Share the post "Filosofia para crianças: filosofar desde cedo, mas porquê?"
O programa de filosofia para crianças foi concebido nos Estados Unidos, na década de sessenta, por Matthew Lipman. Posteriormente, foi sendo implantado noutros países, como é o caso de Portugal, onde começou a ter lugar com a chegada de democracia, após o 25 de abril de 1974. A filosofia para crianças começou por existir em escolas do ensino particular e depois passou também a marcar presença em instituições do ensino público.
Mas, em que consiste? Como funciona? Qual a sua importância? Descubra tudo.
Filosofia para crianças: mais do que uma ciência social e humana

O programa de filosofia para as crianças de Matthew Lipman apresenta muitas diferenças radicais pela forma como este autor aborda a filosofia. Na verdade, o que pretende é fazer filosofia com crianças, mais do que ensinar esta ciência social e humana às mesmas.
Desta forma, recupera de forma muito criativa a maneira como Sócrates e outros filósofos tão célebres a mostraram no passado, mas com uma diferença muito relevante: a filosofia praticada com as crianças, na sua iniciação, logo a partir dos quatros anos de idade, sempre que possível.
Não nos esqueçamos de que esta ligação das crianças à filosofia aparece desde a mais tenra idade, de forma natural, quando já possuem um determinado domínio da linguagem, manifestando a curiosidade pelo que acontece em seu redor e fazendo imensas perguntas aos pais e pessoas próximas, querendo saber o porquê de tudo. Digamos que as crianças são, nessa perspetiva, já pequenos filósofos! Ou seja, o bichinho da filosofia já lá está. Só é preciso desenvolvê-lo, com atividades adequadas a cada faixa etária.
Saiba mais sobre este importante programa educativo.
Quais as vantagens da filosofia nas camadas mais jovens?
- Desenvolve o espírito crítico;
- ensina a pensar e a argumentar de uma forma ordenada e coerente;
- agiliza o pensamento e o discurso;
- promove a curiosidade e a tolerância intelectual;
- desenvolve competências de leitura e escrita.
Todas estas características, sendo transversais a todas as disciplinas, influenciam de forma outras disciplinas e domínios escolares.
Quais os objetivos fundamentais da filosofia para crianças?
- Tornar possível uma formação mais integral dos cidadãos a partir da idade infantil;
- permitir um intercâmbio de experiências entre os diferentes níveis de ensino, particularmente no que se refere à disciplina de Filosofia, que tem apenas existência ao nível do ensino secundário;
- permitir o questionamento, a problematização, a reflexão, o autoconhecimento e a autonomia, com foco nas preocupações relativas ao universo da infância;
- agilizar procedimentos cognitivos e verbais;
- ajudar a consolidar estruturas cognitivas lógicas e discursivas;
- tornar mais eficientes as competências de leitura e escrita;
- fomentar uma reflexão sobre o mundo e os outros e as competências éticas que lhe estão associadas;
- promover as competências de diálogo, respeito, tolerância através da criação de uma pequena comunidade de investigação;
- educar para os valores éticos universais;
- desenvolver a consciência dos direitos e deveres dentro da vida em comunidade;
- estimular a sensibilidade estética e o interesse pela expressão artística.
A filosofia para crianças pode, portanto, ser algo muito interessante, e as escolas deverão estar bem atentas à experiência de outros estabelecimentos de ensino, onde este programa já se encontra em funcionamento.
Veja também:
- Quais são os direitos das crianças?
- 10 ideias de atividades pré-escola para estimular os mais pequenos
- Guia sobre a responsabilidade da escola
- 8 conselhos para escolher um Centro de Estudos
- Educação pré-escolar – orientações para atividades curriculares
- Programa educativo individual nas escolas portuguesas