Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
14 Mai, 2018 - 13:57

Eastern Express: a viagem de comboio que vai mudar a sua vida

Mónica Carvalho

Ainda não conhece o Eastern Express, na Turquia? Uma viagem de comboio que é um fenómeno de sucesso e que lhe permite descobrir partes menos turísticas de um país incrível.

Eastern Express: a viagem de comboio que vai mudar a sua vida

Custa apenas 9 euros e é uma das viagens de comboio mais bonitas do mundo. Falamos do Eastern Express, na Turquia, cujo percurso envolve as províncias da Anatólia, como Kayseri, Sivas, Erzincan e Erzurum, numa viagem que dura 24 horas e trinta minutos, num total de 1365 quilómetros.

O interesse por esta aventura tem crescido de tal forma que os bilhetes esgotam horas depois de terem sido colocados à venda, embora o número de carruagens mais que tenha duplicado de cinco para onze. Tudo para conhecer o remoto e incrível interior oriental da Turquia.

O Eastern Express dispõe de carruagens com lugares sentados e deitados, casa de banho, pequenas frigoríficos e zonas de jantar e lazer. Mas, não são apenas os turistas quem se aventura nesta viagem. Os próprios moradores locais são atraídos pelas tarifas baratas e usam o comboio para percorrer a curta distância entre as estações, de Ancara a Kars.

Um dia a bordo do Eastern Express

tuquia

Fonte: Pixabay/tedd

Este comboio histórico turco parte da capital Ankara diariamente com destino a Kars, perto da fronteira com a Arménia. Passa por terras agrícolas, colinas e bosques, atravessa rios inundados pela neve e por longos túneis escuros esculpidos nas montanhas.

O Doğu Ekspressi, ou seja, Eastern Express, parte do terminal Haydarpaşa, em Istambul, às 18 horas e, sim, uma viagem de avião é bem mais rápida, mas não tão bonita e memorável como a deste comboio, que lhe permite ver cantos da Turquia que, de outra forma, nunca conheceria.

Atualmente, a viagem começa com cerca de quarenta e cinco minutos a viajar para fora dos limites de Istambul e Gebze, chegando ao primeiro local incrível: a Baía de Izmit. Depois, passa pela adorável planície Sakarya, até que a paisagem muda drasticamente em Arifye, quando as regiões montanhosas começam a marcar as vistas. Então, o comboio segue para Eskişehir, passando por muitos desfiladeiros impressionantes e depois chega a Anatólia.

Já de manhã, os viajantes chegam à capital da Turquia, Ancara, onde o comboio muda de locomotiva elétrica para diesel e faz uma pequena pausa, continuando o percurso até Kırıkkale e depois para Kayseri.

O segundo intervalo desta viagem acontece em Sivas, após o qual a rota se torna excecional devido ao terreno montanhoso em redor. Após uma subida constante em direção às terras altas da Arménia, ainda há tempo para uma última pausa, em Erzurum, prosseguindo caminho até ao destino final: Kars, já ao cair da noite.

Eastern Express: uma viagem histórica

turquia

Fonte: Pixabay/Javiermirapeidro

A construção do Eastern Express começou em 1924, e em 1927 chegou a Kayseri, continuando a fazer cada vez mais quilómetros, até chegar a Sivas em 1930 e Çetinkaya em 1936, ano em que se fez a primeira travessia noturna e que ocorreu a leste de Ankara, em 1936, num total de 1944 quilómetros, com destino a onze capitais provinciais.

No final desta década, as ferrovias haviam atingido a sua idade de ouro, passando o comboio a percorrer 2846,2 quilómetros de linhas já concluídas. Mas apenas em 1962 é a famosa linha de comboio viajou todo o caminho para Kars.

Um fenómeno social chamado Eastern Express

turquia

Fonte: Pixabay/twalmedia

À medida que as referências a esta viagem foram proliferando nas redes sociais, foi aumentando, consideravelmente, o interesse pelo seu percurso. De tal forma que, atualmente, é costume tirar fotos segurando as placas nas carruagens mostrando a rota, ou até mesmo decorar os compartimentos com luzes de Natal, velas e balões, dependendo da época do ano.

Em 2017, cerca de 300 mil pessoas fizeram a viagem a bordo do Eastern Express, o que corresponde a um aumento de 40% em relação ao ano anterior.

Se procura uma viagem diferente e única, então, entre a bordo do Eastern Express e não se vai arrepender!

Veja também: