Catarina Reis
Catarina Reis
19 Jul, 2016 - 18:33

5 dicas para trabalhar online e aumentar o seu salário

Catarina Reis

Mostramos-lhe como pode ganhar mais dinheiro a trabalhar online e onde procurar as melhores oportunidades profissionais.

5 dicas para trabalhar online e aumentar o seu salário

Artigo publicado em julho de 2019. Última atualização em novembro de 2025.

Trabalhadores em regime de horário completo, em empresas de diferentes setores, podem ver o seu rendimento mensal não acompanhar o aumento das despesas. Nesses casos, é comum procurarem formas de complementar o salário, recorrendo ao trabalho online para aumentar os seus rendimentos. Se este cenário lhe é familiar, saiba como encontrar oportunidades de trabalho à distância.

5 dicas para aumentar os seus rendimentos online

1.

Defina o setor e a função em que quer trabalhar

O primeiro passo passa por decidir em que área deseja atuar e que tipo de serviços pretende oferecer. Entre os setores com maior procura no trabalho remoto encontram-se:

  • Desenvolvimento de lojas online para nichos específicos
  • Marketing digital (gestão de redes sociais, anúncios, email marketing)
  • Tradução e revisão de textos
  • Produção de conteúdos em texto, áudio ou vídeo
  • Criação e gestão de aplicações para telemóvel ou web
  • Assistência administrativa à distância
2.

Divulgue o seu trabalho de forma consistente

É importante dar a conhecer ao mercado de trabalho a sua vontade de trabalhar à distância numa determinada área. Se já tiver experiência, melhor ainda: não hesite em divulgá-la! As redes sociais oferecem oportunidades de promoção dos seus serviços:

  • Linkedin – a rede social profissional por excelência, o Linkedin é a plataforma mais indicada para mostrar a todas as empresas que são potenciais clientes. Crie um perfil apelativo, com uma descrição clara dos serviços que quer prestar e com uma boa fotografia.
  • Facebook – mais usado para fins pessoais, o Facebook pode e deve ser utilizado para encontrar oportunidades de trabalho. Mas não se esqueça de criar uma conta exclusivamente para a procura e oferta de trabalho – não misture vida pessoal com profissional!
  • Site pessoal – mostre que tem conhecimentos de uma determinada área ou de um dado sector (por exemplo, novas tecnologias) criando e alimentando com regularidade um site. Aprenda técnicas de SEO e faça com que o número de visitas ao seu site vá aumentando progressivamente.
  • Portefólio online – existem diversas plataformas que lhe permitem, de forma muito simples e visualmente apelativa, expor o seu trabalho online. Uma delas é a Behance Network. Poderá inserir um link para o seu portefólio online na sua assinatura de email ou mesmo no cabeçalho do seu curriculum vitae.
computador aberto na bolsa de emprego público
Veja também Sites para encontrar trabalho como freelancer
3.

Recorra a sites com ofertas de trabalho para freelancers

Através destas plataformas é possível encontrar projetos pontuais ou colaborações de longa duração, ideais para construir reputação e carteira de clientes. Existem sites especializados onde empresas e particulares procuram profissionais independentes. Alguns dos mais conhecidos são:

4.

Contacte diretamente as empresas da sua preferência

    A procura ativa continua a ser uma estratégia eficaz. Enviar candidaturas personalizadas, demonstrando conhecimento sobre o negócio da empresa e oferecendo soluções concretas, transmite profissionalismo. Uma breve reunião por videoconferência pode ser decisiva para criar confiança e fechar parcerias.

    5.

    Ponha o seu blog a render

    Tem uma paixão ou um interesse pessoal muito desenvolvido? Quando existe um blog ou site dedicado a um tema específico, há potencial para gerar rendimento. A inserção de anúncios através de plataformas como o Google AdSense, parcerias com marcas ou a venda de materiais digitais podem transformar um hobbie numa fonte de receitas complementares. Experimente!

    Veja também