ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Elsa Santos
Elsa Santos
30 Jul, 2019 - 10:44

Entrevistas de grupo: 12 dicas para superar o desafio

Elsa Santos

As entrevistas de grupo permitem aos recrutadores fazer uma leitura mais rigorosa de cada candidato. Saiba o que fazer.

entrevista de grupo

As entrevistas de grupo, ou dinâmicas de grupo, estão entre as técnicas de recrutamento utilizadas por muitas empresas.

Esta prática ajuda a perceber, por exemplo, a capacidade de trabalho em equipa ou de liderança de cada candidato.

Porém, acarreta uma dose extra de stress para quem é posto à prova. Ainda que seja uma oportunidade de se destacar, isso implica interagir com os outros candidatos, mostrando as suas habilidades e competências, pessoais e profissionais (soft skills e hard skills) de forma ponderada e autêntica, num curto espaço de tempo. Uma prova de fogo.

Com a pandemia de COVID-19, mas também pelo simples facto de o mercado de trabalho ser cada vez mais global e digital, as entrevistas de grupo (assim como as individuais) podem, também, acontecer à distância, online.

Quais as vantagens e as desvantagens destas dinâmicas? O que deve ter em conta para conseguir destacar-se? Explicamos-lhe tudo o que precisa de saber sobre entrevistas de grupo.

EM QUE CONSISTEM AS ENTREVISTAS DE GRUPO?

As entrevistas de grupo, mais corretamente designadas de dinâmicas de grupo são usadas, especialmente, para a seleção de candidatos a cargos de liderança e gestão.

Permitem às empresas observar e avaliar o comportamento em grupo dos candidatos, como comunicam, se relacionam entre si e, ainda, se têm aptidão para a liderança, se sabem trabalhar em grupo e como agem em momentos de stress. Tudo de uma forma simples, rápida e eficaz.

As entrevistas de grupo podem assumir distintas tipologias: podem ser formais, seguindo algumas questões pré-definidas; simples conversas entre candidatos, guiada pelos recrutadores; ou uma mistura das anteriores.

Independentemente do contexto e da forma como são conduzidas, as entrevistas de grupo dão aos candidatos a oportunidade de se destacarem. E esse é mesmo o objetivo. Perceber quem corresponde ao perfil exigido para a vaga.

entrevistas de grupo online

VANTAGENS E DESVANTAGENS PARA OS CANDIDATOS

Para que fique mais clara a importância e utilidade das entrevistas ou dinâmicas de grupo para os candidatos a emprego, vejamos algumas vantagens e desvantagens.

Vantagens

  • Demonstram, mais facilmente, as suas capacidades de interação e comunicação em grupo;
  • Permite apresentar opiniões e soluções (em eventual confronto) testando a sua capacidade de argumentação, liderança, empreendedorismo, criatividade e capacidade de gestão de stress;
  • São procedimentos que revelam grande eficácia, considerando os fatores inerentes, os quais “obrigam” cada candidato a mostrar o que realmente “vale”;
  • É possível ter uma perceção imediata da prestação de cada candidato;
  • As dinâmica de grupo permitem, também, fazer networking, o que é sempre positivo.

Desvantagens

  • Algumas empresas dão explicações superficiais relativamente ao processo, o que não permite ao candidato preparar-se;
  • Nem sempre é dado feedback no final das entrevistas de grupo ou que não permite ao candidato avaliar a sua prestação;
  • Um candidato tímido pode ter dificuldades em destacar-se, mesmo que até seja um profissional mais competente do que outro mais desinibido;
  • Há uma margem de erro que exige a sensibilidade do recrutador.

ENTREVISTAS DE GRUPO ONLINE

A pandemia veio mudar o mundo e, claro, o mercado de trabalho. À semelhança do teletrabalho, os processos de seleção e recrutamento passaram a realizar-se à distância e online. E ainda que não constitua uma prática comum, também as entrevistas de grupo tiveram lugar em plataformas de videoconferência.

Com inquestionáveis diferenças em relação à modalidade presencial, continuam a proporcionar aos candidatos a oportunidade de se destacarem e às empresas resultados claros e seguros já que com a gravação das dinâmicas, em caso de dúvidas, a performance dos participantes pode ser revista e reavaliada as vezes que forem necessárias.

12 DICAS ÚTEIS EM ENTREVISTAS DE GRUPO

1

Pesquise

Antes de qualquer entrevista, deve pesquisar informação sobre a empresa, nomeadamente sobre o seu mercado de atuação, público-alvo, concorrentes, etc. Esse conhecimento vai dar-lhe vantagem permitindo-lhe causar uma boa impressão.

2

Seja pontual


A pontualidade continua a ser um dos primeiros aspetos que destacam a seriedade com que encara o processo, e isso também se aplica caso se trate de uma entrevista online.

Nas entrevistas de grupo, chegar atrasado causa uma má impressão, não só para o entrevistador, mas também para os outros candidatos.

dinâmicas de grupo
3

Relembre dinâmicas anteriores

Caso já tenha participado de outras dinâmicas de grupo, use as informações dessas experiências para identificar atitudes que pode melhorar.

4

Seja participativo

Mostre-se proativo. Se o entrevistador pedir voluntários ou pessoas para liderar uma dinâmica, mostre ofereça-se para falar ou conduzir a dinâmica. Isso vai mostrar a sua motivação e dar-lhe oportunidade de mostrar as suas competências.

5

Use uma comunicação clara e mantenha o otimismo

Pense bem antes de responder a uma pergunta e seja claro ao transmitir as suas ideias. Fale sempre bem de si mesmo, destacando as suas habilidades, mas sem exageros.

Fale com segurança e demonstre firmemente o motivo pelo qual deseja trabalhar na empresa. Lembre-se, ainda, de sorrir e ser educado. A autoconfiança e o otimismo são trunfos importantes.

6

Conheça os seus pontos fortes

O autoconhecimento é uma ferramenta fundamental para a vida de um modo geral e assume um peso especial em contexto de avaliação para emprego. Se você se conhecer bem e souber quais são os seus pontos fortes e aqueles que precisa de desenvolver, poderá usar isso a seu favor.

7

Mantenha a calma

Pode não ser fácil manter-se tranquilo durante uma dinâmica de grupo, onde a carga emocional é elevada. No entanto, o nervosismo pode comprometer totalmente o seu desempenho. Lembre-se por que está ali, relaxe, foque-se no seu objetivo e dê o seu melhor.

8

Vista-se de forma adequada

Seja para uma entrevista individual ou em grupo, a apresentação pessoal é muito importante. Procure vestir-se de forma adequada à linha da empresa. Entre o mais formal ou o mais descontraído, opte sempre sempre por usar roupa adequada à sua postura profissional e evitar qualquer tipo de excesso – decotes, transparências, t-shirts, demasiada maquilhagem ou jeans rasgados, por exemplo.

9

Encontre o equilíbrio entre iniciativa e excesso

Numa dinâmica coletiva é importante encontrar o equilíbrio para se mostrar uma pessoa proativa e participativa, sem forçar qualquer situação para se destacar. Pode parecer complexo, mas basta ter bom senso. Mostre o seu potencial, mas sem prejudicar os outros.

10

Atenção à comunicação verbal e não verbal

Treine as suas habilidades de comunicação. Falar bem e saber expressar-se de forma clara, é essencial para que o entrevistador entenda aquilo que quer dizer. Porém, deve também prestar atenção à sua expressão corporal – gestos, tom de voz e postura – pois, revela muito sobre si.

11

Cuidado ao falar da sua vida pessoal

Mesmo nas entrevistas de grupo, o recrutador pode ter interesse em saber algo relacionado com a sua vida pessoal. Tenha algum cuidado. Preste muita atenção ao que lhe é perguntado e seja breve na resposta, evite pormenores.

12

Seja você mesmo

Prepare-se, seja confiante e assertivo, mas sem deixar de mostrar a sua essência. Tentar vestir um personagem para apresentar exatamente o que a empresa procura é uma atitude insustentável. Você é único e é isso que o distingue de todos os outros.

Use estas dicas a seu favor nas entrevistas de grupo e prepare-se para conseguir o emprego que tanto deseja.

Veja também