Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Alexandra Nunes
Alexandra Nunes
29 Jul, 2020 - 10:50

Doar cabelo: como ajudar alguém com este simples gesto

Alexandra Nunes

Vai cortar o seu longo cabelo? Então não deixe que o atirem para o balde do lixo. Saiba como doar cabelo e ajudar a melhorar a auto estima de alguém.

mulher a doar cabelo para doente oncológico

Cortar o cabelo serve, normalmente, para mudar de visual. Mas há quem o faça com um propósito solidário: para doar cabelo. O cabelo natural é muito valorizado por quem usa perucas ou extensões e prefere o cabelo humano aos produtos sintéticos.

Tendo em conta a crescente procura de cabelo natural, se tem o cabelo comprido e está a pensar fazer um grande corte talvez seja boa ideia doar o seu. Se não sabe a quem pode doar cabelo, ou como funciona o processo, damos-lhe todas as dicas necessárias.

6 entidades A quem pode doar cabelo

Os doentes com cancro são um dos principais público-alvo para quem quer doar cabelo. Os tratamentos oncológicos, nomeadamente a quimioterapia, causam a queda parcial ou total do cabelo. Alguns doentes optam por rapar o cabelo todo, usar lenços e chapéus, ou perucas que ajudam a manter a auto estima.

Desde 2015 que a Liga Portuguesa Contra o Cancro deixou de aceitar doações de cabelo natural. Também o Instituto Português de Oncologia (IPO), onde eram recolhidas as doações diretas, deixou de as receber.

No entanto, há associações internacionais, quer na Europa, quer em outras partes do mundo, que aceitam doações de cabelo com a finalidade de produzir cabeleiras destinadas a doentes oncológicos.

De seguida encontra uma lista de entidades para as quais pode enviar a sua doação:

Mechones Solidários (Espanha)

Criada em 2013 na vizinha Espanha, por iniciativa da associação de cabeleireiros espanhola, a Mechones Solidários recebe cabelo verdadeiro para, junto dos parceiros, fazer perucas naturais. As perucas são oferecidas a doentes com cancro, muitos deles crianças. É possível doar cabelo enviando-o por correio para a sede em Málaga. O mínimo exigido são 30 centímetros. Crianças até aos 14 anos podem doar 20 centímetros.

Little Princess Trust (Reino Unido)

Localizada no Reino Unido, a Little Princess Trust é uma associação que distribui gratuitamente perucas feitas de cabelo verdadeiro a crianças e jovens até aos 24 anos, que perderam o cabelo devido a tratamentos contra o cancro ou outras doenças. Para doar cabelo é requerido um mínimo de 30 centímetros. Contribuições menores serão misturadas com outros cabelos em perucas mais curtas.

A instituição, premiada pela rainha de Inglaterra, tem apoiado o desenvolvimento de tratamentos do cancro menos agressivos e tóxicos, e colaborado para o aprofundamento da pesquisa das causas e do tratamento do cancro infantil.

Solid Hair (França)

Também pode doar cabelo enviando-o para a associação Solid Hair, em França. São aceites apenas doações de cabelos naturais, sem qualquer tratamento químico, e com um mínimo de 25 centímetros de comprimento.

No site da instituição há um passo-a-passo com imagens que mostram claramente como deve lavar, secar, apanhar e cortar o cabelo para que possa ser usado.

O cabelo doado é depois vendido a produtores de perucas. Com o dinheiro angariado, a associação apoia financeiramente a compra de cabeleiras para doentes oncológicos com necessidades económicas.

Haarstichting (Holanda)

A holandesa Haarstichting é uma fundação independente e sem fins lucrativos, criada para informar e ajudar todos aqueles que sofram de doenças ou problemas capilares. Através desta associação é possível doar cabelo, que será depois utilizado na produção de perucas para mulheres desfavorecidas com cancro de mama.

São aceites doações de qualquer tipo de cabelo, inclusivamente pintado (desde que em cores naturais) ou grisalho, basta para isso que tenha o comprimento mínimo exigido de 30 centímetros.

Locks of Love (EUA)

A Locks of Love é uma organização sem fins lucrativos nos Estados Unidos que fornece perucas a crianças e jovens com menos 21 anos que sofram de perda de cabelo crónica ou devido a alguma doença grave e que tenha baixos recursos financeiros. A organização aceita um mínimo de 25 centímetros de cabelo e até pintado (desde que não descolorado).

Cabelegria (Brasil)

A Organização Não-Governamental brasileira Cabelegria aceita doações de cabelo de todo o mundo. O projeto começou em 2013 e já produz 300 perucas por mês. A ONG tem já vários bancos de perucas espalhados pelo Brasil. As crianças são os principais destinatários das perucas.

Como doar cabelo: Quais os requisitos?

Os requisitos para doar cabelo podem variar ligeiramente de instituição para instituição. No entanto, há critérios que são comuns.

Além de saudável, na maioria dos casos é necessário que seja um cabelo virgem, isto é, sem descoloração e que nunca tenha sido pintado. Mas há associações que também aceitam cabelos com coloração, desde que em tons naturais.

O comprimento mínimo exigido também varia mas, por regra, oscila entre os 20 e os 30 centímetros.

Antes de cortar para doar, o cabelo tem de ser lavado com o mínimo de produtos químicos e completamente seco.

Em seguida, deve ser preso com um elástico num ou em vários rabo-de-cavalo. A trança também é uma boa forma de o prender. O corte é feito sempre acima do primeiro elástico.

Depois de cortado, o cabelo deve ser protegido em papel vegetal, por exemplo, e só então enviado num envelope ou caixa de cartão para ser transformado e fazer alguém feliz.

Veja também