Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Tiago Moreira
Tiago Moreira
08 Mai, 2018 - 14:58

Editor de fotos online grátis: 4 que vai querer conhecer

Tiago Moreira

Se tem problemas de memória no computador ou smartphone, talvez deva optar por um editor de fotos online grátis. Descubra as 4 melhores opções.

Editor de fotos online grátis: 4 que vai querer conhecer

Se tem problemas de armazenamento no telemóvel ou no computador, um editor de fotos online grátis talvez seja a opção ideal para si. Estes sites de edição são uma alternativa à instalação de programas como o Adobe Photoshop ou Lightroom.

Além de ser gratuito – algo que não acontece com a maioria dos programas de edição de imagem – um editor de fotos online grátis permite-lhe minimizar o uso de alguns recursos, como a RAM e o armazenamento nos seus gadgets.

Qual o melhor editor de fotos online para si?

editar fotos online

Pixlr

O Pixlr é um excelente editor de fotos online grátis, pois oferece ao utilizador uma série de ferramentas premium semelhantes às de programas profissionais.

Ao contrário de outros editores, que apenas nos oferecem uma série de filtros pré-definidos, o Pixlr permite-nos usufruir de ferramentas como clone stamp, layers e ferramentas de secção.

O único lado negativo é que utiliza tecnologia flash – em detrimento de HTML5 – e, por isso, obriga a que o browser esteja preparado para esse efeito.

Fotor

O Fotor é outra excelente alternativa para os utilizadores que não estão dispostos a pagar uma pequena fortuna por um software de tratamento de imagem. Este editor de fotos online grátis tem, além da versão web, uma versão software que pode ser instalada no computador.

Apesar de oferecer ferramentas excelentes que, de forma intuitiva, nos permitem dar um toque especial às nossas fotos, o Fotor é uma plataforma freemium e algumas das funcionalidades apenas ficam disponíveis mediante pagamento.

Tal como o Pixlr, o Fotor funciona com base em Flash e tem, também, o inconveniente das fotografias não poderem ultrapassar os 8MB de tamanho total.

editor de fotos

PiZap

O PiZap é um editor de fotos online gratuito pensado para contribuir para a nossa presença nas redes sociais. Além de várias alternativas de filtros, stickers e emojis, o PiZap permite editar as imagens segundo os tamanhos standard das redes sociais, preparando-as automaticamente para serem publicadas, por exemplo, como capa de Facebook.

Quando terminar o processo de edição, o PiZap permite-lhe exportar as suas imagens diretamente para as principais redes sociais ou, caso pretenda fazer isso mais tarde, guardar os ficheiros diretamente na Dropbox ou no Google Drive.

Tal como o Fotor, este editor de fotos online grátis tem uma versão premium, que desbloqueia algumas funcionalidades. Ao contrário de outras opções, o PiZap não necessita de ter o Flash instalado, uma vez que este software funciona com HTML5.

SumoPaint

O último editor de fotos online grátis que lhe apresentamos é o SumoPaint. Entre todas as alternativas que vai encontrar disponíveis na Internet, esta é provavelmente uma das mais poderosas, uma vez que tem quase as mesmas funcionalidades que o Photoshop.

Trata-se de um programa bastante complexo que vai muito além da típica aplicação de um filtro e, se está a pensar utilizar esta ferramenta, deverá ter alguns conhecimentos base no que diz respeito à manipulação de imagem.

O SumoPaint também é um programa freemium, no qual os utilizadores podem pagar para desbloquear algumas opções e ferramentas.

Veja também: