Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Inês Silva
Inês Silva
23 Out, 2020 - 12:27

Empregos verdes: conheça o conceito e a sua importância

Inês Silva

Se já ouviu falar em empregos verdes, mas não compreende totalmente o conceito, continue a ler e saiba aqui do que se trata.

grupo de pessoas a segurar planta em representação de empregos verdes

O ambiente é, desde alguns anos, uma área de interesse e preocupação global. A sua preservação é defendida por muitos, descobrindo-se vários setores do mercado de trabalho que proporcionam a criação dos chamados empregos verdes.

Este tipo de emprego será aquele cuja atividade tem origem a partir do ambiente e que permite uma melhor qualidade de vida e uma melhor relação com a natureza. Mas será a criação de emprego verde extensível a todas as áreas?

De acordo com o estudo “Ambiente e Emprego”, julho de 1999, realizado pelo Centro Interdisciplinar de Estudos Económicos (CIDEC), o ambiente representa uma área de atividade em crescente dinamismo, pelo que deve ser objeto continuado acompanhamento na perspetiva da formação e emprego. Caso contrário, podem acontecer

“ruturas ao nível dos recursos humanos, com impactos sérios na produtividade dos investimentos a efetuar”.

Empregos verdes: o que são, vantagens e principais setores de atividade

O que são?

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), os empregos verdes serão aqueles que reduzem

“o impacto ambiental de empresas e de setores económicos para níveis que sejam pelo menos sustentáveis”.

Resumidamente, são empregos que, por exemplo:

  • Protegem os ecossistemas e a biodiversidade;
  • Reduzem o consumo de energia, materiais e água através de estratégias de elevada eficiência;
  • Contribuem para a adaptação às mudanças climáticas;
  • Minimizam ou evitam todas as formas de poluição ou produção de resíduos.

Ainda de acordo com a OIT,

“os empregos verdes podem ser criados em todos os setores e empresas, em áreas urbanas ou rurais, do trabalho manual a qualificado e em todos os países independentemente do nível de desenvolvimento”.

Este conceito implica a transformação das economias, empresas, ambientes de trabalho e mercados laborais em direção a uma economia sustentável.

Quais as vantagens?

O emprego verde tem como principal vantagem o impacto positivo na economia e na preservação do ambiente, mas podemos nomear mais algumas:

Representam um excelente investimento

Proteger a biodiversidade e os recursos naturais significa também criar emprego, hoje e para o futuro. Há um enorme potencial de criação e manutenção de empregos em todo o mundo através de uma gestão ambiental sustentável.

A economia circular, que propõe reutilizar, reparar ou reciclar, é também uma fonte de criação de empregos verdes, além de reduzir os resíduos, economizar energia e contribuir para evitar danos irreversíveis no planeta.

Promovem a economia local

Apostar numa economia verde é fazer prosperar a economia das comunidades locais. Pois estas atividades produzem, essencialmente, para satisfação de necessidades locais ou nacionais.

Contribuem para um futuro de energia 100% limpa

Com a redução do consumo de energia e a transição de combustíveis fósseis para uma energia 100% limpa, estes empregos beneficiam a saúde do planeta e a saúde económica das sociedades.

Empregos verdes e os principais setores de atividades

Como já referido acima, a criação de emprego verde pode acontecer em qualquer área ou setor de atividade.

Nas áreas tradicionais, podemos associar o ambiente a áreas como o Direito Ambiental, Agricultura Biológica e as vertentes macrobiótica, vegetariana ou “slow food” da Cozinha e Restauração.

Temos também a área do Comércio, as Forças de Segurança direcionadas para o crime ambiental, o Jornalismo e o Marketing ambiental.

Podemos, ainda, pensar como novidade a Arquitetura direcionada para a integração paisagística e redução de energia e resíduos, Sistemas de Informação ligados à despoluição e controlo de emissões, o Ecodesign que comtempla o ciclo de vida dos objetos, as profissões relacionadas com a triagem de resíduos e compostagem, a Engenharia Civil Ambiental, a Sociologia e a Psicologia do Ambiente.

Naturalmente, vão surgir novas profissões como consequência da economia verde e outros vão ser mantidos com adaptações à nova realidade.

No entanto, os principais setores com potencial de criação de empregos verdes são:

Energia

As energias renováveis criaram mais de 500 mil novos empregos no mundo, em 2017, e estima-se que atualmente dão trabalho a mais de 10 milhões de pessoas.

Agricultura

O mercado da agricultura biológica continua a crescer mundialmente. Nos Estados Unidos, o maior mercado mundial, a venda de alimentos orgânicos aumentou 6,4%, em 2017, e na Europa, o crescimento foi de 10,5%.

Design

Tendo em conta as políticas de reciclagem e reutilização e a consciência ecológica de muitos consumidores, o Design Ecológico tem cada vez mais seguidores.

Turismo

Numa sociedade cada vez mais consciente da saúde ambiental, o ecoturismo é uma tendência em expansão. Este setor gera empregos relacionados com atividades como a criação de experiências de aventura, a elaboração de trilhos naturais, turismo rural, etc.

Transporte

Muitos países já adotaram medidas para reduzir drasticamente as emissões de CO2 dos transportes, abrindo oportunidades de trabalho nos setores do veículo elétrico e do transporte público.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].