Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
19 Jan, 2023 - 13:00

8 perguntas prováveis numa entrevista de emprego de informática

Catarina Milheiro

Saiba quais são as perguntas mais prováveis numa entrevista de emprego de informática e prepare-se!

aula de informática

Com os avanços tecnológicos, há também um aumento na procura por profissionais que compreendam tudo aquilo que está relacionado com a informática.

Por isso mesmo, os processos de recrutamento para posições ligadas à área da informática podem envolver a realização de testes específicos, para além das perguntas incontornáveis na entrevista. Afinal, o objetivo é encontrar profissionais altamente competentes para cada função.

Se vai agora ter uma entrevista de emprego de informática, esteja a contar que lhe façam perguntas sobre a sua formação e competências técnicas: como programas que conhece, certificados que possui e linguagens de programação com que trabalha.

Fique connosco e saiba tudo.

As 8 perguntas mais comuns numa entrevista de emprego de informática

Independentemente da área para a qual se candidata, é crucial que se prepare sempre antes de conversar com o recrutador. Contudo, na área da informática há algumas questões que são incontornáveis.

Assim, antes de uma entrevista de emprego de informática deve certificar-se de estudar muito bem a empresa e a função para a qual se candidatou – visualizar o site é, normalmente, um bom ponto de partida.

Depois, há que ter em mente que durante a entrevista poderão surgir algumas questões fáceis de prever e outras que o podem apanhar totalmente desprevenido.

Para além disto, saiba que neste tipo de entrevistas a maioria das perguntas são técnicas. O que significa que deve preparar-se muito bem para estar à altura.

Por isso, para que tenha a resposta na ponta da língua e não seja apanhado de surpresa ou se engasgue na hora de responder ao recrutador, tente prevenir-se, levando já respostas minimamente estudadas.

alunos na aula de informática
1

O que lhe despertou interesse nesta posição?

O objetivo desta pergunta numa entrevista de emprego de informática é perceber quais são as preferências do candidato e determinar melhor o seu perfil.

No fundo, trata-se de perceber se as habilidades e experiências previamente observadas no currículo vão ao encontro daquilo que a empresa procura.

Por exemplo: se a vaga for para um desenvolvedor de web, é crucial demonstrar interesse por linguagens como CSS e JavaScript até.

2

Que certificados tem?

Esta é uma das perguntas mais prováveis neste tipo de entrevistas de emprego. E para uma resposta à altura, deve informar o recrutador sobre os seus conhecimentos técnicos e os respetivos níveis de aptidão.

Por exemplo: cursos online que tenha feito, formações presenciais, pós-graduação ou mestrado e até workshops. As opções podem ser várias. O importante é que consiga comprovar com clareza que sabe funcionar com um determinado programa ou linguagem.

3

Como atualiza os seus conhecimentos?

Presente na maioria das entrevistas, esta questão serve para o recrutador perceber se o candidato é interessado e se é proativo e faz questão de acompanhar as tendências.

Para responder com eficácia, basta que seja sincero e que explique como se coloca a par do mercado na sua área de trabalho: se através de webinars, websites, cursos ou workshops, por exemplo.

4

Com que linguagem de programação se sente mais confortável?

Se esta pergunta surgir, é extremamente importante que responda tendo sempre em mente os requisitos da vaga em questão. Ou seja, deve referir algumas linguagens que estão mencionadas no anúncio ou que por norma, fazem parte daquela função.

No caso de se sentir à vontade com mais linguagens de programação do que as que são necessárias, pode aproveitar também para as mencionar – são sempre pontos a favor.

5

Enquanto fazia testes encontrou um bug desconhecido. O que faria nesta situação?

Numa entrevista de emprego de informática, este tipo de perguntas é bastante frequente. Porque além do candidato ter de demonstrar algum conhecimento técnico, é necessário também desenvolver um pouco mais sobre a sua personalidade – algo que permite ao recrutador conhecê-lo melhor ainda.

Os bugs são bastante comuns na área da informática e encontrá-los é tão importante quanto saber resolvê-los. Por isso, deve demonstrar preocupação em descobrir a origem do problema e encontrar rapidamente uma solução.

6

Como documentaria os códigos ou programas que viesse a realizar?

Ao contrário do que muitas pessoas possam pensar, o desenvolvimento de software também envolve bastante a anotação dos códigos e passos dados na sua construção.

Ou seja, para que não existam problemas quando se tiver que mudar de programador dentro de uma empresa, é necessário que cada um anote bem todos os códigos: de forma clara, concisa e transparente. Só assim será possível manter um software desenvolvido por outro colega.

Esta é uma questão muito importante para todas as empresas – por isso já sabe, esteja atento!

7

O que é XSS? E o que faz para se defender dos ataques?

A verdade é que as questões técnicas podem ser bastante diretas. O recrutador pode querer saber se tem alguns conhecimentos específicos e fazer este tipo de perguntas sobre determinados termos, programas e linguagens especificas.

Neste caso, a pergunta está relacionada com os ataques cibernéticos – algo crucial na área da tecnologia. Saiba responder e refira sempre que a segurança da informação é uma prioridade, explicando o que faria de forma concreta.

8

Como planeia organizar tudo se for contratado para esta função?

Para muitos trabalhos na área da informática, ter boas competências técnicas, organizacionais e fazer um bom planeamento é essencial.

Uma excelente forma para responder a esta pergunta é dar alguns exemplos de situações em que teve oportunidade de organizar e planear com sucesso. Pode ser relacionado com um projeto no emprego anterior, uma atividade num curso de programação ou até outra qualquer que não tenha a ver com tecnologia.

O objetivo é fazer com que tudo corra bem na entrevista de emprego de informática? Então o importante é demonstrar confiança, sabedoria e alguns conhecimentos técnicos e organizacionais.

Tudo irá depender do tipo de vaga para a qual se candidata e do nível de exigência pedido.

Veja também