Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
11 Dez, 2019 - 13:00

Google Maps Lighting evita ruas escuras

Luísa Santos

Nova funcionalidade ajuda quem usa a aplicação para caminhar à noite. O Google Maps Lighting vai mostrar as ruas que deve evitar durante o caminho.

Google Maps Lighting evita ruas escuras

A nova funcionalidade poderá estar a chegar à aplicação, ainda que a Google ainda não tenha confirmado a informação. O Google Maps Lighting deverá chegar sob forma de uma funcionalidade que pode ser ativada pelos utilizadores.

Google maps lighting pode chegar em breve

Google Maps renovado vai ter modo incógnito

Quem avançou a informação foi a plataforma XDA Developers, cujos especialistas trabalham, também, no desenvolvimento do Google Maps Beta. A confirmar-se a novidade, esta irá juntar-se a outras lançadas recentemente pela aplicação.

Em resumo, o Google Maps Lighting vai indicar quais as ruas a evitar durante caminhadas noturnas. Esses avisos serão feitos com base na pouca ou nenhuma iluminação que essas ruas apresentam.

Ao que parece, a app irá assinalar as ruas mais iluminadas com a cor amarela, de forma a que o utilizador saiba por que ruas deve caminhar até ao seu destino—assim, evita aquelas que têm pouca ou nenhuma luz.

Esta é uma funcionalidade que se pode tornar muito útil para quem utiliza a aplicação para se deslocar a pé durante a noite. Resta saber se, a mesma, será oficialmente confirmada pela Google.

Google Maps com novas funcionalidades

A novidade, a confirmar-se, não vem só. O Google Maps Lighting pode, de facto, tornar-se uma realidade, mas, até lá, pode sempre usufruir das funcionalidades mais recentes da app.

Para além do Modo Incógnito, lançado em outubro de 2019, o Google Maps tem apostados noutras funções extremamente úteis para os utilizadores.

Na verdade, a aplicação já alerta para os limites de velocidade, refere onde se encontram os radares mais próximos e permite ainda que cada utilizador reporte bloqueios de via e/ou acidentes.

Novas funcionalidades

A conhecida e famosa app já tinha introduzido novidades com alertas sobre radares e limites de velocidade.

Quer para quem se desloca a pé ou de transportes públicos, ou para quem circula de automóvel, a app Google Maps tem crescido como uma aplicação de relevância na apresentação de mapas e direções alternativas.

De entre as apps com GPS que ajudam a economizar gastos com o carro que destacamos – Google Maps e Waze – podemos dizer que a Waze já disponibilizava a opção de alertar sobre radares e limites de velocidade nas estradas percorridas pelos utilizadores.

É sabido que estas funcionalidades estavam a ser testadas pela Google desde Novembro de 2018. Atualmente, estas mesmas opções começam a ser implementadas num grupo restrito de utilizadores nos Estados Unidos da América.

É de salientar que a Waze foi comprada pela Google em 2015. Contudo, a empresa de Mountain View não tencionou destroná-la, mesmo sendo concorrente direta do Google Maps.

Assim sendo, os utilizadores destas appsobtiveram sempre o melhor delas: serviços de qualidade, disponíveis para qualquer utilizador e de forma totalmente gratuita.

Por sua vez, como as duas aplicações pertencem à mesma empresa, seria de esperar que, mais cedo ou mais tarde, partilhassem algumas funcionalidades.

Veja também