André Freitas
André Freitas
31 Jul, 2020 - 11:10

Carro híbrido ou elétrico: diferenças, poupança e custos

André Freitas
Patrocinado por:

Indeciso entre um híbrido ou elétrico? Sabe quais são as principais diferenças e quanto pode poupar com estas tecnologias? Descubra e faça a sua escolha.

carro híbrido ou elétrico a carregar

Optar por um híbrido ou elétrico? Quais as diferenças? Quanto é que posso poupar com estas tecnologias?

Com certeza já ouviu falar nestes dois tipos de tecnologia. Contudo, como há algumas tecnologias e que são semelhantes em alguns pontos, nem sempre é fácil distinguir um automóvel híbrido de um elétrico.

Com o objetivo de esclarecer as dúvidas relacionadas com o tema da mobilidade sustentável, a Hyundai criou a Blue Academy. Nesta plataforma consegue ver respondidas todas as questões relacionadas com este tema.

Com base na informação disponibilizada pela Blue Academy, vamos explicar-lhe quais são as diferenças entre automóveis híbridos e elétricos, e analisar quanto pode poupar com um carro elétrico.

híbrido ou elétrico: as principais diferenças

carro elétrico a carrgar

Antes de explicar em que consiste cada uma das tecnologias, vamos enumerá-las. Existem diferentes tipos de tecnologias, agregadas em dois grandes grupos:

Tecnologia híbrida

Híbridos convencionais

Os veículos híbridos conjugam dois tipos de motores: o motor elétrico e o motor a combustão. A função o motor elétrico é auxiliar o motor a combustão.

A principal vantagem deste tipo de tecnologia é a redução no consumo de combustível e na emissão de gases poluentes, pois o motor elétrico acaba por diminuir o tempo de funcionamento do motor a combustão.

Ainda na tecnologia híbrida, destacam-se as tecnologias 48V/Mild hybrid e híbrida plug-in. A Hyundai disponibiliza o Kauai e o IONIQ na versão híbrida convencional.

48V/Mild hybrid

Os automóveis mild hybrid conjugam o funcionamento do motor a combustão com o “motor” elétrico, mas não permitem uma condução exclusivamente elétrica.

O motor elétrico de 48V deste sistema é simplesmente um auxiliar do motor a combustão.

Permite diminuir o consumo de combustível e a emissão de gases poluentes ao auxiliar o arranque e a aceleração do veículo e ao acrescentar até 12kW de potência ao automóvel.

Estes veículos não podem ser carregados externamente. A energia do motor elétrico é sim regenerada nos momentos de desaceleração ou travagem do veículo.

O Hyundai Tucson, por exemplo, contém já a tecnologia mild hybrid de 48V.

Híbridos plug-in

Ao contrário dos veículos mild hybrid, os híbridos plug-in conseguem circular, exclusivamente, com a energia do motor elétrico.

Geralmente, a autonomia em modo elétrico destes automóveis ronda os 50 quilómetros.

Após esgotada a energia do motor elétrico, este circulará com a energia gerada pelo motor a combustão.

Tal como os automóveis com a tecnologia mild hybrid, também a energia do motor dos híbridos plug-in é regenerada nos momentos de desaceleração ou travagem do veículo.

Para além de poderem circular exclusivamente em modo elétrico, os híbridos plug-in têm ainda outra grande diferença face aos mild hybrid: podem ser carregados externamente, ou seja, através de uma ligação à rede elétrica.

O IONIQ Plug-in é um dos veículo híbridos plug-in comercializados pela Hyundai.

Tecnologia elétrica

Ao contrário dos veículos híbridos, os veículos elétricos só têm um motor elétrico.

Assim, circulam sempre em modo elétrico, não havendo consumo de combustível, ou emissão de gases poluentes.

Elétricos

Tal como acontece com os veículos híbridos, também a energia do motor elétrico dos veículos 100% elétricos é regenerada quando o veículo se encontra em desaceleração ou travagem.

Porém, o meio de carregamento deste tipo de veículos é através da conexão do automóvel à rede de energia elétrica, uma vez que estes veículos já apresentam autonomias superiores (em alguns casos) a 400 quilómetros.

Dependendo da capacidade do automóvel e da potência da rede elétrica, a carga total de um veículo elétrico pode ser atingida em cerca de uma hora.

O KAUAI Electric é um exemplo dos veículos elétricos da Hyundai.

Hidrogénio

Embora ainda não sejam comercializados em Portugal, vale a pena fazer referência aos veículos a hidrogénio.

Estes veículos combinam oxigénio e hidrogénio para criar um fluxo de eletrões que, por sua vez, darão energia ao motor elétrico e carregarão a bateria.

Quais as diferenças entre um veículo elétrico e um veículo a hidrogénio?

Ambos utilizam energia elétrica, pelo que são ambos considerados veículos elétricos.

Contudo, os veículos elétricos carregam-se, principalmente, através da rede elétrica, e os veículos a hidrogénio são abastecidos com hidrogénio.

Os automóveis a hidrogénio são ainda mais amigos do ambiente pois, para além de não consumirem combustível ou emitirem gases poluentes, ainda purificam o ar, ao emitirem vapor de ar.

Aguardamos, com expectativa, a entrada no mercado automóvel português do Hyundai Nexo, o veículo a hidrogénio da Hyundai.

carros ecológicos hyundai
Veja também A Hyundai apresenta as diferentes tecnologias de carros ecológicos

Comparação entre as diferentes tecnologias

Seja híbrido ou elétrico, cada tecnologia tem os seus pontos fortes e fracos, dependendo das necessidades dos condutores.

Na tabela encontra uma comparação entre cada uma das tecnologias, tendo por base seis fatores distintos.

Hidridos convencionais48V/Mild hybridHíbridos plug-inElétricosHidrogénio
Tipo de motorMotor a combustão + motor elétricoMotor a combustão + motor elétrico auxiliar de 48VMotor a combustão + motor elétricoMotor elétricoMotor elétrico
Fonte de energiaCombustível fóssil + energia elétrica produzida no veículoCombustível fóssil + energia elétrica produzida no veículoCombustível fóssil + energia elétrica carregada através da rede elétrica e produzida no veículoEnergia elétrica carregada através da rede elétrica e produzida no veículoHidrogénio e energia elétrica produzida no veículo 
Tempo de carregamentoCerca de 5 minutos para encher o depósito de combustívelCerca de 5 minutos para encher o depósito de combustívelCerca de 5 minutos para encher o depósito de combustível e alguns minutos para carregar a componente elétricaCerca de 1h para carregar mais de 80% da bateria elétricaCerca de 5 minutos para abastecer o automóvel com hidrogénio
Autonomia500 – 800 km500 – 800 km500 – 1000 km200 – 610 km666 km (Hyundai Nexo)
Economia de combustívelPermitem poupar algum combustível ao utilizar o motor elétrico como auxiliar do motor a combustãoPermitem poupar algum combustível ao utilizar o motor 48V como auxiliar do motor a combustãoPermitem poupar combustível ao utilizar o motor elétrico em formato exclusivo, ou como auxiliar do motor a combustãoNão utilizam combustível fóssil, mas sim energia elétrica, que é mais barataNão utilizam combustível fóssil, mas sim hidrogénio, que ainda não é comercializado para este fim, em Portugal
EmissõesExiste alguma diminuição das emissõesExiste alguma diminuição das emissõesDiminuição das emissões, principalmente quando circula em modo exclusivamente elétricoNão emite gases poluentes, pois circula exclusivamente em modo elétrico Não emite gases poluentes, pois circula exclusivamente em modo elétrico e ainda purifica o ar ao emitir vapor de água
ManutençãoComo tem um motor a combustão, geralmente, é mais cara do que as restantes tecnologiasComo tem um motor a combustão, geralmente, é mais cara do que as restantes tecnologiasManutenção mais barata ao não ser necessário a substituição de tantas peças de desgasteAinda não há informação, mas espera-se um comportamento semelhante aos elétricos
Benefícios fiscaisVários benefícios fiscais como redução ISV ou dedução IVAVários benefícios fiscais como apoio monetário do Estado, isenção ISV ou isenção IUCAinda não há informação, mas espera-se um comportamento semelhante aos elétricos

Mais informação sobre cada uma das tecnologias pode ser encontrada no site da Blue Academy.

Quanto pode poupar com um carro elétrico?

Como vimos na tabela anterior, é possível poupar com um carro elétrico. Poupa no combustível, poupa na manutenção, e ainda tem benefícios fiscais.

O custo do carregamento elétrico de um veículo elétrico é bastante inferior ao custo de abastecimento de um veículo a combustão pelo facto de a energia elétrica ser mais barata que o combustível.

No artigo “Quanto custa carregar um carro elétrico?” disponível na Blue Academy, é possível perceber exatamente quanto se consegue poupar com o carregamento de um veículo elétrico.

Esta plataforma também conta com uma calculadora de poupança, que de forma simples e rápida, lhe dirá quanto poupará com o carregamento do seu automóvel. Faça uma simulação e comprove por si mesmo.

Embora a poupança com o abastecimento seja o destaque na poupança com os veículos elétricos, é possível ainda poupar na manutenção.

Uma vez que os veículos elétricos têm menos componentes no motor quando comparado com veículos a combustão ou híbridos. Como tal, a sua manutenção é também bastante inferior.

Para além disso, devem ainda ser considerados os benefícios fiscais concedidos a estes veículos ecológicos, de onde se destacam:

  • O incentivo monetário à compra de um automóvel 100% elétrico no valor de 3.000€, para o ano de 2020;
  • Isenção de ISV;
  • Dedução de IVA para empresas;
  • Depreciações do veículo para empresas.

Pode analisar, de forma mais detalhada, de que forma um veículo elétrico é vantajoso a nível de poupança, no artigo É possível, ou não, poupar com um carro elétrico? da Blue Academy.