Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
07 Mai, 2021 - 10:31

Procura um exemplo de carta de apresentação? Temos 3 para ajudar

Catarina Milheiro

Prepare-se. Este pode ser o primeiro contacto com o empregador. Se precisa de um exemplo de carta de apresentação, fique connosco.

pessoa ao computador a pesquisar exemplo de carta de apresentação

Quando o assunto é a procura de emprego, as dúvidas podem ser bastantes e a verdade seguir um bom exemplo de carta de apresentação poderá ajudar bastante.

Muitas vezes, os candidatos à procura de emprego deixam a preparação da carta de apresentação para último, acabando por não dedicar o tempo necessário para incluir toda a informação importante e relevante.

No entanto, é essencial compreender que deixar a escrita desta carta para o último momento pode prejudicar as suas probabilidades de ser chamado para uma entrevista.

Assim, ter por base um bom exemplo de carta de apresentação pode fazer toda a diferença neste processo. Fique connosco e confira os exemplos que temos para si.

Exemplo de carta de apresentação e sugestões úteis

Antes de lhe propormos qualquer tipo de exemplo de carta de apresentação, clarificamos o seu conceito. Esta carta trata-se de um instrumento de apresentação formal a uma empresa e deve ser resumido, simples e apelativo.

Juntar uma carta de apresentação ao seu currículo é bastante útil. Afinal, este documento irá ajudar, ainda mais, o recrutador a conhecê-lo melhor.

Em situações de candidatura espontânea, a carta de apresentação é muito importante e deve ser vista como uma estratégia para se dar a conhecer e conseguir uma oportunidade de entrevista.

Antes de proceder ao envio, faça o seu estudo de mercado e adapte o seu currículo e carta de apresentação ao lugar e à empresa que pretende contactar.

Contudo, a carta de apresentação não é só utilizada em situações de candidatura espontânea. São também várias as vezes em que, para responder a um anúncio de emprego, lhe é pedida, para além do currículo, uma carta de apresentação.

Assim, é um instrumento muito importante e a que deve dedicar a sua atenção na sua escrita. Atente nos exemplos que apresentamos.

empresas que estão a contratar
Veja também Empresas que estão a contratar: saiba quais são e faça a sua candidatura

3 exemplos de cartas de apresentação para diferentes situações

1º emprego

(Nome do Candidato)
(Morada)
(Telefone / Telemóvel)
(E-mail)
(Localidade, dia, mês e ano)

Exmo. (a) Sr. (a)
(Nome do destinatário/Cargo/Empresa),

Acabo de me licenciar em ______________, pela Faculdade de ____________________________, no/na (localidade).

Atualmente, procuro uma oportunidade de trabalho através da qual possa desenvolver e aprofundar a formação já iniciada no curso mencionado, razão pela qual me candidato a esta vaga. Desta forma, poderei colocar em prática todos os meus conhecimentos e ainda os que pretendo adquirir.

Seria uma mais valia poder prestar outras informações que penso serem relevantes para a minha candidatura, numa entrevista pessoal ou online.

Comunico-lhe total disponibilidade e interesse em aprofundar as razões desta candidatura.

Atenciosamente,

(Assinatura do candidato)

Anexo: Curriculum Vitae

Candidato com alguma experiência

(Nome do Candidato)
(Morada)
(Telefone / Telemóvel)
(E-mail)
(Localidade, dia, mês e ano)

Exmo. (a) Sr. (a)

(Nome do destinatário/Cargo/Empresa),

O meu nome é ______________________________ e sou licenciado(a) em ______________, pela ____________________________. O meu objetivo é desenvolver as minhas capacidades e aplicar os conhecimentos adquiridos numa empresa a operar a nível multinacional.

Ao longo do meu percurso académico e profissional, desenvolvi várias atividades tais como, _____________________________, que me permitiram adquirir experiência prática na(s) área(s) de __________________________. Encaro com entusiasmo a possibilidade de integrar uma empresa de prestígio e líder no mercado neste ramo de atividade.

Comunico-lhe total disponibilidade e interesse em aprofundar as razões desta candidatura.

Na certeza que esta carta merecerá a melhor atenção de V.Exa., subscrevo-me com os melhores cumprimentos.

(Assinatura do candidato)

Anexo: Curriculum Vitae

Estágio

(Nome do Candidato)
(Morada)
(Telefone / Telemóvel)
(E-mail)
(Localidade, dia, mês e ano)

Exmo. (a) Sr. (a)

(Nome do destinatário/Cargo/Empresa),

Sou licenciada/o em __________ e no final deste ano terminarei um mestrado em _____________. De acordo como anúncio publicado, penso que serei a/o candidata/o ideal para preencher a vaga de estágio na área ______. Os meus sólidos conhecimentos de informática e conhecimento de línguas, são uma mais-valia para a empresa _______.

Durante o tempo em que estudei na Universidade ________, desenvolvi várias competências, como o trabalho em equipa e domino ferramentas como o Word, Excel, Canva, Power Point, Gmail (as mais adequadas para a vaga).

Estou atualmente a aprender ___________ e considero-me uma pessoa resiliente, multidisciplinar e dedicada, que aprende com facilidade. Acima de tudo, sou uma pessoa organizada, observadora e com uma alta capacidade de análise.

Com todos os conhecimentos que tenho vindo a aprender, estou certa/o que poderei executar um bom trabalho durante o meu estágio na vossa empresa, aprendendo com entusiasmo e desenvolvendo as minhas aptidões e conhecimentos.

(Assinatura do candidato)

Anexo: Curriculum Vitae

Estrutura de uma carta de apresentação

Agora que já teve acesso a exemplos de cartas de apresentação para três situações diferentes, é importante recordar qual deve ser, então, a estrutura ideal da carta. Tome nota:

  • 1º parágrafo: refira o motivo que o leva a procurar a empresa e a querer candidatar-se ao posto de trabalho. Comece com uma frase forte sem entrar em clichés. Seja direto e original;
  • 2º parágrafo: relacione a sua formação e experiência com a atividade da empresa e demonstre como poderá ser útil para a função em questão;
  • 3º parágrafo: disponibilize-se para uma entrevista;
  • 4º parágrafo: despeça-se cordialmente.

A carta deverá ser datada, assinada e fazer referência ao currículo que acompanha.

Não deixe ficar a preparação desta carta para último. Coloque as mãos à obra sem medos!

Veja também