Quantas vezes é que descarregamos uma app para depois nos apercebermos que, afinal, esta não serve para aquilo que verdadeiramente precisamos? Ou que não faz o que promete? E quantas vezes é que os mais pequenos se apoderam do smartphone para fazer compras indevidas de apps? Será que há solução para estes problemas? A resposta é sim. É possível devolver uma app e ser reembolsado. Saiba como neste artigo.
Saiba como pode devolver uma app e ser reembolsado
Play Store
A loja da Google possui quase três milhões de apps. O número, apesar de impressionante, também deixa espaço para algumas reticências. Será que todas as apps cumprem as necessidades do utilizador? Certamente que não. Felizmente, é possível devolver uma app e ser reembolsado. Dá para todas as apps? Não, de todo. A Google não pode conceder reembolsos por tudo e por nada, só mesmo em casos muito específicos.
Uma das formas de devolver uma app e pedir o reembolso é contactando diretamente o(s) programador(es) da app. Para tal, basta abrir a página da app na Play Store e procurar pelas “Informações adicionais” no fundo da mesma para encontrar as informações de contacto listadas.
Também é possível contactar diretamente a Google, caso a compra tenha sido realizada há menos de 48 horas. Para tal, proceda da seguinte forma:
- Abra o navegador de Internet (como o Chrome ou o Firefox) no computador, tablet ou telemóvel;
- Aceda a play.google.com/store/account;
- Certifique-se de que está num navegador de Internet e não na aplicação Google Play Store, uma vez que não é possível solicitar um reembolso na aplicação Google Play Store;
- No fundo da página aparece um “Histórico de encomendas”. Procure a encomenda que pretende devolver e, à direita, selecione o Menu Mais (três pontos ao alto);
- Selecione “Comunicar um problema”;
- Escolha a opção que descreve a sua situação, preencha o formulário e indique que pretende obter um reembolso;
- É apresentada a mensagem “Obrigado por partilhar as suas preocupações”. Posteriormente, irá receber um email acerca do reembolso.
A decisão é tomada, geralmente, no prazo de 15 minutos.
Apple Store
A Apple também possui um número respeitável de apps: cerca de 2 milhões. Isso quer dizer que todas servem para satisfazer as necessidades do utilizador? Não, de todo. Há, porém, uma forma de devolver uma app e ser reembolsado. Basta seguir estes passos:
- Aceda a reportaproblem.apple.com/ para “Comunicar um problema” à Apple e insira os seus dados;
- Na nova janela que se abre vai poder ver todas as aquisições que realizou recentemente. Escolha o separador Apps para filtrar apenas o que lhe interessa (é possível que uma app comprada recentemente não apareça logo. Basta esperar que a página atualize);
- Encontre a app que lhe interessa e clique em “Comunicar”. Se for comunicado no próprio dia, a Apple remete para reembolso. Se passarem alguns dias, contudo, o pedido será sujeito a análise.
Veja também: