Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ana Duarte
Ana Duarte
10 Mai, 2018 - 11:10

Google Assistant vai ter novas vozes e fazer chamadas por si

Ana Duarte

O Google Assistant vai ter novas vozes, incluindo a do cantor John Legend. Mas o grande destaque é o Google Duplex, que vai fazer reservas e chamadas por si.

Google Assistant vai ter novas vozes e fazer chamadas por si

A Google apresentou, no dia 5 de maio de 2018, durante o evento Google I/O 2018, algumas novidades do Google Assistant. De acordo com a empresa americana, o Google Assistant está mais “naturalmente conversacional e útil para resolver as coisas”.

Este assistente está disponível em mais de 500 milhões de dispositivos, funciona em mais de 5000 gadgets de casa inteligentes, está disponível em mais de 40 marcas de carros, etc. Estima-se que fique disponível em mais de 30 línguas e 80 países até ao final deste ano.

As novas funcionalidades do Google Assistant

As principais novidades que a Google anunciou acerca do seu assistente estão relacionadas com novas vozes (incluindo a do cantor John Legend), um recurso para ensinar boas maneiras a crianças, a habilidade para continuar conversas, o Google Duplex, entre outras.

O Google Duplex foi um dos grandes anúncios do evento. Esta funcionalidade permite ao utilizador fazer uma reserva num restaurante, no cabeleireiro, participar em chamadas de trabalho pelo utilizador, etc. É, basicamente, um robot que replica quase na perfeição a voz humana, liga a alguém e fala, em tempo real, pelo utilizador.

A Google exemplificou esta funcionalidade com uma pessoa a pedir ao assistente para marcar uma ida ao cabeleireiro, numa terça-feira, a qualquer hora entre as 10h e as 12h. O dispositivo ligou ao cabeleireiro, falou com a pessoa, fez a marcação e adicionou-a ao calendário.

Esta funcionalidade vai estar disponível durante as próximas semanas em versão experimental, estando este recurso otimizado para a língua inglesa.

A gigante tecnológica anunciou também que estarão disponíveis 6 novas vozes no Google Assistant, para dar um toque mais pessoal ao equipamento. A voz do músico John Legend é a grande novidade, sendo que estará disponível no final de 2018.

Veja também: