Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarine Martins
Catarine Martins
20 Nov, 2019 - 11:30

5 erros após a limpeza de pele que deve evitar

Catarine Martins

Sabia que há erros após a limpeza de pele que a maioria de nós comete? Saiba quais são e evite-os, para uma tez de sonho.

Mulher a fazer limpeza de pele

Apostar numa limpeza de pele, pelo menos de meio em meio ano, é essencial para a saúde da derme. Isto porque, este procedimento estético permite remover células mortas, impurezas e oleosidade, desobstruindo os poros e, claro, purificando a pele.

E sim, não importa se é dona de uma pele oleosa ou seca. Todas as peles necessitam de uma limpeza profunda, de tempos a tempos.

Mas, sabia que há erros após a limpeza de pele que deve evitar? Sim, embora realizar a limpeza de pele seja muito importante para a saúde da tez, a forma como cuidamos dela depois assume, igualmente, crucial importância.

Nesse sentido, reunimos os erros mais comuns para que os possa evitar e ter a pele de sonho, que tanto procura. Confira abaixo.

Os erros após a limpeza de pele que provavelmente anda a cometer

Jovem a aplicar creme para limpeza de pele

1. Usar produtos com ácidos

São muitas as mulheres que incluem ácidos na sua rotina de pele, beneficiando de todas as suas propriedades. Mas, sabia que após uma limpeza de pele deve evitá-los?

É que, embora benéficas, as limpezas de pele fragilizam a derme. E, nesse sentido, é muito importante que, pelo menos nos primeiros três dias, os produtos aplicados sejam calmantes e cicatrizantes, de forma a que a pele recupere o seu viço e, assim, um aspeto bonito e saudável.

Após esse período, já é seguro voltar a usar ácidos e a tirar partido dos seus princípios ativos.

2. Esfoliar a pele

Pode parecer um erro básico mas, acredite, são muitas as pessoas que o cometem. Com efeito, embora esfoliar a pele seja um passo importante numa rotina de cuidados adequados, logo após uma limpeza de pele, deve evitar fazê-lo.

É que, a esfoliação pode agredir a tez, já de si fragilizada pela limpeza. Ou seja, espere pelo menos uma semana, até voltar a esfoliar o rosto.

3. Não usar água termal

Sabia que a água termal tem propriedades calmantes para a pele? Sim, por ser rica em minerais como ferro, selênio, zinco e silício, é uma grande aliada para hidratar e acalmar a tez.

Consequentemente, se não inclui a água termal na sua rotina de beleza, esta é uma boa altura para começar. Até porque, logo após uma limpeza de pele, nada melhor do que a sensação calmante da água termal para nos fazer sentir confortáveis.

Hoje em dia, é possível encontrar águas termais para todos os bolsos, pelo que se tem um orçamento apertado, basta procurar uma no supermercado. Importante é que não deixe de usá-la.

Mulher com pele seca
Não perca Combater a pele seca no inverno: as melhores dicas e produtos

4. Expor-se ao sol

Se quer ficar livre de manchas, despigmentação ou melasma, é crucial que evite expor-se ao sol nas primeiras 48 horas, após a limpeza de pele.

Como já lhe dissemos, este é um procedimento que deixa a tez fragilizada nas primeiras horas. Consequentemente, a exposição solar representa um grande perigo, uma vez que irá agredir a derme, podendo causar-lhe danos irreparáveis.

Assim, mantenha-se longe do sol mas não dispense o protetor (mesmo que seja inverno). É que, o simples facto de andarmos na rua nos deixa expostos aos raios UV. A sua pele irá agradecer.

5. Não hidratar a pele

Todas sabemos quão importante é manter uma rotina de hidratação facial adequada. Mas, logo após a limpeza de pele, a hidratar a tez assume um papel ainda mais preponderante.

Uma vez que a pele está fragilizada pelo procedimento, é aconselhável que a hidrate com um creme com propriedades calmantes e apaziguantes, que vão ajudá-la a recuperar o viço, mais rapidamente.

Depois das primeiras 48 horas, já pode voltar a usar o seu hidratante habitual, de manhã e à noite. Vai ver como terá uma sensação maior de conforto, e como a sua pele ficará ainda mais bonita.

Agora que já sabe quais os erros após a limpeza de pele que não deve mesmo cometer, diga olá a uma pele ainda mais saudável e bonita.

Veja também