Viviane Soares
Viviane Soares
13 Jan, 2018 - 10:00
Iguarias das Aldeias do Xisto que não pode deixar de provar

Iguarias das Aldeias do Xisto que não pode deixar de provar

Viviane Soares

Desde o pão cozido no forno a lenha aos doces tradicionais, é impossível resistir às iguarias das Aldeias do Xisto. Sente-se à mesa e saboreie estas tentações!

O artigo continua após o anúncio

As iguarias das Aldeias do Xisto fazem parte de um património gastronómico genuíno, caseiro, preparado com carinho pelas gentes das aldeias, que tentam preservar e valorizar os sabores que já atravessam várias gerações.

Pão, queijos, migas, açordas, sopas, caldos, papas, os tradicionais enchidos, o cabrito assado, as chanfanas, o bacalhau, a tigelada e as papas de carolo, são só algumas da muitas iguarias de elevada qualidade que aqui poderá comer…e chorar por mais.

Já está a salivar? Fizemos uma seleção de algumas das delícias desta região serrana para o aliciar a vir conhecer melhor este território, que merece ser valorizado.

Iguarias das Aldeias do Xisto: o prazer da boa mesa

iguarias-das-aldeias-do-xisto

A qualidade da gastronomia desta região serrana pode ser comprovada em muitos dos restaurantes das aldeias, que nos presenteiam com o melhor dos sabores de antigamente, em confecções tradicionais ou inovando numa cozinha de fusão entre o tradicional e o contemporâneo.

1. Pão, migas e açordas

iguarias-aldeias-do-xisto
iguarias-aldeias-do-xisto

Quer seja de trigo, centeio ou mesmo broa, todo o pão produzido na região é cozido em forno de lenha, aliás a forma convencional de confeccionar muitas das iguarias das Aldeias do Xisto.

Por si só, o pão tem um sabor incomparável com o que estamos habituados a comer nos grandes centros urbanos. Aqui, nas aldeias, é também usado em muitos pratos, nomeadamente nas tibornas, nas famosas migas de batatas e nas açordas,  atrações gastronómicas da região, muito apetecíveis não só no inverno, mas também no verão.

Porém, não há palavras para descrever as caçoilas de carne, nas quais o borrego (assado em forno de lenha, depois de dias a marinar em temperos mágicos) é servido no interior de um grande pão – que lhe serve de travessa (ou de caçoila). Depois do pão absorver os líquidos e os molhos da carne, no final da refeição, o deleite é total.

Onde provar?

O artigo continua após o anúncio

Restaurante O Fiado >>

iguarias-aldeias-do-xisto

O restaurante Fiado situa-se na Aldeia de Xisto de Janeiro de Cima, no Fundão, e deve o seu nome à atividade tradicional da tecelagem do linho, típica da região. Com um ambiente acolhedor e com uma ementa bem portuguesa, homenageia sobretudo os pratos tradicionais e regionais, com destaque para o cabrito no forno a lenha, os maranhos, o bacalhau com broa, o polvo à lagareiro.

Restaurante Bem Me Quer >>

iguarias-aldeias-do-xisto

Localizado na Aldeia do Xisto de Martim Branco, este restaurante tem um cardápio regional à sua disposição e o aroma do forno a lenha torna a comida ainda mais saborosa.

2. Carnes e enchidos

iguarias-das-aldeias-do-xisto
iguarias-aldeias-do-xisto

No que toca às carnes, são muito apreciados os pratos de coelho guisado, as chanfanas, o cabrito assado no forno a lenha, o lombo de porco na talha, o arroz de cabidela e os famosos enchidos, nomeadamente os maranhos, as morcelas, as bufeiras, os chouriços de carne, o salpicão e os plangaios.

Os maranhos e o bucho são, talvez, as mais confeccionadas e consumidas iguarias das Aldeias do Xisto. No caso dos maranhos, trata-se de um enchido fresco – um bucho (estômago de cabra) recheado com carne de cabra ou ovelha, vários enchidos, arroz e um conjunto de especiarias. Assada ou cozida, estas iguaria beirãs tem um sabor delicioso, sobretudo para os que não dispensam um bom prato de carne.

Onde provar?

Restaurante Ponte Velha >>

O artigo continua após o anúncio
iguarias-do-xisto

O restaurante fica situado na Sertã e o cardápio é bastante apetitoso, focado sobretudo em pratos típicos e o que melhor se fez durante gerações por estas paragens.

Restaurante Santo Amaro >>

iguarias-aldeias-do-xisto

Localizado na Sertã, este restaurante de ambiente requintado é conhecido pela sua sopa de peixe do rio, pelos maranhos à moda da Sertã, os cartuchos de amêndoa à moda de Cernache e a tigelada beirã.

3. Doçaria tradicional

iguarias-aldeias-do-xisto
iguarias-das-aldeias-do-xisto

Quanto à doçaria tradicional, a lista é interminável. Destacam-se o arroz doce, os bolos de azeite e de jeropiga, os deliciosos filhós com mel da região, os coscoréis, as papas de carolo, as cavacas e como não podia deixar de ser, a famosa tigelada – um delicioso doce de ovos servido numa caçarola de barro, que promete trazer-lhe lágrimas aos olhos de tanta felicidade. É a principal referência da doçaria regional, e um daqueles doces obrigatórios a provar, várias vezes na vida.

Onde provar?

Casa Ti’Augusta >>

iguarias-aldeias-do-xisto

O restaurante fica situado na Aldeia do Xisto de Figueira e foi eleito como Escolha do Consumidor, na categoria de Restaurantes 2013, como o Melhor Restaurante no distrito de Castelo Branco.

Restaurante O Buke >>

O artigo continua após o anúncio
iguarias-aldeias-do-xisto

Localizado no Villa Pampilhosa Hotel, uma das preciosas ofertas de alojamento das Aldeias do Xisto desta região, O Buke tem à sua disposição um amplo e agradável espaço para saborear os pratos típicos. Das mãos do jovem chef Flávio Silva, o cardápio oferece cabrito das Beiras, bacalhau da couvada e a truta. Para sobremesa, delicie-se com a  tigelada da Pampilhosa da Serra e o arroz doce aromatizado. Com água na boca?

Veja também: