Hugo Moreira
Hugo Moreira
17 Nov, 2011 - 00:00

Falsificação de cartões de crédito

Hugo Moreira

Quatro suspeitos foram acusados de alguns crimes, entre eles, falsificação de cartões de crédito, através de um esquema montado em caixas Multibanco em Lisboa. A investigação segue a cargo da Policia Judiciária.

Falsificação de cartões de crédito

Foi hoje anunciada a acusação a quatro suspeitos de crimes de associação criminosa, burla informática, contrafacção de cartões de crédito e falsidade informática, através de um esquema montado em caixas ATM em Lisboa.

De acordo com a Procuradoria Distrital de Lisboa, os suspeitos deslocaram-se a Portugal “com o único propósito de copiar cartões de crédito e de débito utilizados em território nacional, de forma a apropriarem-se criminosamente de quantias em dinheiro que não lhes pertenciam”.

O esquema passava por colocar uma calha metálica apontada para o teclado contendo uma micro câmara para a gravação dos códigos PIN introduzidos pelos titulares dos cartões. De seguida, procediam à clonagem dos cartões e faziam levantamentos sem que os proprietários tivessem qualquer conhecimento.

Durante este ano, entre 15 de Abril e 4 de Maio, foram instalados estes dispositivos em cinco caixas Multibanco de Lisboa, tendo sido realizadas um total de 92 operações, utilização fraudulenta de 35 cartões contrafeitos, perfazendo uma burla de 8.561€.

Uma vez que 3 dos arguidos foram detidos em flagrante delito a 4 de Maio só 19 operações de levantamento foram consumadas, levando a um prejuízo de 2.019 euros.