Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Nuno Margarido
Nuno Margarido
17 Out, 2018 - 10:02

Google Maps Go: mais leve, simples e rápida

Nuno Margarido

O Google Maps Go é uma versão bem mais leve de uma das apps mais utilizadas do mercado. Conheça as características.

Google Maps Go: mais leve, simples e rápida

Os smartphones com especificações mais baixas ocupam uma boa fatia do mercado deste tipo de dispositivos. Esta fatia convenceu a Google a criar uma versão mais leve da aplicação de mapas mais utilizada em todo o mundo e assim surgiu o Google Maps Go. Trata-se de uma app com menos funcionalidades mas capaz de fazer o essencial: levar o utilizador ao destino e sem qualquer engano.

Tudo o que precisa de saber sobre o Google Maps Go

google maps go

O Google Maps Go é uma versão bem mais simples, leve e organizada, capaz de fazer “corar de vergonha” a app original. A nova versão – chamemos-lhe “light” – foi criada pela Google para os dispositivos com especificações mais baixas e com memória muito limitada, com o objetivo de servir os utilizadores (quase) com a mesma capacidade que a versão original.

As óbvias diferenças

1. O Maps Go ocupa pouco mais do que 150kb de espaço no dispositivo. Um número que chama bastante à atenção, tendo em conta que a versão original pode ultrapassar os 190 MB de espaço;

2. Ao contrário da versão original, o Maps Go não é completamente independente. A app exige que o utilizador tenha o Google Chrome instalado. Na verdade, o Google Maps Go acaba por ser uma espécie de “capa” para uma WebApp;

3. O Maps Go não possui as mesmas funcionalidades. A app não permite partilhar a localização em tempo real, não permite navegar em offline ou armazenar uma área específica, não permite editar informações sobre um determinado local, não permite definir o endereço de casa e do local de trabalho ou até mesmo medir a distância entre dois pontos.

Incompatível com muitos dispositivos

Se procurar o Google Maps Go na loja de aplicações, não estranhe se vir uma mensagem a dizer que a app é incompatível com o dispositivo. Apesar de ter criado esta app mais leve, a Google quer que os utilizadores se mantenham fiéis à versão mais completa. Na verdade, foi criada para dispositivos que possuem a edição Go do Android Oreo mas há registos de utilizadores Android que têm sido capazes de a instalar.

Apesar de ser limitada a um certo número de dispositivos, a app atingiu os 10 milhões de downloads no passado dia 26 de setembro.

Se quiser experimentar o Google Maps Go basta aceder a esta ligação – resulta mesmo em smartphones com mais recursos e (claro!) para utilizadores que não sejam tão exigentes em relação aos pormenores de vários locais de interesse.

Veja também: