Pedro Martins
Pedro Martins
24 Set, 2019 - 12:00

Embraiagem dura: o que significa, cuidados a ter e como resolver

Pedro Martins

Uma embraiagem dura é sinal de que algo se passa. Explicamos-lhe como pode prolongar a vida útil da embraiagem e evitar despesas extra.

embraiagem

Uma embraiagem dura requer atenção por parte do condutor. A embraiagem é um conjunto de peças imprescindíveis em carros de transmissão (ou caixa) manual, que se encarrega da passagem de potência às rodas. Existem diversas causas para uma embraiagem dura, que podem estar relacionadas com utilização excessiva ou inadequada, fim de vida do conjunto ou eventual defeito de componentes. O tempo de vida útil normal de um kit de embraiagem pode variar muito consoante a utilização mas a média apontada pelos fabricantes é de 150.000 km.

Sinais de uma embraiagem desgastada

O pedal da embraiagem com pisar duro pode significar que o próprio cabo (nos carros que ainda usam cabo de embraiagem) pode estar a chegar ao fim e em risco de se partir. Quando há dificuldade em trocar de mudança, pode significar que a embraiagem está em fim de vida útil ou estar a ficar queimada. 

Se o pedal de embraiagem estive duro e sentir vibração ou que a embraiagem está a “patinar”, é sinal de que deve visitar a oficina assim que puder para reparação ou substituição. Quando arranca com o automóvel e este só inicia marcha quando larga o pedal da embraiagem muito acima, é muito provável que o nível de desgaste já seja adiantado.

embraiagem dura

Cuidados a ter

É certo que o desgaste da embraiagem é inevitável, pois é dessa forma que o conjunto de componentes cumpre a sua função. Mas existem alguns cuidados que podemos ter para usufruirmos mais do automóvel e retardarmos a ida à oficina e despesas extra.

  • Não descansar o pé sobre o pedal da embraiagem, pois isto implica desgaste prematuro do disco, além do aquecimento e consequente ineficácia no funcionamento.
  • Não largar o pedal da embraiagem repentinamente e evitar a engrenagem de mudanças bruscas.
  • Iniciar a marcha do veículo em primeira mudança e trocar as seguintes obedecendo à ordem natural da caixa de velocidades.
  • Não circular a baixa velocidade com a transmissão engrenada em mudanças altas. A maioria dos carros novos já apresentam sistemas que indicam qual a mudança correta a adotar. Ao engrenar as mudanças nas alturas adequadas, estamos a contribuir para diminuir o consumo de combustível e o desgaste dos componentes.
  • Não pressionar o pedal da embraiagem quando o carro está parado, evitando esforço das peças envolvidas.
  • Privilegiar a utilização do travão de mão nos arranques em subidas. Apesar da insistência no domínio do ponto de embraiagem por parte de muitos condutores, usar o travão de mão acaba por revelar-se mais sensato e um contributo para a vida útil do kit de embraiagem.

Como resolver o problema da embraiagem dura

Além de seguir os nossos conselhos acima descritos para evitar problemas em utilização habitual, há momentos em que é inevitável a substituição do kit de embraiagem, tarefa que deve sempre ficar a cargo de especialistas em manutenção automóvel, como Feuvert, Midas ou Norauto, por exemplo, ou no concessionário da marca.

Para prolongar a vida da embraiagem, os condutores mais exigentes podem trocar aqueles componentes por outros mais resistentes. Existem peças de embraiagem em materiais mais resistentes, em kevlar ou carbono, por exemplo, que podem ser uma alternativa, embora dispendiosa. Normalmente, adequam-se a automóveis desportivos ou com utilização intensiva, como em cidade ou com atrelados pesados.

Quanto custa trocar uma embraiagem?

Os preços dos conjuntos de embraiagem são um mundo, pois dependem do fabricante das peças, da marca do automóvel e do próprio concessionário onde se fizer a manutenção ou instalação. É possível encontrar embraiagens por valores inferiores a 100€ para carros mais baratos mas uma troca por técnicos especializados em estabelecimentos profissionais de manutenção automóvel pode rondar os 400€ ou 500€. E há que entender que a embraiagem para um carro citadino é diferente da que encontramos num desportivo de marcas conceituadas. E algumas embraiagens podem custar, por exemplo, cerca de 2.000€.

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