Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
14 Mai, 2019 - 10:49
As 20 empresas mais atrativas para trabalhar em Portugal

As 20 empresas mais atrativas para trabalhar em Portugal

Catarina Milheiro

Se está à procura de emprego ou chegou a altura de mudar de trabalho, saiba quais são as empresas mais atrativas para trabalhar em Portugal.

O artigo continua após o anúncio

Para a geração millennial, conciliar o emprego com a vida pessoal é um aspeto que tem uma elevada importância durante o período da procura de emprego. Esta é uma das conclusões do estudo Randstad Employer Brand Research que revela ainda quais as empresas mais atrativas para trabalhar em Portugal.

A verdade é que todos ambicionamos trabalhar em empresas que tenham alguma reputação perante o mercado, dado que a essa reputação estão ligados uma série de fatores positivos. Falamos de uma boa remuneração, acesso a vários tipos de benefícios, como seguros de saúde, ginásios ou até mesmo a salas de descanso, e ainda a flexibilidade no que diz respeito aos horários de trabalho.

A geração millennial valoriza cada vez mais o equilíbrio entre a sua vida profissional e a vida pessoal e, por isso mesmo, na hora de selecionar as melhores empresas para trabalhar, a reputação que estas têm perante o mercado pode ser um fator decisivo.

O estudo anual da Randstad, intitulado de Randstad Employer Brand Research revela que a reputação das empresas conta realmente para os atuais e futuros colaboradores, sendo que a maioria dos inquiridos (92%) antes de enviar uma candidatura, admite investigar a reputação das empresas para saber com o que contar.

As 20 empresas mais atrativas para trabalhar em Portugal

Quando o assunto é a procura de informação sobre as empresas e respetivas oportunidades de emprego, os millennials são aqueles que mais optam por recorrer ao Linkedin (50%), enquanto a geração Z (entre os 18 e os 24 anos), tem preferência pelo Facebook para realizar esta pesquisa (42%) .

Além disso, enquanto que para os millennials portugueses se manterem fiéis à empresa onde trabalham precisam de sentir um bom ambiente no local de trabalho (43%), para a geração Z, é mais importante ganhar experiência (35%). O que significa que, uns valorizam o bem-estar no seu dia-a-dia, e outros dão prioridade à capacidade que as empresas têm de criar as condições necessárias para um bom programa de treino.

Saiba o que valorizam os trabalhadores nas suas carreiras >>

Nos lugares cimeiros da lista de empresas mais atrativas para trabalhar em 2019, estão a Microsoft, a TAP e a farmacêutica Hovione. Estes resultados não são uma novidade, com o top 3 a manter-se inalterado face ao ano anterior. No entanto a Farftech, Ikea e os Hotéis Real passaram a fazer parte do top 20.

O artigo continua após o anúncio

Tendo em conta o estudo da recrutadora, as 20 empresas mais atrativas para trabalhar em Portugal são:

  1. Microsoft;
  2. TAP;
  3. Hovione;
  4. ANA – Aeroportos de Portugal;
  5. Siemens
  6. Delta
  7. Nestlé
  8. Farfetch;
  9. Banco de Portugal;
  10. RTP – Rádio e Televisão de Portugal;
  11. Fujitsu Technology Solutions;
  12. OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal;
  13. Ikea Portugal;
  14. Lusíadas Saúde;
  15. Hospital da Luz;
  16. Nokia;
  17. Bosch Termotecnologia;
  18. Volkswagen autoeuropa;
  19. Pestana Hotel Group;
  20. Hotéis Real.

O que leva estas empresas a estarem entre as mais atrativas?

Em questão estão os benefícios e salários atrativos, o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional que permitem aos colaboradores manter a capacidade de progressão na carreira, um bom ambiente de trabalho e ainda o facto de permitirem aos colaboradores sentirem-se estáveis e seguros do seu emprego.

Importa ainda salientar que o Randstad Employer Brand Research é um estudo realizado anualmente com o intuito de avaliar a perceção de mais de 200 mil inquiridos sobre a atratividade das empresas em 32 países.

Em Portugal, a recrutadora distingue as empresas mais atrativas para trabalhar com base na perceção que os portugueses têm delas.

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp