Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
22 Nov, 2019 - 10:49
atividades pré-escola

8 ideias de atividades pré-escola para os mais pequenos

Catarina Milheiro

Todos nós sabemos que as crianças devem ser estimuladas. Fique a par de algumas ideias criativas de atividades pré-escola para fazer com os mais pequenos.

O artigo continua após o anúncio

Neste artigo sugerimos algumas atividades pré-escola para implementar no sentido de promover o desenvolvimento da criança e, também, tempo de qualidade e de brincadeira, que não é menos importante numa idade tão tenra.

Aqui ficam algumas dicas de atividades para fazer com os mais pequenos e proporcionar momentos inesquecíveis.

IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES PRÉ-ESCOLA PARA O DESENVOLVIMENTO E FORMAÇÃO DA CRIANÇA

crianças a pintar

Antes de ficar a conhecer algumas atividades pré-escola, é importante compreender qual é a importância da pré-escola no desenvolvimento e formação da criança.

Há uns anos, era comum o pensamento de que a passagem pela pré-escola era uma possibilidade apenas disponível a uma classe média informada. A verdade é que hoje em dia e com o passar do tempo, assume-se o direito a todas as crianças, à educação pré-escolar.

Se tem filhos pequenos, este é sem dúvida um tema do seu interesse e provavelmente sobre o qual tem algumas dúvidas – “Devo ou não colocar o meu filho num jardim de infância?”, “Qual a idade mais aconselhada para o fazer?”, entre muitas outras questões.

Na verdade, não existe uma idade certa para inscrever o seu filho na pré-escola. No entanto, pensa-se que quando a criança atinge os 3 anos, este possa ser o momento mais adequado para começar o seu percurso no ensino pré-escolar.

Como sabemos, o cérebro de uma criança evolui a uma velocidade incrível nos seus primeiros anos de vida. Contudo, é importante alertar os pais para o facto de que cada criança tem um ritmo de aprendizagem diferente, tendo em consideração as suas capacidades. E é precisamente neste momento, que deve considerar o ensino pré-escolar.

Uma educação pré-escolar que tenha qualidade tem todos estes aspetos referidos em cima em consideração e compreende que cada criança tem o seu ritmo e contribui assim para um bom desenvolvimento pessoal e social (de crianças entre os 3 e os 5 anos de idade).

O artigo continua após o anúncio

Mas afinal, o que diz a legislação sobre a educação pré-escolar?

De acordo com a Lei Quadro da Educação Pré-Escolar, a educação pré-escolar deve ser considerada como a primeira etapa doprocesso educativo das crianças, complementar ao familiar, favorecendo um desenvolvimento pessoal equilibrado e uma inserção saudável na sociedade.

Além disso, a mesma lei aponta para os seguintes benefícios na frequência de uma educação pré-escolar, num estabelecimento apropriado para o efeito:

  • Promove o respeito pelas características individuais;
  • Promove o desenvolvimento das relações interpessoais com outras crianças e adultos;
  • Promove o desenvolvimento social da criança, ao fomentar a sua inserção em grupos de crianças social e culturalmente heterogéneos;
  • Possibilita o desenvolvimento de competências comunicativas;
  • Possibilita o despiste de inadaptações, deficiências e precocidades.

8 ATIVIDADES PRÉ-ESCOLA PARA ESTIMULAR AS CRIANÇAS

Existem algumas atividades pré-escola que podem ser adotadas por pais ou educadoras, seja na escola, durante as férias ou aos fins de semana.

passeio em família

Brincadeiras ao ar livre

Brincar ao ar livre é sempre uma boa ideia. Qualquer criança gosta de se sentir livre e de se inserir em ambientes naturais.

Uma das atividades pré-escola que pode fazer com os mais pequenos é brincar ao ar livre, tirando proveito dos parques que existem pela sua cidade, das praias e dos jardins espalhados por todo o lado.

Precisa de ideias de brincadeiras? Pode descobrir e explorar a natureza com os mais pequenos e dar-lhes a conhecer a vida dos animais, pode mostrar-lhes as diferentes formas de vida que existem nos parques e jardins ou até mesmo fazer um piquenique e juntar a família e os amigos.

Ler

Incentivar os mais pequenos a ler é sempre uma ótima opção! Se aceitou a sugestão do piquenique, aproveite para acrescentar mais esta dica de atividades pré-escola: estender uma manta e viajar, sentado ou deitado, pelo maravilhoso mundo da literatura infantil. 

A leitura estimula a imaginação, assim como a capacidade de expressão e comunicação escrita, e desperta a inteligência. 

O artigo continua após o anúncio

Jogos de faz-de-conta

Se optar por uma atividade interior, pode sempre fazer jogos de faz-de-conta juntando toda a gente.

São jogos extremamente divertidos e didáticos e não necessitam de muita coisa: basta que faça um círculo entre todos e que cada um escolha uma personagem de um desenho animado ou uma profissão para imitar.

Desta forma, conseguirá juntar o grupo num ambiente divertido e descontraído.

Jogos de estratégia e quebra-cabeças

Se procura atividades pré-escola para fazer com as crianças, pense em jogos de tabuleiro, de estratégia e quebra-cabeças que impliquem algum raciocínio. Contudo, não fique demasiado entusiasmado porque corre o risco de tornar o momento aborrecido para os mais pequenos.

Aqui vai uma ajuda: há vários jogos tradicionais, muitos dos quais marcaram a infância dos nossos avós e vão, aos poucos, ficando esquecidos com o tempo, pelo menos no quotidiano dos miúdos. Não deixe que isso aconteça. Damas e xadrez são alguns deles.

Visitar museus

Uma visita a uma boa exposição adequada à idade, também pode ser uma ótima escolha e bastante divertida até.

Descubra estes espaços com atividades e exposições que vão cativar os mais pequenos e surpreenda-os com este tipo de atividades pré-escola. Mostre que os museus são espaços interessantes para aprender mais sobre ciência, culinária, matemática, brinquedos, música, arte, etc.

Além disso, o orçamento apertado não é desculpa, pois a entrada na maioria dos museus voltou a ser gratuita aos domingos e feriados.

O artigo continua após o anúncio

Oficinas escolares

Alguns dos museus proporcionam oficinas escolares, sobretudo dirigidas aos mais pequenos, como é o caso da Fundação de Serralves, o Museu do Oriente, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Fundação Portuguesa das Comunicações, entre outros.

Desenhar ou pintar

Tanto o desenho como a pintura, estimulam a criatividade das crianças e são sempre atividades divertidas.

Quanto ao desenho, este pode ser livre, ou seja, tentar desenhar uma determinada paisagem, por exemplo, vai obrigar as crianças a saírem de casa e olharem o mundo com outros olhos.

Em relação à pintura, esta é também uma boa terapia para os adultos relaxarem juntamente com os seus mais pequenos.

Exercícios mindfulness para crianças

Já ouviu falar em mindfulness? Saiba que pode aplicar esta prática, inspirada na meditação oriental, como uma forma de acalmar e aumentar a confiança (a sua e a dos mais novos, pois também há exercícios criados a pensar no bem-estar das crianças).

Os exercícios são muito simples e já existem vários estudos que indicam que o mindfulness para crianças, quando aplicado num contexto escolar, aumenta os níveis de otimismo, felicidade na sala de aula, compreensão, empatia e ajuda a resolver conflitos, o que leva à redução de casos de violência (física e verbal).

Veja também