Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Nuno Margarido
Nuno Margarido
04 Set, 2018 - 11:00

7 erros que os utilizadores de Mac cometem

Nuno Margarido

Conheça vários erros que os utilizadores de Mac cometem, principalmente quando começam a utilizar o sistema operativo.

7 erros que os utilizadores de Mac cometem

Há vários erros que os utilizadores de Mac cometem quando não sabem muito bem como é que o sistema operativo funciona. Fechar uma aplicação e achar que esta fechou por completo é uma delas, mas há muitas mais.

7 erros que os utilizadores de Mac cometem e como evitá-los

erros que os utilizadores Mac cometem

1. Aplicações continuam abertas

No Windows, os utilizadores esperam que as aplicações fechem por completo quando se carrega na pequena cruz no canto superior direito. No Mac, porém, isto não acontece.

Ao carregar na cruz que existe no canto superior direito, a aplicação passa para segundo plano para estar sempre pronta a abrir. Para fechar por completo, basta utilizar o Cmd-Q.

2. Clicar duas vezes para maximizar uma janela

Uma vez mais, não se confunda o Windows com o Mac. Clicar duas vezes sobre a barra superior de uma janela vai fazer com que esta minimize para a Dock e não com que esta ocupe o ecrã todo, até porque as coisas funcionam de uma forma um pouco diferente no Mac.

No Mac, as janelas ocupam o que precisam de ocupar consoante o conteúdo que estão a apresentar – o que faz sentido para um ambiente multitarefas.

3. Não aproveitar o ambiente multitarefas

O Mac pretende proporcionar um ambiente onde seja possível executar várias tarefas ao mesmo tempo e foi nessa perspetiva que o sistema operativo foi desenvolvido. Não o aproveitar é um dos maiores erros que os utilizadores Mac cometem.

4. Não utilizar atalhos do teclado

Os atalhos do teclado foram criados para facilitar a vida dos utilizadores e para aumentar a produtividade dos mesmos. É por isso que têm esse nome: “atalhos”. Existem diversos atalhos bastante fáceis de aprender e que podem ser úteis a qualquer altura.

5. Procurar, em vão, por um “desinstalador”

Desinstalar um programa no Mac é uma tarefa bastante simples e fácil de executar, basta pegar no ícone do mesmo e arrastá-lo para o lixo. O problema instala-se quando alguns destes programas deixam algum “lixo” no disco rígido. Para resolver este problema, nada como utilizar a AppCleaner.

6. Clicar duas vezes sobre um programa na Dock

Este é um dos mais recorrentes erros que os utilizadores Mac cometem. Na verdade, não é bem um erro, mas sim um passo desnecessário. É como fazer uma pesquisa no Google e carregar duas vezes sobre o nome da página, é inútil. Basta clicar uma vez que o programa abre.

7. Trocar a tecla Ctrl pela tecla Cmd

É um dos mais comuns erros que os utilizadores Mac cometem: trocar a tecla Ctrl pela tecla Cmd. Mas que acaba por acontecer a quem tenta migrar do Windows para o Mac – e um erro que acaba por se transferir do Mac para o Windows também.

Veja também: