Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
02 Jan, 2020 - 12:26

10 gadgets da década

Luísa Santos

Uma nova década tecnológica aproxima-se e, com ela, a necessidade de refletir na que passou. Estes são os gadgets da década.

10 gadgets da década

Mais um ano termina, desta vez a fechar uma década tecnológica absolutamente brilhante, com lançamentos que nunca julgávamos possíveis. Conheça os melhores gadgets da década.

10 gadgets da década que marcam uma era

instax mini 9

1. Fujifilm Instax Mini 9

Foi esta a câmara responsável por “trazer de volta” as polaroids e, por isso, a impressão instantânea de fotografias. Numa altura em que tal feito parecia impensável, a verdade é que esta máquina da Fujifilm prometeu e cumpriu.

Atrás dela vieram vários outros modelos que, inclusive, juntaram o analógico ao digital ao incluírem a possibilidade de guardar as fotos e/ou imprimi-las a partir da mesma máquina.

A Instax Mini 9 foi lançada em várias cores e as suas polaroids inundaram as redes sociais, onde se pôde também ver vários filtros alusivos a esta forma de imprimir fotografias.

2. Hoverboard

Parecia ter pouco futuro, mas, a certa altura, todas as crianças e adolescentes se passeavam em hoverboards. A alusão ao skate é certa, mas o facto deste gadget incluir um pequeno motor fez toda a a diferença.

É uma questão de equilíbrio e estabilidade até se atingir a velocidade necessária. Os hoverboards são um sucesso por onde passam e existir em diferentes cores e motivos, para não falar das várias potências. E são um dos gadgets da década.

3. Carregadores sem fios QI

Com o avanço tecnológico, melhores smartphones chegaram e, com eles, baterias com maior capacidade. A par dessas foram introduzidos os primeiros carregadores sem fios que, no fundo, se tratam de verdadeiras plataformas de contacto.

Agora, muito mais evoluídos, continuam disponíveis para diferentes marcas, desde que os telemóveis em causa suportem, de igual forma, esse carregamento sem fios.

Dizem que o futuro é wireless e estas plataformas comprovam-no. Em vez de ligar o telemóvel à corrente, só precisa de o pousar sobre a plataforma circular e esperar que este carregue.

4. Selfie stick

Quem nunca teve, ou pelo menos utilizou, um selfie stick? Este foi, sem dúvida alguma, um dos gadgets da década tal foi o furor que causou. Na rua, eram poucas as pessoas que não o tinham.

De facto, este objeto veio revolucionar a forma como uma pessoa, quando sozinha, tira fotos a si própria. Com diferentes tamanhos e perfeitamente adaptável, o selfie stick veio permitir que fossem captadas fotografias com o telemóvel à distância e sem o auxílio de terceiros.

Como escolher um selfie stick: 4 aspetos a considerar

5. iPad

Outro dos gadgets da década é o iPad. O primeiro foi lançado em 2010, por Steve Jobs, e abriu portas para uma sucessão de versões mais atualizadas e com espaço para crescer cada vez mais.

Já são muitas as opiniões que concordam que, num futuro próximo, os tablets (nomeadamente os iPad) poderão substituir os computadores definitivamente. Falamos na próxima década?

6. Google Chromecast

O Chromecast foi um dos dispositivos que mais facilitou a vida (a toda a gente). Por “toda a gente”, entenda-se aquelas pessoas que não têm Smart TV e que não estão dispostas a pagar por uma.

A verdade é que, por menos de 40€, este dispositivo da Google permite fazer tudo aquilo que faz numa Smart TV, numa televisão normal—incluindo ver Netflix e ouvir Spotify.

7. Kindle

O primeiro Kindle foi lançado em 2015 e ocupa o sétimo lugar nesta lista dos gadgets da década. De facto, a sua presença era obrigatória porque foi a partir desse ano que, a forma como se lê livros, mudou radicalmente.

Do tradicional para o digital, os e-books surgiram rapidamente e ocuparam um lugar importante em muitos leitores assíduos. Este livros digitais passaram a ser mais baratos e, acima de tudo, ajudam a poupar o ambiente.

8. USB-C

Não é “só” uma entrada de hardware. Estamos a falar de uma mudança global que a maior parte dos fabricantes já adotou nos seus dispositivos.

As entradas USB Tipo-C são (muito) mais pequenas e estreitas e vêm introduzir uma nova realidade: a compatibilidade sem precedentes entre dispositivos. Independentemente da marca, todos terão, num futuro muito próximo, a mesma entrada de carregamento e/ou conexão.

9. iPhone 4

O iPhone 4 é o grande responsável pelo sucesso que, hoje em dia, os modelos mais recentes têm.

Foi este o smartphone que, num formato mais compacto e quadrado, abriu portas para uma concorrência tecnológica sem fim à vista. É definitivamente um dos gadjets da década.

iphone 6 vale a oena

10. AirPods

Não foi imediata a aceitação por estes auscultadores sem fios, mas a verdade é que há milhões de pessoas a utilizá-los nos dias de hoje. Os primeiros AirPods foram lançados em 2016 e eliminaram, pela primeira vez, os fios de conexão.

Veja também