Teresa Campos
Teresa Campos
30 Set, 2019 - 00:00

Facetas dentárias: para que situações são indicadas e que tipo escolher

Teresa Campos
Patrocinado por:

As facetas dentárias são aderidas aos dentes permanentes, cobrindo apenas a face externa e são uma ótima opção para dentes partidos, tortos ou manchados.

paciente a checar os resultados da faceta dentária

Talvez já tenha ouvido falar em facetas dentárias, mas será que sabe o que são e, principalmente, quando são indicadas?

Para o ajudar a ficar a conhecer melhor esta solução de saúde dentária, vamos explicar-lhe as indicações e quais os tipos de faceta existentes, os resultados expectáveis de cada um desses tipos, assim como os cuidados a ter para manter as suas facetas bonitas e saudáveis, por mais tempo.

Uma das boas notícias é que este é um tratamento pouco invasivo, que preserva a vitalidade do dente e que garante um sorriso natural e harmonioso. Fique a saber mais.

Quando as facetas dentárias são indicadas?

mulher no dentista a ver os dentes num espelho

As facetas dentárias, são finas lâminas de cerâmica, aderidas na face externa dos dentes. Tal, dá um aspeto mais natural aos mesmos, pondo fim à sua aparência desgastada.

Esta espécie de “capas” são, frequentemente, indicadas para a correção estética dos dentes e para corrigir alterações da funcionalidade, como dentes mal posicionados, com uma tonalidade escurecida ou excessivamente restaurados, para encerramento de espaços entre os dentes ou acrescento de dentes fraturados.

Assim, as facetas dentárias são capazes de corrigir uma série de problemas dentários, tais como:

  • Dentes partidos;
  • Dentes lascados;
  • Dentes fraturados
  • Dentes manchados;
  • Dentes desgastados;
  • Dentes tortos (não substituem os tratamentos ortodônticos)
  • Dentes desiguais;
  • Dentes desalinhados;
  • Dentes transparentes;
  • Dentes com espaçamento (diastemas).

Faça um check-up e um estudo da sua saúde dentária gratuito na Prosmile.

dentista a examinar a boca de uma paciente

Tipos de facetas dentárias

Existem, essencialmente, três tipos de facetas dentárias, a saber:

Facetas de porcelana/cerâmica

Este tipo de facetas é produzido em laboratório, através de um molde tirado a partir do dente natural. Depois, esse dente terá de sofrer um desgaste, antes de lhe ser colada com cimento resinoso a faceta. O tom da faceta deve seguir, naturalmente, a cor da restante dentição. Este é o tipo de restauração com melhores resultados e mais duráveis.

Facetas de resina composta

As facetas de resina composta podem ser realizadas em consultório ou no laboratório. São diretas quando o dente é desgastado e a imperfeição tapada com massa/compósito de modo a ficar uniforme; indiretas quando são feitas em laboratório.

Ao contrário das facetas de porcelana ou cerâmica, as facetas de resina são rápidas e fáceis de compor, se surgir algum problema. Contudo, estas restaurações orais podem ser menos duradouras.

Lente de contacto dental (laminados ultrafinos)

Outra opção é a lente de contacto dental, também designada como faceta laminada ultra fina. Trata-se de uma lâmina de cerâmica ultra fina, com cerca de 0,2 a 0,5 mm de espessura.

Este tipo de faceta é especialmente indicado para a correção de pequenos problemas de forma, textura, alinhamento, espaçamento e simetria dos dentes. Em relação às facetas de resina e de porcelana, a lente de contacto dental é muito mais fácil de colocar, visto que não é necessário haver desgaste do dente para colar a lâmina.

Esta é uma solução não-invasiva. Ao ser translúcida, ela assemelha-se à camada mais externa dos dentes e à superfície dentária proporcionando um efeito super natural.

Cuidados a ter

  • Deve ter com as facetas os mesmos cuidados de higiene oral que tem com qualquer um dos seus dentes. Portanto, deve escovar sempre os dentes duas vezes ao dia com uma pasta dentífrica com flúor e usar fio dental e elixir;
  • As facetas dentárias duram, em média, 10 anos. No entanto, é fundamental consultar o seu dentista antes, caso seja necessária a reparação ou a substituição da lâmina;
  • Evitar os alimentos que podem prejudicar ou escurecer os dentes;
  • Não ter comportamentos nocivos para os dentes, como roer objetos, por exemplo.

Vantagens das facetas dentárias

Vantagens

  • Anatomia bucal mais correta;
  • Melhor estética dentária;
  • Melhor higiene oral;
  • Melhor saúde gengival;
  • Melhores funções fonéticas e de mastigação;
  • Reparação de lascas, fraturas ou manchas.

Onde fazer facetas dentárias

Prosmile é uma das clínicas com maior reputação na área da medicina estética e dentária no Porto. A clínica dispõe de inovadoras tecnologias para promover a reabilitação estética do sorriso e da funcionalidade da dentição. A Prosmile dispõe de várias especialidades, como implantologia dentária, harmonização orofacial, ortodontia, branqueamento, entre outros serviços.

A Prosmile, desenha os planos de tratamento de uma forma personalizada, sempre tendo em consideração as necessidades específicas e a adequação às suas expectativas.

Agende uma consulta e saiba o que a Prosmile pode fazer pelo seu sorriso.

Rua do Carvalho, Nº1-5, 4150-192 Foz do Douro, Porto
Segunda a Sexta: 09h – 19.30h
T. (+351) 226 155 037 / (+351) 925 088 010
E. [email protected]

Veja também