Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
David Afonso
David Afonso
26 Nov, 2019 - 16:28

Google Maps ou Waze: qual a melhor app para navegação?

David Afonso

O debate é constante: Google Maps ou Waze, qual a melhor app para conduzir? Conheça neste artigo as vantagens e desvantagens destes mapas de navegação.

utilizar gps enquanto conduz

Mais um artigo que traz à discussão um tema que é bastante escrutinado pelos condutores: Google Maps ou Waze? Qual das duas aplicações leva a “taça” para melhor ajudante na condução?

Fique a conhecer quais os pontos fortes e desvantagens de uma destas aplicações, assim como as características de ambas.

Google Maps ou Waze? a eterna questão

Vejamos então, a definição e objetivo de cada um, as vantagens e desvantagens e em que situações se deve usar um ou outro.

Google Maps

usar google maps enquanto conduz

O Google Maps é uma ferramenta Google. Apesar de não apresentar os recursos e extras sociais do Waze, através do Google Maps pode ficar a conhecer:

  • As informações do seu trajeto (duração, rotas alternativas, distância, etc);
  • Qual o melhor percurso a seguir (caminhar, carro ou transportes públicos);
  • Ficar a conhecer melhor a região que está a atravessar (com informações de locais de interesse, espaços comerciais, restauração, alojamento, etc).

Para além disso, uma grande diferença para o Waze é que utiliza imagens de satélite e as próprias informações de trânsito do Waze.

Por outro lado, tem o modo Street View, que nos permite “viajar” a nosso belo prazer pelos locais que queremos visitar.

O Google Maps é melhor para…

Para muitos, os diferenciais que vamos agora indicar são aqueles que fazem do Google Maps, o aplicativo de navegação de eleição. Consegue adivinhar quais são?

  • Obter informações sobre transportes públicos. Seja de metro, comboio e até autocarro, o Google Maps tem os respetivos horários.
  • Ficar a conhecer um local que vai visitar e consequentemente preparar melhor a sua visita. Nada melhor que uma viagem com um plano traçado.
  • Oferece um modo de exploração fantástico. Caminhos mais inóspitos, lugares escondidos, por norma, o Maps, graças ao sistema de satélite, oferece informações detalhadas a todos os exploradores e caminhantes!
  • Por fim, é um excelente escolha para todos os condutores de duas rodas, principalmente os ciclistas. Uma vez que, apresenta as informações do trajeto contemplando o meio de transporte.

Estes pontos mostram que o Google Maps é um aplicativo bastante robusto, versátil o suficiente para oferecer suporte ao seu modo preferido de viagem – seja para conduzir, andar de transporte público, caminhar ou até dar umas pedaladas.

Com efeito, vejamos então as suas vantagens!

Vantagens do Google Maps

E não é só de fatores diferenciadores que o aplicativo é feito, também tem características que oferecem vantagens a nível de condução e de navegação. Elas são:

  • Conjunto abrangente de recursos;
  • Integração de partilha de ponto de localização;
  • Horários de transporte público;
  • Mais informações sobre locais (Restauração, Alojamento, Pontos de combustível, linhas de transporte ferroviário);
  • Mapas offline;
  • Sistema de instruções (voz) em tempo real;
  • Navegação aprimorada por sistema satélite.

É caso para dizer, um verdadeiro guia para as nossas viagens. E relativamente às desvantagens, quais são?

Desvantagens do Google Maps

  • Pouca interatividade do condutor com o sistema (a não ser escolher o destino)
  • Necessidade de download dos mapas offline;
  • O aplicativo por vezes, demora a encontrar e seguir o veículo.
  • Impossibilidade de reportar algum acontecimento durante o percurso.

Todos estes pontos levam-nos também, à nossa visão geral sobre o Google Maps.

Deve-se usar o Google Maps sempre que…

O Google Maps tem a vantagem de ter a gigante Google por trás. Está constantemente a ser atualizado com novos recursos e funcionalidades. Por exemplo, pode criar os seus próprios mapas e delinear os pontos de interesse que deseja visitar.

Por outro lado, e com a tecnologia 3D cada vez mais incorporada na condução, a Google também está a trabalhar para adicionar instruções aprimoradas de realidade aumentada e outras informações no visor do telefone para melhor orientá-lo.

Por fim, dizer que mais que um apoio à condução, é um apoio a todos os meios de locomoção. Por que tanto é útil para condutores, com dicas preciosas de trânsito, como para pedestres que desejam simplesmente conhecer melhor o local por onde circulam.

Conhecidas as vantagens e desvantagens do Google Maps, vejamos agora o Waze.

Waze

usando telemóvel enquanto conduz

O Waze é uma app de navegação com uma componente social. De tal maneira que, a partir do momento que começa a utilizá-lo, ele automaticamente aprende os seus trajetos.

No fundo, e tal como o Google Maps, também funciona como qualquer GPS, com o extra de ter a vertente social, que agora explicamos.

Vamos supor que se depara com algum percalço, acidente, trânsito ou obras, basta lançar um alerta que automaticamente todos os outros usuários do aplicativo que estiverem na sua rota, o vão ver e evitar esse trajeto. Por outras palavras, é um sistema de informação de trânsito em tempo real.

Ainda relativo a este ponto, é também um localizador de amigos, imagine que está à espera de alguém, pode acompanhar a sua chegada e saber quanto tempo vai demorar se este tiver o Waze acionado.

O Waze é melhor para…

O Waze sem dúvida é melhor para os condutores que utilizam o carro para todo e qualquer trajeto no dia-a-dia.

Já para não falar que, o Waze foi idealizado mesmo para “estes” condutores. Com alguns toques fáceis, os utilizadores do Waze podem dar alertas sobre o trânsito, acidentes, radares de velocidade ou até informações para controlar a velocidade e evitar multas.

Por outro lado, e como já referimos, é um aplicativo que está em constante desenvolvimento, uma vez que vive desta interação com o utilizador. Os reports de informação de trânsito são uma clara vantagem em tempo real para quem precisa de “fugir” por vezes a situações de maior constrangimento na estrada.

Com efeito, vejamos então as vantagens do Waze.

Vantagens do Waze

  • Trânsito em tempo real, criado pelos condutores;
  • Alertas de perigo, polícia, radares, obras;
  • Soluções para economizar e poupar tempo;
  • Mapas gerados e focados apenas em situações de trânsito;
  • Modo Motociclo.

No que toca às desvantagens, identificamos as seguintes.

Desvantagens Waze

  • Anúncios na aplicação;
  • Pouca informação sobre os trajetos;
  • Ligação Web necessária;
  • “Pensado” exclusivamente para condutores.

No fundo, as desvantagens do Waze acabam por “bater” nas suas grandes vantagens, o facto de ser pensado para condutores. E este facto é uma desvantagem, uma vez que, não é só de condutores que se fazem as estradas. Também outros utentes da estrada que procuram as melhores soluções de trânsito quando desejam ir de um ponto A ao B.

Deve-se usar o Waze sempre que…

O Waze é um excelente recurso para os condutores. Seja ir para o trabalho ou até para realizar uma viagem mais longa. Por sua vez, com o modo Motociclo, acrescenta mais uma valia ao seu leque de funções.

O único problema? Embora o Waze seja gratuito, ele ainda tem muitos anúncios e não existe uma versão premium. E não existindo controlo, facilmente o condutor se engana e perde a informação que estava disponível.

Posto isto, quem será o vencedor deste combate de titãs entre Google Maps ou Waze?

Google Maps ou Waze? As considerações finais

Já percebeu que o Google Maps mostra toda a informação sobre o trajeto que vai seguir. Relativamente ao Waze, apenas se preocupa em que poupe tempo a chegar ao destino.

Mas nesta “luta”, Google Maps ou Waze, qual é então o melhor? Na verdade, é consoante a sua escolha. O Waze é mais um aplicativo que ajuda no dia-a-dia (casa-trabalho e vice-versa), já o Google Maps ajuda em qualquer circunstância, até mesmo quando passamos para o lado dos peões.

Portanto, já que são diferentes, deverá sempre ter os dois instalados e assim utilizá-los dependendo da natureza da sua viagem.

Veja também