Catarina Mesquita
Catarina Mesquita
24 Mai, 2018 - 08:56
Retenção de talentos: 7 formas de manter os colaboradores na empresa

Retenção de talentos: 7 formas de manter os colaboradores na empresa

Catarina Mesquita

Não se pode deixar fugir trabalhadores que mostram competências de excelência e dão tudo pela camisola que vestem. Saiba, pois, como fazer retenção de talentos.

O artigo continua após o anúncio

Quando pensamos em retenção de talentos, devemos ter em consideração que para se manter os diversos profissionais envolvidos de facto nas tarefas da empresa, tem de se levar a cabo um trabalho de motivação, fazendo-os sentir valorizados e que realmente importam no dia a dia do local onde trabalham. Saiba como reter talento e motivar, tendo em consideração que a gestão de talentos deverá ser uma prioridade para as organizações, tendo assumido uma enorme importância na gestão organizacional.

Fazer retenção de talentos significa, então, manter os melhores profissionais na empresa, para que a organização obtenha vantagens por ter esse talento e para que esses trabalhadores consigam realizar as suas funções da melhor forma possível.

Retenção de talentos: o que é necessário?

 
retenção de colaboradores

1. Passar uma imagem positiva da empresa

Para conseguirem atrair talentos, as empresas devem assegurar a transmissão de uma imagem positiva da organização, tornando-se atrativas para as pessoas que pretende cativar. Assim, é necessário que a organização trabalhe na sua marca e na forma como esta é transmitida no mercado.

2. Demonstrar as mais-valias da empresa

É importante demonstrar o que de melhor a empresa tem a oferecer para que os trabalhadores com talento tenham interesse nela e na posição, vontade de ingressar ou de se manterem numa dada posição.

3. Apresentar um bom ambiente organizacional

A empresa deve desenvolver e também implementar ferramentas de gestão que conduzam à criação de condições favoráveis de trabalho e de ambiente organizacional.

4. Oferecer formação contínua

Os trabalhadores competentes querem ter a oportunidade de desenvolver novos conhecimentos e competências de forma contínua. Por isso, a empresa deve disponibilizar essa formação.

5. Desafiar os talentos

Os talentos de uma organização devem ser constantemente desafiados, sendo-lhes atribuídas novas funções, ou funções em evolução, para que se sintam valorizados e em crescimento dentro da empresa.

6. Remunerar de forma justa e reconhecer

Todos os trabalhadores que se empenham e mostram talento, gostam de ver a recompensa do seu trabalho. Desta forma, devem ser remunerados de forma justa e adequada às suas capacidades. Paralelamente, as empresas devem fazê-los sentir que o seu trabalho e empenho são reconhecidos.

O artigo continua após o anúncio

7. Haver uma boa comunicação entre a administração e trabalhadores

Os trabalhadores com talento necessitam de compreender as expectativas da administração em relação ao seu trabalho e funções, para que tenham uma ideia clara de serão avaliados.

Estas são diversas formas muito importantes para se levar a cabo a retenção de talentos. Não deixe escapar talento!

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp