Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
11 Nov, 2019 - 12:02

Detox pré-Natal: comece a preparar o corpo para a festa

Teresa Campos

A pouco mais de um mês do Natal, faz todo o sentido começar a traçar um plano detox pré-Natal. Pronto para saber mais e viver a época em grande?

Jantar de Natal

Todos já ouvimos falar em dietas desintoxicantes pensadas para o período pós-festas, nomeadamente para o período pós-Natal. Mas será que já tinha ouvido falar em detox pré-Natal?

Pois este é um plano cada vez mais popular e seguido que propõe não só desintoxicar o corpo, como também o espírito, naquelas semanas antes da grande celebração do Natal.

Muito simples de seguir e de pôr em prática por todos nós, ele reserva aquele espacinho extra para aquela doçaria natalícia deliciosa, enquanto torna a nossa mente mais aberta e disponível para a confraternização e o convívio caraterísticos desta época do ano.

Pronto para descobrir no que consiste um plano detox pré-Natal?!

Detox pré-Natal: o que é e como fazer?

Amigos em jantar de natal

Certamente que já começa a contar os dias para aquela celebração que une toda a família à mesa, enche a casa de sabores irresistíveis e faz as crianças ansiar pela chegada do Pai Natal.

Porém, também todos sabemos que depois de tanta comemoração, há uns quilos a mais que tendem a alojar-se no nosso corpo e que nos fazem lamentar cada rabanada que comemos.

Para que tal não aconteça, há que apostar – mais do que num detox pós-Natal – num detox pré-Natal, ou seja, adotar uma série de comportamentos que preparem o nosso corpo e mente para uns dias um pouco atípicos e com alguns exageros.

Tal não implica passar fome ou jejuar durante vários dias. Contudo, é importante investir em alimentos menos calóricos, mais ricos em água e, lá está, com um efeito mais desintoxicante.

Pré-festas

Este detox pré-Natal pode, na verdade, ser posto em prática antes de qualquer período festivo, seja o Natal, a sua festa de aniversário ou, até, as férias de verão, em que sabe que engorda sempre mais uns quilitos. Atente, agora, nas seguintes medidas:

Hidratar-se

No período que antecede as festas, é fundamental manter o seu organismo bem hidratado. Portanto, beba muita água e, se gostar, consuma também água de coco, sumos de frutas especialmente ricas em água, como melão e melancia, e chás.

Além de manter o organismo a funcionar em pleno, estes produtos vão ter uma ação diurética fundamental para desintoxicar o corpo.

Outra boa prática é beber dois copos grandes de água todas as manhãs, assim como beber um pouco de água antes de ir comer seja o que for. Além de controlar o apetite, tal vai também ajudar a que o fígado atue mais eficazmente no processo de desintoxicação.

Detox pré-Natal: fazer refeições mais leves

Privilegie almoços mais leves, compostos por verduras e sementes (amêndoas, gergelim, sementes de girassol, sementes de abóbora,…) que são mais saciantes e permitem que fique sem fome durante mais tempo.

Noutras refeições, pode também cozinhar legumes assados, quinoa e juntar uma carne magra ou peixe.

Os lanches também são importantes e devem ser, igualmente, refeições equilibradas. Por isso, esta é uma boa altura do dia para apostar em smoothies, saladas de frutas e frrutos secos, pois são snacks saborosos, saciantes e fáceis de preparar e de transportar.

Finalmente, à hora de jantar, deve preferir sopas saudáveis e leves, aromatizadas com ervas frescas como alecrim, manjericão e salsa.

Preparação de sumos detox
Não perca Sumos detox: uma opção saudável, nunca um milagre

Comer num prato menor

Esta pode parecer uma dica básica e sem grande importância, mas o seu efeito é real e ajuda muito no controlo do peso. Comece a fazer as suas refeições em pratos mais pequenos.

Este truque de detox pré-Natal é válido para todo o ano e verá que é uma excelente forma de não exagerar na quantidade de doces que come nesta época.

Caminhar e praticar exercício físico

Caminhar e praticar exercício físico são outras duas práticas que deve manter todo o ano. Todavia, antes da época festiva, é essencial mexer-se e movimentar-se com mais intensidade e regularidade, não só para exercitar o físico, como também para relxar e descomprimir, pois todos sabemos com a época pré-Natal pode ser stressante.

Meditar e relaxar

Na sequência do que dissemos anteriormente, tirar algum tempo para respirar e relaxar é mesmo importante, numa fase conhecida pela sua correria e stress. Em momentos de ansiedade, faça o seguinte exercício:

  • Respire por quatro segundos;
  • Mantenha por quatro segundos;
  • Expire por quatro segundos.

Repita o procedimento quatro vezes. Este exercício de meditação dura apenas 1 minuto, mas pode fazer muito pelo seu bem-estar interior. Esta e também uma boa forma de detox pré-Natal.

Ser simpático com outros

Mais do que nunca, na época natalícia, faz sentido sermos amáveis e mais próximos de quem nos rodeia. Isto, não só no que diz respeito à nossa família e amigos, mas também às pessoas com quem nos cruzamos todos os dias, embora não as conheçamos.

Olhe mais nos olhos, sorria mais e verá como se irá sentir melhor e conseguir que tudo à sua volta flua de um modo mais natural e agradável.

Veja também