Quando pensamos em retenção de talentos, devemos ter em consideração que para se manter os diversos profissionais envolvidos de facto nas tarefas da empresa, tem de se levar a cabo um trabalho de motivação. Assim, é importante fazê-los sentir valorizados e que realmente importam e fazem a diferença no dia a dia do local onde trabalham.
Há cada vez mais empresas a debaterem-se com a escassez de recursos humanos, tendo dificuldades em reter as novas gerações. Para os jovens mais qualificados, o salário por si só já não é suficiente para aceitar ou manter um emprego.
Ora, o bem-estar, equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, mobilidade nas funções, comunicação digital, flexibilidade de horário e bolsa de benefícios, são alguns dos requisitos procurados.
Fazer retenção de talentos significa, então, manter os melhores profissionais na empresa, para que a organização obtenha vantagens por ter esse talento e para que esses trabalhadores consigam realizar as suas funções da melhor forma possível. No entanto, para que isto aconteça, é importante definir estratégias e criar medidas que funcionem como motivadoras do bem-estar e autoestima dos colaboradores.
A importância de reter talentos

Reter talento não pode significar despesa, mas sim investimento, pois há inúmeros benefícios associados, quer para a empresa ou quer para quem lá trabalha.
Quando existe uma retenção efetiva de talento, a empresa irá operar com mais qualidade, visto que a equipa de trabalho será a melhor possível para executar determinada tarefa ou função, o que será também favorável para potenciar as operações frente à concorrência.
Além disso, os colaboradores vão sentir-se mais valorizados, produzindo mais e com melhor qualidade.
RETENÇÃO DE TALENTOS: O QUE É NECESSÁRIO?
Saiba como reter talento e motivar, tendo em consideração que a gestão de talentos deverá ser uma prioridade para as organizações e que assume uma enorme importância na gestão organizacional.
Passar uma imagem positiva da empresa
Para conseguirem atrair talentos, as empresas devem assegurar a transmissão de uma imagem positiva da organização, tornando-se atrativas para as pessoas que pretende cativar. Assim, é necessário que a organização trabalhe na sua marca e na forma como esta é transmitida no mercado.
Demonstrar as mais-valias da empresa
É importante demonstrar o que de melhor a empresa tem a oferecer para que os trabalhadores com talento tenham interesse nela e na posição, vontade de ingressar ou de se manterem numa dada posição.
Apresentar um bom ambiente organizacional
A empresa deve desenvolver e também implementar ferramentas de gestão que conduzam à criação de condições favoráveis de trabalho e de ambiente organizacional.
Oferecer formação contínua
Os trabalhadores competentes querem ter a oportunidade de desenvolver novos conhecimentos e competências de forma contínua. Por isso, a empresa deve disponibilizar essa formação.
Desafiar os talentos
Os talentos de uma organização devem ser constantemente desafiados, sendo-lhes atribuídas novas funções, ou funções em evolução, para que se sintam valorizados e em crescimento dentro da empresa.
Incluir flexibilidade no trabalho
Reter talentos numa empresa implica gerir recursos humanos de uma forma flexível. Assim, neste tipo de gestão, os colaboradores são tratados como indivíduos e sentem que, por parte da empresa, é feito um esforço para acomodar os estilos e as necessidades pessoais.
Por exemplo, poder usufruir de um horário flexível para trabalhar ou até executar tarefas a partir de casa para melhor conciliar as responsabilidades profissionais e pessoais, vai reduzir o stress e contribuir para o bem-estar do colaborador, motivando-o para o trabalho.
Remunerar de forma justa e reconhecer
Todos os trabalhadores que se empenham e mostram talento, gostam de ver a recompensa do seu trabalho. Desta forma, devem ser remunerados de forma justa e adequada às suas capacidades. Para além disso, as empresas devem fazê-los sentir que o seu trabalho e empenho são reconhecidos.
Compensações para além do salário
Já ouviu falar, com certeza, no salário emocional. Pois bem, este é constituído por compensações que, não sendo monetárias, podem contribuir para o bem-estar dos colaboradores.
Seguros de saúde, inscrições em ginásios, atividades durante as férias escolares para os filhos dos trabalhadores ou cheques-desconto são alguns exemplos destas compensações.
Haver uma boa comunicação entre a administração e trabalhadores
Os trabalhadores com talento necessitam de compreender as expectativas da administração em relação ao seu trabalho e funções, para que tenham uma ideia clara de serão avaliados.
Estas são diversas formas muito importantes para se levar a cabo a retenção de talentos. Não deixe escapar talento!
As 25 melhores empresas para trabalhar em Portugal
A Exame realiza todos os anos o ranking “Melhores Empresas para trabalhar”. Esta iniciativa pretende “distinguir as organizações que, tendo um bom clima organizacional, se destacam pela sua atitude responsável perante os seus colaboradores e a sociedade”.
Estas empresas podem, assim, ser consideradas organizações que apostam nos colaboradores e na retenção de talento. Conheça o Top 25:
- Edge – Tecnologias de Informação e Comunicação
- Estoril Sol Digital, Online Gaming Products and Services. S.A. – Tecnologias de Informação e Comunicação
- Blip – Tecnologias de Informação e Comunicação
- YKK Portugal – Indústria e Agricultura
- Hotel Ritz – Hotelaria e Restauração
- Crédito Agrícola Seguros – Banca, Seguros e Serviços Financeiros
- Zome – Imobiliário
- Grupo José Pimenta Marques – Indústria e Agricultura
- Konica Minolta Portugal – Comércio e Retalho
- Sector Interactivo – Atividades Administrativas e dos Serviços de Apoio
- SÓ BARROSO – Comércio e Retalho
- Unbabel – Tecnologias de Informação e Comunicação
- Milestone Consulting – Tecnologias de Informação e Comunicação
- Teleperformance – Atividades Administrativas e dos Serviços de Apoio
- Kualitytribe, Consultoria Informática Lda – Consultoria e Outros Serviços Similares
- IT People – Tecnologias de Informação e Comunicação
- Maxfinance – Banca, Seguros e Serviços Financeiros
- HILTI Portugal – Comércio e Retalho
- SAP Portugal – Tecnologias de Informação e Comunicação
- Bresimar Automação – Comércio e Retalho
- LBC – Consultoria e Outros Serviços Similares
- PHC Software – Tecnologias de Informação e Comunicação
- Premium Minds – Tecnologias de Informação e Comunicação
- 7Graus – Tecnologias de Informação e Comunicação
- Servdebt GrouP – Banca, Seguros e Serviços Financeiros