Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Isadora Freitas
Isadora Freitas
06 Jul, 2018 - 02:29

Figueira: uma Aldeia do Xisto com charme e tradição

Isadora Freitas

Figueira é uma Aldeia do Xisto com um inequívoco charme rural. Tire uns dias de férias e abrace o conforto do campo neste sítio preso no tempo.

Figueira: uma Aldeia do Xisto com charme e tradição

Figueira é uma Aldeia do Xisto em Proença-a-Nova onde são muitos os pormenores da arquitectura tradicional o farão viajar no tempo. Rodeada de terrenos agrícolas povoados de oliveiras que dão origem ao “ouro verde”, outrora a riqueza da aldeia, é um sítio que depressa se torna familiar.

Aqui, será recebido pelas galinhas nos seus poleiros, as cabras que se passeiam nas redondezas, as carroças ainda com o feno e as hortas espalhadas por toda a parte. Praticamente plano, Figueira é um povoado que se estende num emaranhado de ruelas, onde se poderá perder entre o xisto e encontrar o forno comunitário, ex-líbris da aldeia.

Loja Aldeias do Xisto de Figueira

Figueira

Fonte: ADXTUR-Foge Comigo

Com vários produtos genuínos à venda, desde artesanato ao agro-alimentar, a Loja Aldeias do Xisto de Figueira é o sítio ideal para visitar quando à procura de algo para levar consigo no regresso a casa. Situada à entrada do núcleo central do povoado, a loja é um espaço polivalente onde poderá relaxar com uma bebida na esplanada, espreitar diferentes exposições e participar em múltiplos eventos.

Caminho do Xisto de Figueira – Por Muros de Xisto

Figueira

Para uma escapadinha activa, o Caminho “Por Muros de Xisto” é uma excelente aposta. Circular e com 6,3 quilómetros de extensão, o percurso levá-lo-á a descobrir a zona envolvente à aldeia. Seguindo a Ribeira de Figueira, irá encontrar o antigo lagar de azeite e, por entre pinhais e olivais, passar pela aldeia de Pereiro. O caminho termina numa subida até Figueira, onde é imperativo visitar o núcleo primitivo em xisto e o forno comunitário.

Onde comer?

Figueira

Casa Ti’Augusta

Eleita como Escolha do Consumidor, na categoria de Restaurantes 2013, como o Melhor Restaurante no distrito de Castelo Branco, a Casa Ti’Augusta é o sítio a visitar quando à procura de uma boa mesa. Situado no mesmo edifício onde funciona a lLoja Aldeias do Xisto de Figueira, num espaço requintado e aprazível, o restaurante serve iguarias Beirãs confeccionadas com produtos frescos. Entre as especialidades da casa encontram-se o cabrito assado no forno a lenha, o Afogado da Boda, o maranho, o plangaio e a tigelada.

Restaurante Ponte Velha

Para que possa também explorar outras paisagens na região, sugerimos que passe uma noite na vila da Sertã. Aqui, encontrará o o Restaurante Ponte Velha, ladeado por belíssimos jardins e pelas ribeiras da Sertã e do Amioso, um espaço amplo onde os pratos celebram a gastronomia local de forma sublime. O menu degustação disponível inclui maranhos e bucho recheado, sopa de peixe, cabrito estonado e tigelada beirã acompanhada com medronho de Oleiros.

Preço por pessoa: 20€ Ver restaurante em bookinxisto.com/pt >>

Onde ficar?

Convento da Sertã Hotel

Figueira

A 25 minutos de carro de Figueira e não muito longe de outras Aldeias do Xisto, encontrará o Convento da Sertã Hotel, um boutique hotel de charme com quartos elegantes e modernos com vista para o belíssimo jardim. Ideal para qualquer viajante que procure conhecer o que há de genuíno em terras lusas, o Convento da Sertã Hotel dispõe de uma piscina exterior e um interior cuidado que o farão recuperar energias num abrir e fechar de olhos.

Preço por noite (2 hóspedes, pequeno-almoço incluído): desde 90€ Ver alojamento em bookinxisto.com/pt >>

Veja também: