David Afonso
David Afonso
11 Set, 2019 - 11:43
Sabe usar a embraiagem do seu carro corretamente? Evite estes 7 erros!

Sabe usar a embraiagem do seu carro corretamente? Evite estes 7 erros!

David Afonso

Quando lhe perguntam se sabe usar a embraiagem, qual é a sua resposta? Descubra neste artigo tudo o que precisa de saber sobre o tema.

O artigo continua após o anúncio

Sabia que um mau uso da embraiagem do seu carro pode levar a problemas que levam a despesas indesejadas? No artigo de hoje vamos deixar-lhe algumas dicas para que evite alguns dos erros que se cometem a conduzir por não sabermos usar a embraiagem corretamente.

Tal como outro qualquer componente do automóvel, a embraiagem também requer atenção por parte dos condutores. Já agora, sabe o que é a embraiagem?

O que é a embraiagem?

pedais do carro

A embraiagem é o mecanismo de ligação entre o motor e a caixa de velocidades. A sua única função é permitir transmitir a rotação do volante do motor às engrenagens da caixa de velocidades, e que por sua vez, transfere essa rotação para o diferencial através do eixo. Esta é a rotação que vai possibilitar a circulação e condução do carro.

No fundo, a embraiagem foi concebida para “meter o carro a mexer”. É ela que garante uma condução mais fácil, confortável e a alternância das mudanças de velocidade. No entanto, para que o veículo circule é necessário que saiba usar a embraiagem de forma eficiente. Porque apesar de ser robusta, continua a ser um componente sensível.

Mas, a embraiagem é apenas utilizada em caixa de velocidades manual, certo?

Sim. No caso de um veículo com caixa de velocidades normal é necessário que o condutor vá alterando as mudanças na caixa de velocidades para circular corretamente nas estradas. Todos os automóveis com caixa de velocidades manual têm três pedais – acelerador, travão e embraiagem – e o condutor deve saber quando utilizar o sistema de transmissão, para que este leve a potência do motor para as rodas a partir do encaixe da mudança correspondente.

Com efeito, conheça agora 7 erros comuns dos condutores ao usar a embraiagem!

7 erros comum ao usar a embraiagem

1. Ligar o carro em ponto morto

Antes de ligar o seu carro, deve confirmar se está em ponto morto. Ao mesmo tempo, convém que tenha o pé em cima da embraiagem e do acelerador, mas sem pisar fundo nos pedais. Só quando for colocar a primeira velocidade é que deve pisar a embraiagem e depois ir tirando o pé suavemente enquanto acelera. Este passo não faz lembrar a primeira aula de condução que teve?

2. Conduzir com o pé na embraiagem

pe na embraiagem

A embraiagem só deve ser usada para trocar de velocidade e nunca como um recurso à condução. E qual é o motivo de estarmos a referir este ponto? Porque quando se conduz em velocidade é bastante comum usar a embraiagem. Contudo, esta só deve ser utilizada quando observa a regressão da velocidade no velocímetro e vai trocar de mudança. Este vício de condução pode ter consequências negativas para a segurança do automóvel e para o sistema de transmissão.

O artigo continua após o anúncio

3. Usar a embraiagem em velocidade

Nós não dissemos? O condutor deve ter disciplina para acioná-la apenas no momento certo em que fizer a troca de velocidade. Nunca como recurso para ganhar velocidade.

4. Desligar o carro com a mudança engatada

Quando desligar o veículo nunca o faça com uma mudança engatada. O correto é manter o pedal da embraiagem em baixo para tirar a mudança para ponto morto até desligar o carro. Assim que o motor desligar, deve retirar o pé da embraiagem e travar o carro com o travão de mão.

5. Mude de velocidade de forma progressiva

mudanças

Mude as mudanças de forma progressiva e respeite a sequência. Evite, por exemplo, passar da segunda para a quarta velocidade (e vice-versa). O ideal é seguir a sequência! Da primeira para a segunda, da segunda para a terceira e assim sucessivamente. Referir que esta lógica também se aplica à aceleração como à desaceleração. Ao seguir a sequência de velocidades garantirá que as peças da embraiagem funcionam corretamente, além de consumir menos combustível.

6. Nunca arranque numa velocidade que não a primeira

Se iniciar a marcha do seu carro em segunda velocidade, está a desgastar a embraiagem do seu carro sem necessidade. Lembre-se que o arranque deve sempre ser feito em primeira. As mudanças estão numeradas exatamente por isso mesmo. A sua ordem deve ser respeitada e seguem a sequência lógica para que possa conduzir em velocidade e em segurança.

7. Rever a embraiagem periodicamente

Sempre que realizar a revisão do seu carro, certifique-se que avalia o estado da sua embraiagem. Neste caso, o erro não está “propriamente” no uso, mas sim no cuidado de manter o seu carro nas condições ideais para conduzir. Muitos condutores apenas verificam o estado global do carro e não prestam atenção aos pequenos detalhes. Por isso, se o fizer, acredite que estará a poupar no futuro.

Com efeito, e agora, se lhe perguntarem se sabe usar a embraiagem corretamente, qual seria a sua resposta? Lembre-se sempre que a reparação de uma embraiagem não é barata. Depende dos modelos, marcas, do tipo de reparações a realizar, enfim…uma série de preocupações que não têm de o ser se evitar estes erros.

Veja também
Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp