Ekonomista
Ekonomista
02 Fev, 2022 - 09:35

Cuidar dos netos: quais os direitos dos avós trabalhadores?

Ekonomista
Patrocinado por:

Os avós que tenham de faltar ao trabalho para tomar conta dos netos têm direito a um apoio da Segurança Social. O Saldo Positivo explica-lhe as regras.

avô com a neta ao colo

Muitos avós estão ainda na vida ativa quando os netos nascem e existem casos em que o seu apoio é verdadeiramente fundamental para os pais das crianças. É o que acontece, por exemplo, quando os progenitores são menores de idade.

Nesse caso, os avós têm direito a gozar uma licença de até 30 dias a seguir ao nascimento do neto, desde que este viva consigo e seja filho de um adolescente com menos de 16 anos.

Quando os netos são menores e estão doentes, os avós também podem faltar ao trabalho em substituição dos pais. O mesmo sucede se os netos, independentemente da idade, têm uma deficiência ou doença crónica.

Nestas situações, além de poderem justificar as faltas que tenham de dar, os avós recebem um subsídio da Segurança Social. Este apoio destina-se a compensar os rendimentos de trabalho perdidos durante os dias de faltas.

Para que possa usufruir destes benefícios é necessário conhecer as regras e os procedimentos necessários. Neste artigo, o Saldo Positivo faz um resumo de tudo o que precisa saber sobre os direitos dos avós trabalhadores.

avós e netos a utilizar o tablet e o computador

Subsídio de assistência a netos: uma ajuda para avós trabalhadores

Os avós que tenham falta justificada ao trabalho para prestar assistência aos netos, têm direito a um subsídio para compensar a perda de rendimentos.

Conheça as regras e saiba como aceder a este apoio.

Conheça outros conteúdos do Saldo Positivo.

O Saldo Positivo é o site de literacia financeira da Caixa Geral de Depósitos e tem como proposta facilitar a vida dos portugueses no que diz respeito à gestão do dinheiro com publicação regular de artigos, notícias, guias e infografias.

Veja também