Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Nuno Margarido
Nuno Margarido
01 Ago, 2018 - 13:04

7 dicas para identificar um iPhone falso

Nuno Margarido

Há várias imitações do smartphone da Apple e algumas conseguem mesmo enganar os utilizadores mais desprevenidos. Saiba como identificar um iPhone falso.

7 dicas para identificar um iPhone falso

Os iPhones são smartphones muito procurados em todo o mundo devido ao facto de proporcionarem uma experiência bastante apetecível para qualquer utilizador. Facto que motiva fabricantes e vendedores a copiarem o design com o objetivo de venderem um smartphone com grandes parecenças, mas bastante mais fraco e com um preço mais em conta. Saiba, por isso, como identificar um iPhone falso.

Como identificar um iPhone falso

iphone falso

Design

Esta é, possivelmente, a forma mais difícil de distinguir estes smartphones e de identificar um iPhone falso. Isto porque nem todos estão a par de todas as características que fazem de um iPhone… um iPhone. E até porque o design pode ser algo de cópia fácil, mas nada como ter o telemóvel na mão para avaliar aquilo que se vai comprar!

Material

O design até pode ser bastante idêntico, mas o material utilizado pela Apple no fabrico do smartphone é algo que poucas cópias conseguirão igualar. Veja se o material é bom e procure, na parte traseira, os avisos que costumam aparecer em qualquer iPhone: FCC, Anatel, IMEI, entre outros.

Sistema operativo

Será, possivelmente, outra das formas mais fáceis para identificar um iPhone falso. Um iPhone verdadeiro terá sempre o iOS instalado, o sistema operativo criado pela Apple. Com o dispositivo na mão, aceda às definições e procure informação sobre o sistema operativo instalado. Atenção que há versões do Android que copiam muito bem o iOS.

Ecrã de início

Desligue o dispositivo e volte a ligá-lo logo de seguida. Se aparecer o logótipo da Apple, é provável que o iPhone seja verdadeiro. Se não aparecer, é claramente um iPhone falso.

Siri

Outra das formas mais fáceis para identificar um iPhone falso passa pela utilização da Siri. A assistente virtual da Apple está disponível apenas em aparelhos da marca, o que significa que se não a encontrar ou se não a conseguir utilizar, é muito provável que o aparelho seja falso.

Porta Lightning

Vire a parte de baixo do aparelho para si e tente perceber quais são as portas existentes. Nos iPhones mais recentes, a única entrada que existe é a porta lightning. Se aparecerem outras – como, por exemplo, uma para auscultadores – será sinal de que o iPhone é falso.

Play Store

A App Store é outra das melhores formas de identificar um iPhone falso. Abra a App Store que existe no aparelho: se for diretamente para o Google Play ou para uma outra loja de apps chinesa é porque o aparelho é definitivamente falso.

Veja também: