Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ekonomista
Ekonomista
06 Mar, 2020 - 12:34

Estado vai dar 350 euros na compra de bicicletas elétricas

Ekonomista

Incentivo estatal para a compra de bicicletas elétricas vai ser reforçado ainda este ano. Regras para a compra de carros elétricos também vão mudar, sobretudo para as empresas.

Estado vai aumentar apoio à compra de bicicletas elétricas

Em 2019, o Executivo de António Costa decidiu incentivar as famílias portuguesas a comprarem veículos elétricos, atribuindo para este efeito um apoio financeiro de 3 000 euros para a aquisição de carros elétricos (com custo inferior a 62 500 euros) e de 250 euros para bicicletas elétricas.

Este ano, e de acordo com as declarações prestadas pelo secretário de Estado da Mobilidade ao JN, a aquisição de bicicletas elétricas urbanas terá um apoio reforçado. O incentivo estatal, que estava fixado em 250 euros, poderá chegar aos 350 euros em 2020, alargando-se também às bicicletas de carga.

O governante garantiu que a prioridade do apoio do Estado será para as famílias, que continuarão a poder usufruir de um auxílio de 3 000 euros para a aquisição de um carro elétrico.

Já para as empresas, este incentivo vai diminuir. Em 2019, recebiam 2 250 euros por cada veículo ligeiro adquirido. Este ano, o apoio circunscrever-se-á a 2 000 euros.

Acresce que, na repartição do incentivo financiado pelo Fundo Ambiental, o Governo prevê apoiar a aquisição de 700 carros por famílias e apenas 300 por pessoas coletivas.

Recorde-se que, após a publicação dos novos incentivos, as candidaturas poderão ser efetuadas no site do Fundo Ambiental.

Veja também