Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
01 Ago, 2018 - 12:32

7 erros que comete ao carregar o telemóvel

Luísa Santos

Deixar o telemóvel descarregar? Utilizar o telemóvel enquanto ele carrega? Conheça os vários erros que comete ao carregar o telemóvel para evitá-los.

7 erros que comete ao carregar o telemóvel

Parecem verdades absolutas, passadas de geração em geração, sobre as boas práticas que mantêm o bom estado da bateria de um telemóvel. Mas nem todas essas práticas são, efetivamente, as melhores. Os erros que comete ao carregar o telemóvel podem, em alguns casos, comprometer seriamente o bom estado da bateria do seu dispositivo.

Os erros que comete ao carregar o telemóvel e como evitá-los

iphone a carregar

1. Deixar o telemóvel descarregar

Hoje em dia, a grande parte dos smartphones vêm equipados com baterias de lítio. Isto significa que constituem um tipo de bateria que funciona à base de ciclos. Esses ciclos vão perdendo energia à medida que a bateria vai diminuindo. Isso significa que, se deixar o telemóvel descarregar com muita frequência, a potência desses ciclos vai ficando cada vez mais fraca – podendo, em alguns casos, viciar.

2. Carregar o telemóvel com a capa de proteção

É frequente comprar uma capa que proteja o seu telemóvel para evitar que o mesmo se estrague em algum queda (por exemplo). Embora essa seja uma boa prática, pode conduzir ao sobreaquecimento do dispositivo se estiver colocada enquanto o mesmo carrega.

3. Utilizar capas de carregamento

Já as há. São capas mais grossas, como se se tratassem de powerbanks, que, uma vez colocadas, carregam o seu telemóvel sem que tenha de o ligar a uma fonte de alimentação. Essas capas pode, também, provocar o sobreaquecimento do telemóvel, para além de poderem não ter a voltagem indicada e danificar a bateria.

4. Deixar o telemóvel exposto ao sol

Outro dos erros que comete ao carregar o telemóvel é deixá-lo ao sol tempo a mais. Para além de poder danificar gravemente o software, pode inclusive deixar marcas graves no desempenho da bateria.

Um dispositivo eletrónico, sobretudo os telemóveis, devem manter-se a uma temperatura amena para que não vejam o seu funcionamento comprometido.

carregar o telemóvel

5. Carregar o telemóvel com cabos que não os oficiais

Em alguns casos, como por exemplo o da Apple, comprar um novo cabo de carregamento pode implicar uma despesa demasiado grande, sobretudo se encontrar carregadores mais baratos na Internet – que não hesita em comprar.

Se, por qualquer motivo, perdeu o seu carregador (oficial), o melhor é mesmo optar por comprar outro da marca do seu telemóvel. Optar por opções mais baratas pode mesmo estragar a bateria do seu telemóvel de forma permanente.

6. Carregar o telemóvel durante a noite

Ou durante outro período do dia que implique que o mesmo carregue durante horas a fio. Também nesses casos, os ciclos da bateria vão perdendo força, podendo ficar totalmente comprometidos. São aconselhados períodos de carregamento curtos e, chegando aos 100%, é recomendável que desconecte o carregador o mais rapidamente possível.

7. Guardar um telemóvel antigo sem o carregar

Quantos são os casos em que, após a compra de um novo telemóvel, guardam o antigo caso aconteça alguma coisa ao mais recente? E quantas são as vezes em que esse telemóvel mais antigo fica guardado sem nunca ser carregado durante um longo período de tempo?

Não o faça mais. Se quiser manter um telemóvel de back-up, deve carregá-lo com frequência e não deixá-lo esquecido na gaveta porque, se realmente precisar dele, vai ter um desgosto quando perceber que a bateria entrou num estado de descarregamento irreversível.

Veja também