Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
13 Jan, 2023 - 12:00

8 benefícios da ginástica laboral no ambiente de trabalho

Catarina Milheiro

Sabia que o trabalho sem pausas pode gerar consequências físicas e psicológicas? A ginástica laborar pode ajudar a evitar. Veja como.

mulher em frente ao computador a fazer alongamentos como um dos exercícios para fazer no escritório

E que tal fazer uma pausa para ginástica laboral durante o horário de trabalho? A verdade é que os benefícios são vários e mudar a sua rotina pode fazer toda a diferença quer a nível físico, como psicológico.

Como sabemos, a exigência por maior produtividade faz com que os colaboradores se empenhem constantemente em ser bons profissionais. Contudo, muitas vezes, acabam por se esquecer um pouco da sua saúde de um modo geral.

Por isso mesmo e com o objetivo de manter um bom ambiente de trabalho e de reduzir o número de baixas causadas por problemas de saúde, as empresas têm-se empenhado em proporcionar momentos de atividade física e de relaxamento aos seus funcionários.

Trata-se da chamada ginástica laboral no ambiente de trabalho. Ficou curioso? Saiba tudo sobre o assunto.

O que é a ginástica laboral?

Independentemente do setor, são vários os trabalhadores que passam horas na mesma posição ou a repetir os mesmos movimentos. O que faz com que ao longo do dia, seja crucial fazer uma pausa para fazer alguns exercícios de alongamentos e relaxamento.

Assim, a ginástica laboral é, como o nome indica, realizada no ambiente de trabalho. Isto é, no local de trabalho ou em algum lado específico da empresa.

Consiste numa série de exercícios de curta duração (entre 10 a 15 minutos) e envolve técnicas de alongamento do tronco, membros inferiores e superiores, cabeça e ainda técnicas de respiração para relaxar.

Além disso, durante este tipo de exercícios a pessoa é ainda capaz de reeducar a sua postura corporal, trabalhar a perceção do corpo e a compensação muscular.

Por isso, a ginástica laboral tem como principal objetivo melhorar a saúde de todos os colaboradores. Trata-se de uma técnica extremamente antiga, mas muitos ainda desconhecem os seus benefícios.

8 benefícios da ginástica laboral

alongamentos no trabalho
1

Aumenta a qualidade de vida no trabalho

A prática de pequenos exercícios físicos e técnicas adaptadas ao trabalho de cada um, liberta endorfina – substância conhecida como sendo o neurotransmissor do bem-estar e da felicidade.

Além disso, quando opta por incluir a ginástica laboral na sua rotina diária está a contribuir para reduzir os seus níveis de stress e induzir ainda pensamentos positivos (contribuindo assim para um aumento da qualidade de vida no trabalho).

2

Ajuda na prevenção de doenças

O excesso de trabalho e a postura inadequada levam a diferentes tipos de patologias. Por isso mesmo, a prática de atividade física de forma regular previne a ocorrência desse tipo de problemas.

Assim, fazer alguns tipos de exercícios irá ajudar não só a melhorar a circulação sanguínea, venosa e linfática, como ainda melhora os movimentos das articulações e a flexibilidade muscular.

3

Promove a consciência corporal

A nível mental, a ginástica laboral também assume um papel de extrema importância. Isto porque instiga o relaxamento, aumenta a autoestima, alivia o stress e reforça ainda a capacidade de concentração.

Ora, tudo isto quando aplicado diariamente, ajuda a prevenir a ansiedade e a depressão.

4

Combate o sedentarismo

Ao promover a movimento de todo o corpo, a ginástica laboral no ambiente de trabalho ajuda a combater e a reduzir o sedentarismo.

5

Melhora a condição física

Ainda que se tratem de exercícios físicos extremamente simples, a verdade é que ajudam a melhorar diversos aspetos: flexibilidade, força, ritmo, coordenação, resistência e agilidade. Tudo isto contribui para uma melhor postura, bem como uma maior mobilidade.

6

Reduz a fadiga e o cansaço ao fim do dia

A melhoria do condicionamento físico traz, como principal consequência, a redução do cansaço e da fadiga. Por isso, as pausas efetuadas ao longo de um dia de trabalho ajudam a reduzir a fadiga, tanto corporal como mental.

7

Diminui os riscos de acidentes no trabalho

A ginástica laboral diminui os acidentes causados pelo esforço contínuo numa determinada articulação, movimentos repetidos e desequilíbrio, por exemplo. Ao manter uma rotina diária onde as pausas para executar alguns exercícios se tornam num bom hábito, vai sentir de imediato a diferença.

8

Aumenta a produtividade

As pausas realizadas para fazer ginástica laboral no ambiente de trabalho proporcionam um maior bem estar e aumentam o foco do colaborador, fazendo com que exista um aumento da concentração e, consequentemente, da produtividade.

Que tipo de exercícios podem ser feitos? Experimente já

Se também quer começar já hoje a modificar a sua rotina no ambiente de trabalho e a aplicar a ginástica laboral, há alguns exercícios que pode começar a fazer. Tome nota:

Alongamento do pescoço

Pode até fazê-lo sentado, o importante é que rode o pescoço para a frente e para trás e de um lado para o outro. O ideal é fazer este exercício pelo menos uma vez por dia, durante 5 minutos.

Rotação dos tornozelos, pulsos e ombros

Se passa a maioria do tempo sentado a trabalhar, opte por se levantar e de 2 em 2 horas rode os tornozelos, pulsos e ombros. Pode optar por fazê-lo em horas do dia diferentes.

Alongar a coluna

Durante 30 segundos apoie os braços na cabeça (atrás das orelhas) e com os dedos entrelaçados e estique-os na vertical. Sentirá de imediato a coluna a alongar.

Levante-se e faça caminhadas pequenas

O essencial é evitar estar horas seguidas na mesma posição. Por isso aproveite as chamadas de trabalho, idas à casa de banho ou até para almoçar e caminhe um pouco.

Alongamentos das pernas

Sente-se numa cadeira e eleve os pés de forma a que as pernas fiquem paralelas ao chão. Repita este exercício cerca de 3 vezes por dia, durante 1 minuto.

Agora que já conhece os benefícios da ginástica laboral, pode começar a colocar em prática os pequenos exercícios descritos em cima no artigo. Experimente e veja os resultados!

Veja também