Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
19 Abr, 2018 - 14:00

A relação acabou? Saiba o que fazer e não fazer nas redes sociais

Luísa Santos

Não é fácil lidar com o fim de uma relação na era das redes sociais. Há, entre outras coisas, recordações que vai querer eliminar. Eis o que deve saber.

A relação acabou? Saiba o que fazer e não fazer nas redes sociais

Uma relação não é, hoje em dia, mantida em segredo, dentro de uma caixa bem fechada. São muitas as vezes que se publicam determinadas fotos ou vídeos relativos a certos acontecimentos da vida de cada um. Há algumas declarações de amor à mistura e outros momentos que pode não querer recordar após acabar uma relação. Saiba como lidar com o fim de uma relação nas redes sociais.

As relações na era das redes sociais

fim da relacao nas redes sociais

As redes sociais trouxeram vantagens e desvantagens ao quotidiano de todos nós. Uns são mais dependentes delas do que outros. Uns preferem tornar públicos aspetos que são pessoais e outros optam por manter privada a sua vida. As opiniões dividem-se sobre aquilo que se deve ou não fazer, mas é certo que “há gostos para tudo”.

Com o surgimento e consequente desenvolvimento das redes sociais, foi crescendo a vontade de mostrar determinados acontecimentos a amigos e/ou conhecidos. A “ajudar à festa”, começaram a aparecer cada vez mais aplicações que operavam sobre o mesmo propósito: a partilha de informação e conteúdos.

São várias as plataformas que, nos dias de hoje, estão disponíveis em qualquer “loja” de forma gratuita. Isto para dizer que o acesso a elas é muito rápido e simples. Seja o Facebook, o Instagram ou o Snapchat, são muitas as opções que pode encontrar à sua disposição.

No entanto, para além de partilhar a sua vida pessoal (numa destas ou numa outra plataforma), pode ainda tornar público o seu relacionamento. Aliás, pode “definir” e mostrar com quem namora (ou com quem está casado(a) e identificar essa pessoa diretamente, de tal forma que qualquer um dos seus amigos poderá ter acesso a essa informação.

Nesse sentido, é importante que tenha em mente algumas dicas que pode seguir para lidar melhor com o fim de uma relação nas redes sociais. Na verdade, depois do seu relacionamento ter acabado, é normal que queira que essa informação desapareça das redes sociais (bem como todo o conteúdo partilhado nas mesmas).

Redes sociais: como lidar com o fim de uma relação

bloqueio app

Não seja stalker

“O que lá vai, lá vai”. Não vale a pena correr atrás do prejuízo, quando assim o é (efetivamente!). Não deve transformar-se num(a) perseguidor(a) especializado(a) e controlar tudo aquilo que o(a) tal ex-namorado(a) tem feito. Deve, ao invés disso, combater a sua própria vontade e deixar que cada um viva a sua vida.

Reveja as suas definições

Certamente já lhe surgiu, sobretudo no Facebook, alguma memória partilhada por si há “x” anos atrás. Já se deve ter cruzado com partilhas que lhe trazem uma certa nostalgia e, outras, nem por isso.

No entanto, saiba que pode desativar esta função no Facebook, carregar no botão das “Notificações”, no canto superior direito, e selecionar a opção “Nenhuma”.

Não conte ao mundo que a sua relação terminou

Não vale a pena escrever anúncios extensos com que explique o fim da sua relação, nem dizer ao Facebook que está Solteiro(a), mas também não vale a pena fazer de conta que nada aconteceu.

A sua relação acabou? Há uma app para isso!

Se o seu relacionamento acabou, se não sabe lidar com a situação e se não quer “dar de caras” com uma foto publicada em 2000, o melhor é instalar a Killswitch.

Esta app irá fazer com que sejam apagadas todas as suas fotos, vídeos e publicações onde a ex-cara metade esteja identificada. Vai ainda eliminar todas as notificações recebidas até à data e guardar todo este conteúdo numa pasta secreta.

Veja também