Luísa Santos
Luísa Santos
23 Jul, 2019 - 10:25
Fast Share: o AirDrop do Android para envio de ficheiros

Fast Share: o AirDrop do Android para envio de ficheiros

Luísa Santos

A funcionalidade Android permite enviar ficheiros por Bluetooth. Deverá chamar-se Fast Share e assemelha-se ao AirDrop, função já desenvolvida pela Apple.

O artigo continua após o anúncio

O envio de ficheiros através de Bluetooth não é propriamente uma novidade, mas é, sem dúvida, uma nova abordagem feita pela Google para os dispositivos Android. O Fast Share vai permitir o envio de todo o tipo de ficheiros, e deverá estar disponível para diferentes plataformas.

Fast Share vai permitir enviar ficheiros por Bluetooth

fast share

Fonte da Imagem: XDA Developers/Divulgação

Se já está familiarizado com o AirDrop da Apple, saiba que estamos exatamente perante o mesmo princípio: a partilha de ficheiros via Bluetooth entre dispositivos móveis. No entanto, a verdade é que não existia, até agora, uma funcionalidade semelhante para Android, algo que, ao que parece, a Google está prestes a mudar.

Quem avança com a notícia é a XDA Developers, que disponibiliza, inclusive, fotografias de qual será o aspeto do Fast Share, a nova funcionalidade para Android que permite a partilha de texto, URLs, imagens, vídeos e ficheiros de som através de Bluetooth.

Por outras palavras, isto significa que não precisa de uma ligação à Internet para partilhar o que quer que seja entre dispositivos e, ao que parece, o Fast Share vai também estar disponível para dispositivos que não sejam Android – o que é visto como uma grande novidade num contexto que é cada vez mais exclusivo e concorrencial.

Esta não é a primeira tentativa

fast share

Fonte da Imagem: XDA Developers/Divulgação

Apesar do AirDrop já fazer parte da Apple há algum tempo, a verdade é que nenhuma solução viável tinha sido apresentada pela concorrência. Contudo, o Fast Share não é a primeira abordagem ao envio de ficheiros por Bluetooth.

A essa, antecedeu-se o Android Beam, que recorria à tecnologia NFC para enviar ficheiros de um dispositivo para outro. No entanto, esta funcionalidade exigia que os aparelhos se tocassem fisicamente, não possibilitando os envios e receções a uma distância considerável.

O artigo continua após o anúncio

Também já existiram rumores de que a Google estaria a desenvolver uma aplicação dedicada à partilha de ficheiros do género, mas que exigia ao utilizador fazer download de um software externo – algo que não acontece com a Apple.

É nesse sentido que a Fast Share está a ser desenvolvida, novidade que poderá estar disponível já a partir do Android Q, atualização que se segue ao atual Android Pie e que traz, também, novas funções para os dispositivos que utilizam esse sistema operativo.

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp