidade e será sempre uma experiência enriquecedora de todos os sentidos.

Aproveite as coisas bonitas e incríveis que o nosso país tem e conheça pessoalmente estes destinos em Portugal para um fim de semana.

Veja também: