Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Pedro Andrade
Pedro Andrade
16 Mar, 2019 - 11:00

10 gestos comuns que lhe podem valer multas elevadas

Pedro Andrade

Alimenta pombos ou lava o carro na rua? Descubra alguns gestos comuns que podem valer multas elevadas. Vai ficar surpreendido. Curioso?

Alimenta pombos? 10 gestos comuns que lhe podem valer multas elevadas

Atirar beatas para o chão, dar comida aos pombos, sacudir tapetes para a rua… Descubra duas mãos cheias de gestos comuns que podem valer multas elevadas.

Todos conhecem as regras do bom comportamento em sociedade e a maioria da população cresce habituada a cumpri-las à risca. Ainda assim, deve estar muito atento à sua conduta porque, em determinados casos, podem ser aplicadas multas altas por comportamentos comuns, que nunca pensou serem ilegais.

Sacudir tapetes nas varandas dos prédios, deixar os sacos do lixo junto aos contentores e até regar as plantas lá de casa podem valer-lhe sérias dores de cabeça. São as autarquias que decidem que multas aplicar a quem tem uma conduta menos própria, como podem ser os casos dos cidadãos que deitam uma beata de cigarro para o chão. Neste caso em concreto, os valores podem chegar aos 2000 euros.

Estes são gestos comuns que lhe podem sair caro

As infrações são variadas e dependem de cada município. Está na hora de descobrir quais são os comportamentos comuns, mas socialmente reprováveis, que podem valer-lhe multas elevadas.

1

Regar as plantas ou lavar as varandas

multas altas por comportamentos comuns

Podem parecer duas tarefas inofensivos, mas a verdade é que podem valer-lhe colmas pesadas. Se a água que utiliza para regar as plantas lá de casa ou para lavar as varandas correr para a via pública, pode apanhar uma multa entre os 75 euros e os 350 euros. Em alguns municípios, como é o caso do Porto, esta medida inclui ainda lavar janelas, estores ou terraços.

2

Ter árvores com os ramos pendurados para a via pública

Caso tenha árvores em casa, seja no jardim ou numa simples varanda, lembre-se que os respetivos ramos não podem pender para a via pública. Em alguns municípios, como é o caso da Nazaré, este tipo de situações que “impeçam a livre e cómoda circulação de viaturas ou até mesmo prejudiquem a limpeza urbana, a sinalética e a iluminação pública” (ou que possam constituir perigo de incêndio) são puníveis com coimas nada simpáticas. Quer saber valores? As multas podem variar entre os 249,40 euros e os 2493,99 euros.

3

Atirar beatas de cigarro para o chão

As regras são cada vez mais apertadas para os fumadores. Atirar as beatas dos cigarros para o chão valem multa em diversos municípios portugueses. Na Madeira, a coima ronda os 50 euros. Em Leiria, o valor varia entre os 100 euros e os 500 euros para pessoas singulares e entre os 200 euros e os 1000 euros para coletivos. Em Lisboa, que implementou recentemente um novo regulamento de Gestão de Resíduos, Limpeza e Higiene Urbana, as multas podem chegar aos 1500 euros.

4

Depositar lixo fora dos contentores

Apesar de ser bastante desagradável, quantas vezes não encontrou pilhas de sacos de lixo junto aos respetivos contentores? Esta é mais uma daquelas que se encaixa na categoria de multas altas por comportamentos comuns.

Em Lisboa, se for apanhado em flagrante, pode ter de pagar uma coima que chega aos 727 euros. Em Oeiras, as multas vão mais longe e se deixar o contentor com a tampa aberta poderá ter de pagar uma coima de 100 euros a 1750 euros.

5

Ter o ar condicionado a pingar

multas altas por comportamentos comuns

É preciso ter atenção ao ar condicionado a pingar porque este problema pode valer-lhe uma multa que pode chegar a ser 10 vezes superior ao salário mínimo nacional. Assim sendo, se quer evitar dores de cabeça, garanta a manutenção destes aparelhos e evite pagar até 5800 euros de coima.

6

Sacudir os tapetes de casa na via pública

Se quer saber quais as regras definidas pelo seu município em cada situação em concreto, deverá consultar o Regulamento Municipal dos Resíduos Sólidos, Higiene e Limpeza.

É neste documento que irá descobrir que este tipo de atitudes (sacudir os tapetes para a via pública ou para outras habitações do prédio ou de terrenos adjacentes) podem valer multas que nalguns casos ascendem aos milhares de euros. Na Nazaré, por exemplo, a coima pode chegar aos 2493,99 euros.

7

Cuspir ou urinar na rua

Esta será das multas altas por comportamentos comuns que gera mais consenso entre a população portuguesa (e não só). Cuspir ou urinar em via pública dá direito a multa em vários municípios, mas é em Matosinhos que o valor é mais elevado: 5800 euros.

8

Não apanhar as fezes dos cães

multas altas por comportamentos comuns

Muito se tem discutido sobre este assunto, sobretudo nas redes sociais. Os comentários e posicionamentos em relação a este assunto são extremos, mas é certo que os donos dos animais de estimação, principalmente de cães, têm de limpar os dejetos que são deixados pelos companheiros de quatro patas.

Em Lisboa, por exemplo, as multas podem ir dos 50 euros aos 1000 euros. Pelo Porto, as coimas começam nos 75 euros e podem chegar aos 350 euros.

9

Alimentar os pombos na via pública

Para muitos são considerados uma praga e já é proibido alimentar pombos em vários concelhos do país. Em Oeiras, por exemplo, a multa pode ir dos 50 euros aos 1000 euros.

10

Lavar os carros na rua

multas altas por comportamento comuns

E para fechar a lista dos gestos comuns que podem valer multas elevadas, saiba que lavar o carro em via pública é uma ilegalidade. Sim, leu bem. No Funchal, por exemplo, esta tarefa pode valer-lhe uma multa entre os 50 euros e os 250 euros. Mas há mais municípios a aplicarem estas coimas.

Esteja atento ao código de conduta da sua localidade e descubra quais são as multas altas por comportamentos comuns que são aplicadas na zona onde reside.

Veja também